Barras Dietéticas: dê mais sabor à sua alimentação!

As barras dietéticas podem ser uma opção de snack saudável que ajude a enganar a vontade por doces em regimes de perda de peso.

Barras Dietéticas: dê mais sabor à sua alimentação!
Estas barras podem ser aquilo que precisava para tornar a sua dieta mais agradável.

A existência de alimentos com baixo valor energético, que contribuam para um aporte proteico adequado e que simultaneamente sejam práticos, é uma mais-valia em processos de emagrecimento.

Algumas barras dietéticas são uma opção prática e simples de alcançar a dose de proteína necessária em refeições intermédias, com baixo teor de açúcar e gorduras, de forma a poder cumprir com o seu plano alimentar.

 

Porquê consumir barras dietéticas?


barras dieteticas o porque de consumir

Sabe-se que uma dieta rica em proteína está associada a uma maior sensação de saciedade e maior controlo do apetite, assim como ao aumento da massa magra e, consequentemente, do metabolismo basal. Daí que a proteína seja um nutriente importante para a perda de peso.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

Mas se nas refeições principais, através da carne ou do peixe, é relativamente fácil atingir as 20-30g de proteína necessárias, nas intermédias pode ser uma missão verdadeiramente desafiante, até porque as fontes de proteína disponíveis não são assim tantas.

Foi precisamente neste contexto, e para dar uma alternativa nutricionalmente adequada, prática e saborosa a quem está a tentar perder peso ou até a tentar aumentar a sua ingestão proteica com objetivo de tonificação, que surgiram as barras dietéticas.

Além de constituírem uma fonte alternativa de proteína, as barras dietéticas também ajudam no controlo do peso pelo seu baixo teor em hidratos de carbono, e lípidos, assim como pela sua riqueza em fibra, que permite um maior controlo do apetite nas refeições seguintes.

Como tal, hoje em dia, as barras dietéticas são encaradas como uma forma simples e prática de fazer uma refeição / snack saciante, com poucas calorias e um teor proteico interessante, em qualquer local e a qualquer hora do dia.

5 Exemplos de Boas Barras dietéticas


1. Diet Bar 35 g da Prozis Diet

Diet Bar 35 g da Prozis Diet

A Diet Bar da Prozis Diet combina os benefícios da proteína e o efeito saciante da fibra com um baixo teor de açúcar e lípidos e combinações de sabores bastante apelativas.

De facto, esta barra fornece cerca de 13g de proteína por barra de 35g (36g/100g), sendo esta proteína de origem láctea (ou seja, de elevado valor biológico).

Além disso, como apresenta um baixo teor de hidratos de carbono e lípidos e um baixo valor energético, pode ser uma excelente aliada na perda de peso, constituindo um bom snack entre refeições.

2. Protein Bar 30 g da Win Nutrition

Diet Bar 35 g da Prozis Diet

Com um teor de lípidos e um valor energético semelhante à barra anterior, a Protein Bar da WIN Nutrition é também uma excelente opção amiga da balança.

No entanto, apresenta um teor de proteína inferior (cera de 8g por barra de 30g ou 26g/100g) e um teor de hidratos de carbono superior à Diet Bar da marca Prozis.

3. Zero Bar 50 g da Biotech USA

Zero Bar 50 g da Biotech USA

A Zero Bar da Biotech USA é uma das barras com melhor perfil nutricional. Fornece cerca de 23 g de proteína por barra de 50g (45g/100g), sendo esta proteína de elevado valor biológico (leite e clara de ovo), e ainda uma quantidade considerável de fibra.

Relativamente à quantidade de hidratos de carbono e lípidos é superior às opções anteriores, o que contribui para que esta barra apresente um valor energético mais elevado.

Além de proteína, esta barra é também enriquecida com vitamina E e não contém glúten, lactose nem açúcar.

4. Total Protein Bar Low Sugar 60 g da Gold Nutrition

Total Protein Bar Low Sugar 60 g da Gold Nutrition

A Total Protein Bar Low Sugar da GoldNutrition é uma versão dietética da barra proteica Total Protein Bar da mesma marca.

Comparativamente à versão original, fornece ligeiramente mais proteína (21g de proteína por barra de 60g ou 35g/100g), sendo exclusivamente constituída por proteínas de leite (caseína e soro de leite).

Como o nome indica, apresenta um teor de açúcar e também de lípidos reduzido e um elevado teor em fibra.

O valor energético é mais alto que as primeiras versões, essencialmente, devido ao maior teor proteico.

5. Day Break Bar 30 g da Atkins

Day Break Bar 30 g da Atkins

No seguimento das opções mencionadas anteriormente, esta barra proteica Day Break Bar 30g da Atkins  apresenta também um teor de proteína bastante interessante: cerca de 10g g de proteína por barra de 30 g (32g/100g).

Neste caso, a proteína não é exclusivamente láctea (o maior contribuinte é proteína de soja, de menor valor biológico), mas não deixa de ser uma opção interessante pelo baixo teor de açúcar e lípidos e pela fibra que fornece.

Principais Benefícios das Barras Dietéticas


barras dieteticas beneficios

  • Fornecem proteína de alto valor biológico e contribuem para uma ingestão proteica regular ao longo do dia;
  • Possuem baixo teor de gordura e açúcar;
  • Constituem um snack prático, nutricionalmente completo e saciante;
  • Têm uma digestão e absorção fáceis;
  • Na maioria dos casos, apresentam sabores agradáveis a alimentos normalmente excluídos dos planos alimentares: chocolate, bolachas, caramelo, entre outros.

Nota Final


Como nota final, é importante salientar que como qualquer outro suplemento alimentar, as barras dietéticas não devem ser utilizadas como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um estilo de vida saudável, e o seu consumo deverá passar pela aprovação de um nutricionista.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais
Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.