Benefícios da Quinoa

Benefícios da Quinoa

7 razões para a incluir na alimentação.

Conheça todos os benefícios da quinoa no nosso artigo e inclua no seu dia alimentar este superalimento.

A quinoa é uma planta originária da cordilheira dos Andes, na América do Sul, que produz um grão com propriedades únicas enquanto alimento.

Para quem, por razões de saúde precisa de uma dieta especial ou porque se preocupa com uma alimentação equilibrada e saudável este é um dos alimentos que não pode dispensar.
 
Considerada sagrada para os Incas, a quinoa é considerada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano dado que apresenta na sua constituição uma relação muito completa de quantidades de proteínas, gorduras, e hidratos de carbono. Conheça agora mais sete benefícios da quinoa.
 

7 Benefícios da Quinoa



Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!

 

1. Elevado valor proteico

Um dos principais benefícios da quinoa é o facto de ser um cereal com elevado valor proteico. As proteínas desempenham um papel muito importante na formação da massa muscular.

É um alimento ideal para atletas antes e depois de exercícios físicos intensos e até para as crianças em fase de crescimento.
 
 
 

2. Melhora o funcionamento do cérebro

A quinoa ajuda no funcionamento do cérebro por ser rica em ómega 3.
   
 
 

3. Rica em vitaminas

A quinoa é muito rica em vitaminas: vitamina A, fundamental na saúde dos olhos; vitaminas B1, B2 e B3, importantes na regulação do sistema nervoso central; Vitamina B6, relacionada com os processos inflamatórios e vitaminas E e C, que são antioxidantes.
 
 
 

4. Fonte de fibras

Como importante fonte de fibras, a quinoa, ajuda na regulação intestinal e regula os níveis de colesterol e dos triglicerídeos. Por ser rica em fibras, um dos benefícios da quinoa está na diminuição do apetite, tornando-a indicada para quem está de dieta. É também indicada para diabéticos.
 
 
 

5. Regulador hormonal

A quinoa apresenta componentes que desempenham a acção de certas hormonas com efeito mitigador dos sintomas da menopausa e da TPM. Ajuda a prevenir a osteoporose.
 
 
 

6. Rica em minerais

Na quinoa encontram-se minerais muito importantes para o organismo: cálcio, fundamental para a resistência de ossos e dentes; ferro que evita a anemia; zinco, que faz parte do sistema imunitário e dos processos de cicatrização; magnésio, associados aos mecanismos anti-inflamatórios e o fósforo e potássio, essenciais ao bom desempenho do sistema muscular.  
 
 
 

7. Não contém glúten

Um dos grandes benefícios da quinoa está na ausência de glúten na sua constituição. É uma excelente alternativa, enquanto cereal, para pessoas com intolerância a esta proteína. 
 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !
 

Veja também: