Batidos como substitutos de refeições: sim ou não?

Batidos como substitutos de refeições: sim ou não?

Batidos em vez de refeições? Leia mais sobre este tema.

Gostava de substitutir uma refeição por um batido? Leia mais sobre esta tendência.

Já pensou em substituir o seu almoço ou o seu jantar por um batido? Acha que ficaria igualmente saciado? 

O excesso de peso e a procura de soluções milagrosas para uma perda real de alguns dígitos na balança leva a que cada vez mais se recorram a alternativas, aparentemente, mais rápidas para uma silhueta mais desenhada.

A falta de tempo leva a que não se consiga planear refeições completas e equilibradas e quando aparecem estas alternativas, parecem mais apelativas do que por exemplo a fast food, que está por todo o lado e cada vez mais refinada.  

Batidos: sim


À procura de mais receitas?
Descarregue já o nosso ebook com mais de 20 receitas light, totalmente gratuito! Clique aqui para descarregar

Não tem tempo para tomar um pequeno-almoço susbtancial ou lanchar algo consistente antes de um treino?

Então um batido pode ser a solução. Basta pegar nos alimentos que normalmente poderia comer como leite, ou iogurte, fruta, sementes, bolachas, cereais ou aveia, coloca tudo numa misturadora e está feito. Prático e eficaz.

Beber um batido neste contexto trata-se apenas de uma forma prática e eficaz de facilitar a ingestão de pequenas refeições importantes, e que de certa forma podem dispensar de muito tempo de preparação e ingestão.

Desta forma, um batido pode ser ingerido sim, se apenas substituto de uma das refeições intermédias do seu dia.
 

Batidos: não


Substitui todas as refeições por um batido ou as refeições principais? Então a resposta já é bem diferente. 


Existem algumas opções de batidos industrializadas já preparados que servem como substitutos de todas as refeições diárias e com sabores apelativos. Nestes casos, estes batidos têm na sua composição elevado teor de proteína e baixo valor de hidratos de carbono.

O resultado é uma rápida perda de peso, no entanto, não há uma perda efetiva da gordura corporal, mas sim de água e de massa muscular. O que quer dizer que a longo prazo, esta não é de todo uma opção saudável e equilibrada.

Porquê?

  • Retira o prazer de preparar uma refeição equilibrada; 
     
  • Tende a ingerir o batido muito mais rapidamente do que uma refeição normal, sentido-se saciado de imediato e não a longo prazo;
     
  • A ausência total de hidratos de carbono, principais veículos de energia, acaba por provocar algum cansaço, falta de energia e vitalidade e irritabilidade;
     
  • Os batidos são dispendiosos. Pode optar por gastar esse dinheiro em proteínas de boa qualidade como um posta de salmão (rica em ómega 3) ou um suculento bife de frango;
     
  • Se trocar todas as refeições por estes batidos vai ficar com carências alimentares porque eles não lhe fornecem todas as vitaminas, minerais e fibras que precisa no seu dia a dia;
     
  • Causam monotonia por oferecem poucos sabores e sem grande novidade;
     
  • Mesmo que provoque uma perda de peso, esta não é sustentável porque é facilmente recuperada aquando do regresso à sua dieta normal;


Esta é uma questão defendida pela Associação Portuguesa de Nutricionistas. A situação ideal para uma perda efetiva de peso passa por uma alimentação equilibrada, variada e de acordo com as necessidades de cada um. 

Estes batidos são uma promessa velada de uma dieta elástica que vai e vem, tal como o peso que oscila e desgasta o nosso organismo. Tenha prazer na sua alimentação. Torne-a um ritual de prazer. Afinal, somos o que comemos.
 

Receitas light para todo o ano? Descarregue aqui!


Veja também: