Como baixar a tensão arterial: 8 medidas simples mas fundamentais

Sabe como baixar a tensão arterial? Em primeiro lugar deve adotar um estilo de vida mais saudável. Quando não é suficiente, terá que se recorrer a fármacos, prescritos pelo médico.

Como baixar a tensão arterial: 8 medidas simples mas fundamentais
Saiba como reduzir a tensão arterial através de 8 medidas ao seu alcance.

Neste artigo vamos dar algumas sugestões de como baixar a tensão arterial,que podem alterar a sua tendência para hipertensão e trazer melhor qualidade à sua vida.

A expressão “tensão arterial” diz respeito à pressão que o sangue faz na parede das artérias por onde circula, paredes essas que por isso ficam sob tensão, distendidas pela pressão do sangue: os termos tensão e pressão tornam-se assim equiparáveis.

O aparecimento de hipertensão arterial (tensão alta) surge na sequência de um conjunto de atitudes, comportamentos e estilos de vida errados, atuando possivelmente sobre um fundo genético – os quais, se corrigidos, poderão prevenir ou atrasar não só o aparecimento de hipertensão como também das suas complicações.

PRÉ-HIPERTENSÃO: HORA DE AGIR


pre hipertensao arterial

O conceito de pré-hipertensão (faixa que vai dos 12 a 13,9 cm Hg para a pressão sistólica – alta, e/ou 8 a 8,9 cm Hg para a diastólica – baixa) vem recordar que é por esse caminho que se chega à hipertensão.

Serve de aviso para quem não leva uma vida saudável: não precisa ainda de tomar medicamentos, mas:

Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!

  • se fuma pare de fumar;
  • se tem excesso de peso tente baixar para o normal;
  • reduza drasticamente o sal e consuma menos álcool;
  • faça exercício físico todos os dias;
  • aprenda também a gerir o stress da vida diária.

Estas mudanças de estilo de vida trazem saúde, ajudando assim a baixar a tensão arterial.

O aviso é cada vez mais imperioso para as novas gerações (abaixo dos 20 anos), cada vez mais expostos a estilos de vida errados, que conduzem à síndrome metabólica: obesidade central (abdominal), hipertensão, dislipidemia (colesterol e triglicerídeos elevados), diabetes, frequentemente agravada, pelo sedentarismo e pelo fumo do tabaco.

COMO BAIXAR A TENSÃO ARTERIAL: 8 MEDIDAS


1. Excesso de peso

excesso de peso e baixar a tensao arterial

Procure manter o peso, em quilogramas, abaixo do número de centímetros de altura que tem, acima de um metro – por exemplo se mede 1,65m tente manter-se abaixo dos 65 Kg (mais científico é manter o índice de massa corporal entre 18 e 25 Kg/m2).

Para reduzir o peso, reduza as gorduras, calorias e doces, aumente as verduras, e caminhe, pelo menos meia hora todos os dias.

 2. Sal em excesso

sal em excesso e baixar a tensão arterial

Em média ingerimos 15 a 20g de sal (cloreto de sódio) por dia, quando não deveríamos exceder 5g.

Use ervas aromáticas como tempero: coentros, hortelã, orégãos, cominhos, cebolinho (baixe, gradualmente, a quantidade de sal ao longo de 1 ou 2 meses para criar um novo hábito).

Atenção especial aos produtos alimentares industrializados (a começar pelo pão, fumados e queijos e a continuar pelas refeições e molhos pré-fabricados, sempre muito ricos em sal).

3. Ingestão de bebidas alcoólicas

ingestao de bebidas alcoolicas e baixar a tensao arterial

Esta é mais uma medida a adotar se quer saber como baixar a tensão arterial. Se bebe, por hábito, procure reduzir para 2 ou 3 dL/dia de vinho (tinto de preferência) ou duas cervejas.

4. Sedentarismo

sedentarismo e baixar a tensao arterial

Caminhe pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente, por exemplo andar a pé.

Dança, natação ou bicicleta são também ótimos exercícios, e se os fizer com amigos, ou familiares próximos, tirará muito mais prazer.

5. Excesso de trabalho e stress

excesso de trabalho e baixar a tensao arterial

Se se encontrar com excesso de trabalho e sob stress, procure guardar 10 minutos no fim do seu dia de trabalho para planear a agenda do dia seguinte – ajuda até a definir prioridades e metas a atingir.

6. Tabagismo

tabagismo e baixar a tensao arterial

Pare de fumar, pois este fator contribui para baixar a tensão arterial (inclui também o fumo passivo).

7. Hipercolesterolemia ou hiperglicemia

hipercolesterolemia e baixar a tensao arterial

Se tiver hipercolesterolemia (valores elevados de colesterol) ou hiperglicemia (diabetes ou pré-diabetes) saiba que agravam também o prognóstico de hipertensão.

8. Tensão arterial elevada

tensao arterial elevada

Se medir a tensão arterial e ela estiver acima do normal (confirme com outras medições noutras circunstâncias) procure o seu médico para ser observado e aconselhado.

Se após seguir rigorosamente estas medidas, estas continuarem a não ser suficientes para saber como baixar a tensão arterial, consulte o seu médico para que um melhor aconselhamento acerca do tratamento com fármacos a que deverá recorrer.

Se a saúde é uma prioridade para si, clique aqui.

Veja também:

Cátia Rocha Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.