A batata doce engorda? Descubra a resposta.

A batata doce engorda? Descubra a resposta.

Saiba a resposta a esta pergunta.

É muito utilizada em atletas que procuram ganhar massa muscular e há quem considere que a batata doce engorda. Saiba a verdade.

Mesmo sendo um dos alimentos que tem vindo a ganhar popularidade pelas suas diversas características surpreendentes, há quem se questione se a batata doce engorda, principalmente devido ao seu teor de açúcar.

Mas antes de responder à pergunta, é importante que conheça a constituição nutricional da batata doce para perceber o porquê de ser considerada uma potencial arma contra o emagrecimento.


Composição nutricional


A batata doce é constituída por uma variedade de vitaminas. destacando-se a vitamina A, C e B6; e minerais, dos quais fazem parte o potássio e o manganésio.

Uma batata doce média, com cerca de 114 gramas, oferece-nos:
► Saiba mais aqui sobre a batata doce: valor nutricional e benefícios


Mas afinal a batata doce engorda?


batata doce engorda
Apesar de ser utilizada em dietas em que o principal objetivo é o ganho de ganho de peso, a batata doce não engorda, por si só. 

A batata doce apresenta um teor baixo de calorias e não possui gordura, o que é uma excelente notícia para quem procura perder peso.

Esta apresenta propriedades tais como:


1. Fibras

A fibra existente na sua composição é uma mais valia, principalmente se a batata doce for ingerida por inteiro, isto é, com casca.

Uma dieta rica em fibras ajuda na perda de peso, uma vez que ajuda a absorver água e faz com que a pessoa se sinta saciada durante mais tempo.
 
 


2. Hidratos de carbono

No que respeita aos hidratos de carbono, possui uma quantidade considerável. E este é talvez o motivo principal pelo qual as pessoas consideram que a batata doce engorda.

Contudo, os hidratos de carbono existentes aqui são benéficos para o organismo, pois são de absorção lenta.
 
 


3. Água

A batata doce possui um elevado teor de água, o que ajuda na perda de peso tanto a longo prazo como a curto prazo. O corpo é constituído essencialmente por água, e por esse motivo reage favoravelmente quando ingerimos alimentos com elevado teor de água.

Da mesma maneira que a fibra, a água ocupa um espaço no estômago, o que ajuda na saciedade e previne o excesso de ingestão de alimentos e a ingestão de pequenos snacks entre refeições.

Desta forma, ajuda não só a atingir os objetivos de peso como previne que o peso perdido regresse.
 

Controvérsia com o ganho de massa muscular


Para quem deseja dedicar-se a uma dieta para aumentar a massa muscular, a batata doce parece ser também uma óptima aliada, pois apresenta-se como um hidrato de carbono também rico em proteínas.

Estes macronutrientes unidos ajudam na reconstituição muscular, geram energia e aumentam a sensação de saciedade.

É este efeito da batata doce na hipertrofia que pode gerar confusão. Contudo, não podemos comparar o ganho de massa muscular ao ganho de massa gorda, que são duas coisas distintas.

Da mesma maneira que não podemos concluir que se trata de uma alimento mau por ser essencialmente composto por hidratos de carbono. 

Ganhar peso através do aumento de massa muscular não significa engordar, da mesma maneira que ingerir hidratos de carbono não é sempre negativo. 
 

Como incorporar a batata doce na sua dieta


Antes de mais,é importante saber escolher a batata doce. Evite as que se apresentam com rugas ou cortes.


1. A batata doce assada

batata doce assada
É uma das melhores opções de confeção. Além de ficarem deliciosas trazem-nos o seu sabor natural, não necessitando assim de adição de outras coberturas.

A batata doce por si só já possui um sabor adocicado. Poderá adicionar especiarias sem aumentar o número de calorias, com canela ou cominhos, por exemplo.  

►​ Veja mais aqui como fazer batata doce assada

 


2. Batata doce no microondas

batata doce no microondas
Uma forma rápida de preparar este alimento é no microondas. Com um garfo faça furos na casca e leve ao microondas até ficaram macias.

Depois de prontas, poderá acrescentar um pouco de azeite virgem extra e orégãos.  

►​ Veja mais aqui como fazer batata doce no microondas

 


3. Chips de batata doce

chips de batata doce
As chips de batata doce são sempre uma excelente opção, tanto para adicionar a saladas como para acompanhamento de uma refeição. 


Desmistificada a ideia de que a batata doce engorda, atreva-se e experimente cozinhá-la de variadas formas. Não se vai arrepender!

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: