Benefícios da soja

Benefícios da soja

9 razões para a incluir na sua alimentação

A soja está na linha da frente no combate a doenças cardiovasculares e na prevenção de outras doenças. Conheça todos os benefícios desta leguminosa.

A soja é um grão, como as lentilhas, as ervilhas ou o feijão mas é muito diferente destas leguminosas pelo seu alto valor nutricional, por ser rica em proteínas, minerais, vitaminas A, B, C e D e conter todos os aminoácidos essenciais. Pelo baixo teor de gordura saturada a soja é uma grande aliada no combate e prevenção de muitas doenças.

Como consumir?

A soja pode ser consumida em grão, em farinha, leite, iogurtes e sobremesas, tofu, tempeh, miso, molho de soja, óleo de soja e margarina de soja. A quantidade de proteína na soja é igual à da carne, doze vezes superior à do leite e quatro vezes superior à do leite.

9 Benefícios da soja


1. Controla a diabetes

A soja ajuda a controlar a diabetes porque reduz a absorção de glicose no sangue e, por ser rica em fibras, tem um baixo índice glicémico. Além disso, facilita a ação da insulina.

2. Previne doenças cardiovasculares

Substâncias como isoflavonas, isoflavonóides e os ácidos gordos insaturados presentes na soja, têm uma ação antioxidante e ajudam a diminuir o colesterol LDL (mau) e a aumentar o colesterol HDL (bom), prevenido doenças cardiovasculares. 
Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!


3. Diminui os sintomas da menopausa

As mesmas substâncias têm um efeito semelhante ao estrogénio o que reduz os sintomas como calores e suores, mau estar, perda de libido ou alterações no peso. 

4. Regula o peso

Neste caso, é a grande quantidade de fibra que torna a digestão dos alimentos mais lenta, proporcionando uma sensação de saciedade e abranda a absorção dos nutrientes, o que ajuda a controlar o peso. Outra vantagem da fibra é que ajuda a regular o trânsito intestinal.

5. Previne a osteoporose

Além da quantidade de cálcio presente no grão, soja ajuda a reter o cálcio no organismo o que resulta em ossos mais fortes e menos riscos de doenças como a osteoporose.

6. Aliada da memória

Por ser rica em lecitina de soja, ajuda na conservação das ligações nervosas  e proporciona uma melhor qualidade na transmissão de estímulos.

7. Previne a osteoporose

Além da quantidade de cálcio presente no grão, soja ajuda a reter o cálcio no organismo o que resulta em ossos mais fortes e menos riscos de doenças como a osteoporose.

8. Previne alguns tipos de cancro

Alguns estudos relacionam a soja à prevenção do cancro do cólo e da próstata, do estômago, do pulmão, da mama e endométrico.

9. Melhora a vida sexual

A soja é rica em serotonina, a hormona do amor, que em quantidades certas favorece a líbido, o desejo sexual, a boa disposição e proporciona uma sensação de prazer em bem estar.


Veja Também: