Batidos proteicos pós-treino: o que saber?

Batidos proteicos pós-treino: o que saber?

Conheça todos os benefícios dos batidos proteicos pós-treino

Não é novidade que alimentação influencia o seu rendimento desportivo, bem como a recuperação após o treino. Os batidos proteicos são bons exemplos disso. 
 

Já alguma vez experimentou batidos proteicos? Se não o fez, talvez queira reconsiderar. 
 

Tudo o que deve saber sobre batidos proteicos





1. O que são os batidos proteicos?

Dito de forma simples, são – tal como o nome indica – batidos ricos em proteínas. Batidos usados essencialmente por atletas ou praticantes regulares de exercício físico. 

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2. Quais são os seus principais benefícios? 

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Se achava que os batidos proteicos eram apenas uma tendência em voga, desengane-se.

Podem até estar efetivamente na moda ou ser mais falados agora, mas há uma boa razão para isso. É que estes batidos têm inúmeros benefícios, principalmente para quem pratica exercício físico.

Entre os principais conta-se o facto de ajudarem no desenvolvimento, aumento e/ou definição muscular. Mas há mais. Estes batidos também ajudam ainda a repor os nutrientes necessários para a recuperação muscular. 

Além disso, quem pratica exercício físico, necessita de ingerir alimentos que possibilitem uma reposição rápida dos níveis de energia para a fase anabólica (a fase de crescimento de massa muscular) e os batidos proteicos são extremamente eficazes nesta tarefa. 


Aproveite e experimente as nossas sugestões de receitas de batidos proteicos.

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3. Outras vantagens… 

Além dos benefícios enumerados anteriormente, os batidos proteicos têm a seu favor o facto de serem práticos de preparar, consumir e até levar consigo. Isto para não falar que são muito simples e fáceis de fazer e possibilitam uma variedade infindável de combinações possíveis. 
    

4. Suplementação 

Alguns destes batidos podem conter, entre os ingredientes, suplementos (como a proteína whey, por exemplo), mas neste caso deve ter em atenção às doses diárias recomendadas, para evitar o consumo excessivo de proteínas, que pode ter efeitos nefastos para a sua saúde. 

Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), indivíduos que pratiquem exercício físico moderado a intenso podem ingerir entre 1,2 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso corporal, podendo em certos casos chegar às 1,7 gramas. 
 

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5. Quando deve tomar os batidos proteicos? 

Idealmente, os batidos proteicos devem ser idealmente ingeridos até uma hora depois do exercício físico, a chamada janela metabólica. Podem também ser ingeridos antes do exercício físico (1 hora antes), tendo em conta que a proteína deve ser de fácil digestibilidade para não causar desconforto gástrico durante o treino. 
 

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6. O que deve conter?

A ideia é que tente criar um batido bastante nutritivo. O ideal é que combine - obviamente - proteínas (como leite de vaca magro, soja, queijo quark ou iogurte magro, por exemplo) com hidratos de carbono complexos (como aveia, muesli, cereais, farelo de trigo ou bolachas, por exemplo),  e simples (como frutas). Pode ainda acrescentar outros ingredientes como canela ou mel para dar mais sabor. 

O segredo é simples: quanto mais saboroso e nutritivo, melhor! 

 
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