Banhos de gelo: serão benéficos para a performance?

Para quem pratica exercício físico com regularidade depara-se com a necessidade de uma recuperação mais rápida, e umas das técnicas utilizadas são os banhos de gelo.

Banhos de gelo: serão benéficos para a performance?
Os banhos de gelo trazem benefícios para a recuperação muscular?

Os banhos de gelo são frequentemente utilizados como meio de recuperação muscular.

A fadiga muscular é um dos fatores que influencia o rendimento em atletas, ou quem tem o exercício físico como uma rotina diária e muitas vezes se depara com as dores musculares que comprometem o treino ou competição.

Além disso, a existência de fadiga muscular pode aumentar a predisposição para uma série de lesões músculo-esqueléticas.

Existem vários métodos para auxiliar a recuperação muscular sendo um deles  os famosos banhos de gelo, frequentemente realizados após jogos, entre treinos e competições.

 Recuperação muscular


recuperacao muscular

A recuperação muscular após treino é um dos fatores para determinar um processo consistente e de evolução na prática de exercício físico, e no caminho para o sucesso.

Após o treino, a recuperação muscular consiste em restabelecer os sistemas do corpo, proporcionando equilíbrio e a prevenção de lesões, mantendo estáveis as condições internas do organismo.

Várias estratégias são adotadas no desporto com o intuito de acelerar o processo de recuperação muscular após-exercício, como é o exemplo da:

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  • recuperação ativa;
  • crioterapia;
  • massagem desportiva;
  • terapia de contraste térmico;
  • hidroterapia;
  • alongamento;
  • terapia de oxigênio hiperbárico;
  • anti-inflamatórios, analgésicos;
  • electroestimulação.

Um dos parâmetros para determinar a recuperação muscular é a concentração de lactato que se encontra nos músculos após exercício físico intenso.

O lactato é um metabolito produzido pelo organismo devido à realização de trabalho muscular intenso. Quando formado nos músculos é denominado de ácido lático, após ser transportado para a corrente sanguínea passa a ser chamado de lactato.

O organismo busca esta energia em fontes alternativas, produzindo então o lactato. A acumulação desta substância nos músculos pode gerar uma hiperacidez, que causa dor e desconforto após o exercício.

Banhos de gelo – crioterapia


banhos de gelo

Crioterapia é o nome dado ao tratamento através do frio e abrange uma grande quantidade de técnicas específicas utilizando o frio, com o objetivo de retirar o calor do corpo. Ao induzir um estado de hipotermia, favorece uma redução da taxa metabólica local, promovendo assim uma diminuição das necessidades de oxigénio pela célula.

O efeito inicial da crioterapia traduz-se na redução da temperatura local das diferentes partes do corpo, a qual influencia as propriedades neuromusculares, incluindo velocidade de condução nervosa, propriocepção e função muscular.

Na prática desportiva, a crioterapia de imersão (ou banhos de gelo) consiste na colocação de determinada quantidade de gelo num balde com água (normalmente com temperatura inferior a 15º C) ou em banheiras específicas para os banhos de gelo, onde os atletas mergulham os seus segmentos corporais por quantidades de tempo variáveis (normalmente entre 15 a 20 minutos).

Banhos de gelo: eficazes ou não?

Vários estudos têm sido realizados ao longo dos anos relativamente aos efeitos da crioterapia de imersão na recuperação muscular após exercício e comprovam que a crioterapia de imersão não acelera a velocidade de remoção do lactato sanguíneo após exercício, mostrando-se, inclusive, menos efetiva que o repouso ou recuperação ativa.

Embora não sejam encontradas evidências de que a crioterapia de imersão altere parâmetros fisiológicos como a concentração de lactato ou melhore o desempenho subsequente, as sensações de bem estar e relaxamento muscular relatadas por uma série de atletas podem estar relacionadas a outros efeitos comprovados da crioterapia como o efeito analgésico que este demanda.

Quando os banhos de gelo são feitos em períodos em que existem competições em curto espaço de tempo, esta técnica pode não ser benéfica quanto à performance do atleta. Isto porque ocorre uma diminuição do metabolismo pela diminuição da demanda energética e de oxigénio do local, promove-se a vasoconstrição e, consequentemente, a diminuição da performance.

No entanto, outro método denominado de contrast water que se caracteriza por períodos alternados entre banhos quentes com banhos de gelo parecem ter efeito benéfico quanto à recuperação muscular, causando um efeito analgésico e uma diminuição do desconforto muscular e da inflamação associada.

Conclusão


Efetivamente, os banhos de gelo não aceleram a recuperação muscular, no entanto a sensação de relaxamento e bem-estar parece estar associada aos benefícios desta técnica.

A recuperação ativa tem-se mostrado bastante benéfica nesta área pois acelera a velocidade de remoção do lactato do músculo e da circulação sanguínea.

Por fim, é importante perceber que uma boa recuperação muscular depende de vários fatores, desde todo o planeamento das sessões de treino e competições, alimentação, sono, recuperação ativa e hidratação. Daí ser tão importante o acompanhamento de pessoas especializadas para que estudem, programem e apliquem os melhores métodos de forma racional.

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Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.