Benefícios das bagas Goji

Benefícios das bagas Goji

8 razões para a incluir na sua alimentação

A goji é uma pequena baga carregada com compostos que combatem doenças impressionantes. Na medicina chinesa é considerado um alimento de cura.

As bagas goji são um dos alimentos com mais nutrientes do planeta e os benefícios para a saúde deste fruto que se assemelha à uva passa são imensos. O goji é um fruto originário dos Himalaias e há mais de 2500 anos que é usado na Ásia, em especial pelos Chineses, como alimento e para fins medicinais.

Só recentemente, com a descoberta das suas qualidades nutritivas e poder antioxidante, é que as bagas Goji começaram a despertar o interesse da ciência e dos consumidores ocidentais.
 

Como consumir?


Consulta Gratuita de Nutrição
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
Na maioria dos casos as bagas goji são consumidas cruas, com cereais ao pequeno-almoço, como complementos nos iogurtes, também em saladas, batidos ou sumos e ainda há quem as utilize em sopas, arroz ou molhos. A dose diária recomendada é de cerca de 20 a 40 g.
 

8 Benefícios das bagas Goji  



1. Contém 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais 

Os aminoácidos são essenciais para o corpo processar as proteínas que contribuem para a reparação, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular e que estão na base da formação dos anticorpos, enzimas, fatores de coagulação, entre outros. Os aminoácidos têm que ser consumidos porque o organismo humano não os consegue produzir. 
 

2. Contém os ácidos gordos ómega 3 e 6 

São fundamentais no crescimento e reparação do organismo, na manutenção da pressão arterial e têm efeitos anti-inflamatórios. São os únicos ácidos gordos que o corpo humano não consegue produzir.

Estudos mais recentes apontam que podem ser importantes na proteção contra doenças cardíacas e na prevenção à diabetes e algumas formas de cancro. 


3. Contém ciperone, fisalina e betaína

São fito-nutriente com efeitos benéficos para o coração, a pressão sanguínea e para o fígado. Ajuda a reduzir o risco de complicações cardíacas, combate a hepatite B (doença infeciosa inflamatória do fígado) protege as células.
 

4. Ação antioxidante 

As bagas goji são a maior fonte de carotenoides oxidantes conhecida. Os antioxidantes reduzem a velocidade de envelhecimento do organismo e o aparecimento das mais diversas doenças como a diabetes, a arteriosclerose e o cancro. 
 

5. Ação antinflamatória

Contém beta-sitosterol, um fito-nutriente que tem funções antinflamatórias e auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol, protege contra doenças cardíacas e promove a saúde sexual (tratamento da impotência sexual). 
 

6. Ricas em vitaminas

As bagas goji são naturalmente ricas em vitamina. Mais vitamina C do que a laranja, mais beta-caroteno do que as cenouras e mais ferro do que bife. Além disso, as bagas goji são uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e niacina. Assim como de vitamina E.
 

7. Protegem os olhos

São uma das fontes mais ricas de plantas comestíveis conhecidas para zeaxantina, presente na  vitamina A que protege a retina. Além de prevenir a alteração macular ligada à idade ou À deterioração da retina.
 

8. Reforçam sistema imunitário

As bagas goji são ricas em nutrientes polissacarídeos que fortalecem o sistema imunitário e deixam o corpo menos suscetível a doenças.
 


Veja também: