Descubra os benefícios da Spirulina

Descubra os benefícios da Spirulina

São-lhe apontados inúmeros benefícios, mas é preciso ter cuidado.

É reconhecida como tendo poderosas propriedades nutricionais, mas ainda são necessários mais estudos sobre a sua eficácia. Conheça os benefícios da spirulina.

Provavelmente já ouviu falar dela, mas sabe o que é ou quais são os benefícios da spirulina?

Apesar de ser chamada de alga ou microalga, a spirulina não é uma verdadeira alga, mas sim uma cianobactéria ou alga azul-esverdeada. 

Trata-se de uma bactéria um pouco diferente, pois tem clorofila e usa o sol como fonte energética, tal como as plantas e as “verdadeiras algas” fazem. No entanto, ao contrário de outras cianobactérias que podem ser tóxicas, a spirulina não é.

Com forma de espiral (daí o seu nome), a spirulina é consumida há milhares de anos pelos povos astecas e maias, bem como pelos nativos de países africanos e asiáticos, que a reconhecem como fonte nutricional e curativa. Mas foi somente nos últimos 40 anos que se popularizou como suplemento de refeições.


Fonte de proteínas e antioxidantes


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Constituída maioritariamente por proteínas, cerca de 60 a 70%, esta microalga contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo, sendo ainda um alimento de fácil digestão.

No entanto, como normalmente se come pouca quantidade, este aporte proteico pode não chegar a ser considerado suficiente. 

A sua cor verde deve-se à presença de clorofila e a cor azul à ficocianina. A clorofila ajuda a remover as toxinas do organismo e a melhorar a ação do sistema imunitário, enquanto a ficocianina tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 



O que a torna ainda mais excecional? 


A spirulina possui ainda um teor considerável de ácido gama linolénico (GLA), um ácido gordo com diferentes efeitos benéficos, e minerais como ferro, cálcio, zinco, selénio e potássio. Também é fonte natural de iodo, um oligoelemento que é componente das hormonas tiroideias, fundamental para o adequado funcionamento da tiroide. 

No caso das vitaminas, esta microalga é rica em vitamina A, C e várias do complexo B, entre outras. Há quem alegue que outro dos benefícios da spirulina reside no facto de conter vitamina B12, o que faz dela a melhor fonte para os vegetarianos, contudo, a base de dados nutricional norte americana não corrobora essa informação, pois indica que esta alga não possui nenhum tipo de vitamina B12 na sua composição.

Há que reconhecer, contudo, que tirando algumas interpretações empoladas da sua composição nutricional, a spirulina possui uma grande diversidade de vitaminas e outros nutrientes, que, por chegarem até nós no seu estado desidratado, mantêm a sua riqueza nutricional.



6 Benefícios da spirulina para a saúde


Apesar de existir falta de comprovação científica, existem estudos que têm demonstrado os potenciais benefícios da spirulina para a nossa saúde. Conheça alguns deles.


1. Fortalece o sistema imunológico


Por ser fonte de zinco, a spirulina fortalece o sistema imunitário através produção de anticorpos que atuam contra os organismos patogénicos, como bactérias e vírus, ajudando, assim, no combate contra infeções e doenças crónicas. 



2. Ação antioxidante e anti-inflamatória


A spirulina tem um forte poder antioxidante, o que faz com que o seu consumo regular seja uma mais-valia para o organismo, protegendo-o contra a ação dos radicais livres e consequentemente atrasando o envelhecimento e prevenindo o aparecimento de diversas doenças que são agravadas pela presença dos radicais livres no organismo.



3. Reduz o colesterol 


Como contém ácidos gordos essenciais da família dos ómega-6, como o GLA, um dos benefícios da spirulina consiste na redução do colesterol.



4. Alivia alergias


Se é uma das muitas pessoas que sofre com as alergias, eis um benefício que poderá ser do seu agrado. De acordo com alguns estudos, a spirulina atenua os sintomas de quem sofre de doenças respiratórias, como asma e rinite alérgica. 




5. Promove saciedade e a perda de peso


Esta microalga contém uma substância chamada fenilalanina, que estimula a saciedade e ajuda a controlar o apetite. Para além disso, graças às suas propriedades antioxidantes e diuréticas, ajuda a desintoxicar o organismo e como possui um alto valor proteico e de crómio potencia a perda de peso.



6. Fonte de proteína para vegetarianos


Este é, talvez, um dos seus principais benefícios nutricionais. Devido ao elevado teor de proteínas que oferece, a spirulina é um alimento importante para quem segue o regime vegetariano.
 


São necessários mais estudos científicos


A spirulina é conhecida por concentrar vários nutrientes e por isso é considerada um superalimento. A sua procura aumentou muitos nos últimos anos, em parte, devido aos alegados benefícios que lhe têm sido atribuídos e não são poucos. 

Apesar de receber muita atenção por parte da comunidade científica, esta espécie de microalga é vítima da sua popularidade e, tal como acontece com tudo o que envolve a nutrição, está repleta de falsas crenças que provêm do marketing alimentar ou da internet.

Por essa razão, é preciso estar atento, pois não existe evidência científica suficiente para a maioria dos benefícios da spirulina, ou seja, são necessários mais estudos para comprovar a sua eficácia na nossa saúde.

 
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