O que há de diferente na batata-doce roxa?

Com sabor peculiar e composição nutricional é diferente, quando comparada com a batata comum. O que varia com a batata-doce roxa?

O que há de diferente na batata-doce roxa?
Existem vários tipos de batata-doce, mas será que existem diferença em termos nutricionais?

A batata-doce roxa é uma variante da5 Maneiras de fazer batata doce no forno e, além da casca roxa, tem a polpa da mesma cor. À semelhança da batata-doce já conhecida, a textura é húmida e o sabor pouco difere.

O que difere entre os tipos de batata-doce, nomeadamente no caso da batata-doce roxa, é o maior teor de antioxidantes, presentes devido aos pigmentos existentes, nomeadamente de cor roxa ou azulada, que conferem essas mesmas propriedades.

A cor presente deve-se às antocianinas, compostos que revelam ter vários benefícios para a saúde.

Devo então só consumir batata-doce roxa?


batata doce roxa

É verdade que a batata-doce roxa tem maior teor em antioxidantes, à semelhança de todos os produtos vegetais com esta cor, no entanto, não deve necessariamente só consumir esse tipo de batata até porque uma alimentação saudável deve variada e previlegiar alimentos de várias cores e o seu consumo deve ser equilibrado em quantidade e frequência.

Características da batata-doce


Visto que a diferença principal reside apenas na quantidade de antocianinas, vejamos então algumas características transversais a todos os tipos de batata-doce e que fazem dela uma escolha a ter em conta em detrimento da batata comum:

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  • Ainda que mais calórica que a batata inglesa, tem maior teor de fibra;
  • O seu baixo índice glicémico constitui uma característica vantajosa, nomeadamente quando consumida por pessoas com diabetes;
  • Em comparação com a batata-doce comum, tem maior quantidade de vitamina A, E e C, sendo também por isso uma opção a ter ainda mais em conta.

 

Nota Final


A cor dos vegetais, atendentendo a uma mesma espécie, pode variar de acordo com diversos fatores como o solo, temperatura e luz disponível. Opte por variar a sua alimentação e tenha sempre refeições coloridas, com a oportunidade de ter uma disponibilidade nutricional maior e mais diversificada. Em caso de dúvida, consulte sempre o seu nutricionista.

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Margarida Beja Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.