Conheça 10 benefícios das caminhadas

Conheça 10 benefícios das caminhadas

Caminhar: uma atividade cheia de benefícios

Apresentamos-lhes 10 benefícios das caminhadas, para que comece a caminhar já hoje. Ter um estilo de vida mais saudável assim é mais fácil.

Descubra os benefícios das caminhadas e faça deste um hábito diário!

A caminhada é recomendada à população em geral e, mais especificamente, a todos aqueles que se encontram fora dos padrões de referência segundo a Organização Mundial de Saúde relativamente às variáveis de IMC - Índice Massa Corporal, percentagem de massa adiposa, hipertensão arterial e colesterol.

Se é uma pessoa sedentária, começar a caminhar é a melhor maneira de alcançar a meta de uma vida mais saudável e equilibrada.

Este exercício ajuda quer ao nível físico, quer ao nível mental, na medida em que o organismo começa a responder positivamente após as primeiras caminhadas.

Sentirá melhorias na capacidade de concentração, na memória, na redução do cansaço, e, claro, verificará uma perda de peso, que dependerá sempre da sua condição física e da frequência e intensidade com que caminha.
 

10 benefícios das caminhadas


Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.


1. Emagrece

É o mais famoso benefício da caminhada. Caminhar é uma boa maneira de emagrecer, já que é um exercício cardiovascular, principalmente quando aliada a uma alimentação correta e equilibrada.

Além disso, depois do esforço físico, as probabilidades de querer comer algo doce ou calórico são substancialmente reduzidas. 
 


2. Controlo do colesterol e diabetes

A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol “mau”. Um dos benefícios das caminhadas é que conseguirá também reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante o exercício, devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.
 


3. Ossos mais fortes 

O impacto que os pés têm com o chão durante a caminhada faz com que os ossos sejam beneficiados. Como? Devido à compressão dos ossos da perna, e ao movimento de todo o corpo, que potencia a existência de estímulos elétricos nos ossos do corpo. Cada estimulo facilita a absorção de cálcio deixando os ossos mais resistentes e menos propícios a sofrerem com osteoporose, por exemplo.
 


4. Músculos mais fortes 


Principalmente nos membros inferiores. Além disso, verá como a sua postura irá também melhorar. O alívio das dores das costas é mais um dos benefícios que ganhará com as caminhadas. 
 


5. Melhora a respiração

A caminhada contribui para estimular os pulmões, logo melhora também a respiração, já que oxigena as células do corpo, ajudando, ainda a eliminar as impurezas do pulmão. 
 


6. Melhora a circulação do sangue

A caminhada contribui para o controlo da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes. Dado que o fluxo de sangue aumenta durante o exercício físico, levando os vasos sanguíneos a expandirem-se. Paralelamente, a caminhada faz com que as válvulas do coração sejam estimuladas, melhorando a circulação de hemoglobina e a oxigenação do corpo.
 


7. Caminhar para dormir melhor

Caminhar faz com que o nosso corpo produza várias substâncias estimulantes, como, por exemplo, a adrenalina. Essas substâncias fazem com que o corpo fique mais ativo nos momentos a seguir à prática de exercício, mas fará com que na hora de descansar consiga realmente relaxar e dormir melhor.
 


8. Melhora o humor e afasta a depressão

Caminhar deixa qualquer pessoa mais animada e mais ativa. E, se for praticada com frequência, ajuda a libertar endorfinas, a chamada hormona da felicidade, que dá ao ser humano uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida. Começa a render-se aos benefícios das caminhadas?
 


9. Maior autoestima

Com o exercício que passará a fazer regularmente, sentir-se-á melhor consigo próprio. Tudo isto como consequência dos benefícios das caminhadas já apresentados: melhoria na saúde e perda de peso.
 


10. Saúde mental

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Mas os benefícios das caminhadas não se ficam por aqui: um estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, EUA, afirma que caminhar cerca de 10 quilómetros por semana ajuda a preservar a memória.

 

Maio – mês do coração


Numa Europa sedentária, os portugueses estão entre os que praticam menos actividades desportivas, segundo as conclusões de uma sondagem do Eurobarómetro publicada em 2014: 64% dos inquiridos admitiu nunca fazer desporto. Entre as razões que impedem os portugueses de realizar desporto conta-se a falta de tempo (42%) e o desinteresse (20%).

No âmbito das comemorações “Maio - Mês do Coração”, em 2015, o presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, recordou que "as doenças cardiovasculares são responsáveis, por mais de um terço de toda a mortalidade".

Desta forma, é preciso combater o sedentarismo: "a actividade física regular reduz o risco de ataques cardíacos em mais de 30%" e "a inactividade física confere um risco semelhante ao da obesidade e do tabagismo".

Vamos caminhar?
 
Receba aqui o seu plano de treinos!
 

Veja também: