As melhores dicas para preparar um baby shower

As melhores dicas para preparar um baby shower

Receba com alegria o novo bebé.

Se tem uma grávida na sua vida, não deixe de lhe organizar um baby shower. Nós damos uma ajuda!

O baby shower é o momento para celebrar a chegada de um novo bebé, uma tradição norte-americana que já está enraizada no nosso país.

Cabe à irmã, prima ou melhor amiga da grávida organizar o baby shower, e para quem é estreante nestas andanças deixamos sete dicas para que consiga organizar um dia inesquecível. 
 

7 Dicas para organizar um baby shower infalível


Baby shower


A importância da data

Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.
Muitas vezes, o baby shower é deixado para as últimas semanas de gravidez, talvez para aproveitar os primeiros tempos de licença da futura mamã, porém, esta pode não ser a melhor altura.

Nas últimas semanas da gravidez, normalmente, a mulher sente-se mais desconfortável, a barriga pesa, as contrações de Braxton-Hicks começam a surgir, o descanso escasseia e o corpo não perdoa. O melhor será agendar o baby shower entre a a 22ª e a 30ª semana, ou seja, entre o sexto e o sétimo mês.
 


Quem convidar?

Inicialmente, para o baby shower eram apenas convidadas mulheres familiares ou amigas da noiva, hoje em dia, já não é assim tão rígido. Este é um momento para homenagear a mulher mas, também, a nova família que aí vem, por isso, todos são bem-vindos. Até porque, com homens à mistura, há mais hipóteses de a mulher ser poupada a história sinistras sobre partos e puerpérios assustadores.

Cerca das 12 semanas de gestação peça à futura mamã que lhe dê uma lista de convidados para que comece a organizar a celebração. Aproximadamente seis semanas antes da data, é tempo de enviar os convites para dar tempo aos convidados de ajustar a agenda e, se quiserem, tratar dos presentes.
 


Um menu simples

Antes de mais, importa lembrar que a grávida tem algumas restrições alimentares que devem ser acauteladas, até por solidariedade com a futura mamã.

Depois, ainda que dependendo do horário, aposte em receitas práticas de fazer e também de comer, como finger food, por exemplo. Croissants, panquecas, quiches, folhadinhos, uma boa salada, talvez uns rojões, moelas ou bacalhau com natas (rende muito e é simples de preparar), uns brigadeiros, brownies, sumos naturais, limonadas e é quanto basta.
 


Decoração é fundamental?

Não é fundamental mas dá aquele toque extra ao baby shower. Mais um vez, não é preciso entrar em grandes devaneios, até porque, menos é sempre mais. Alguns balões de cores neutras, uma grinaldas e flores e tem a decoração pronta. Mas se quiser algo mais, dê um salto até ao Pinterest onde vai encontrar centenas de sugestões e tutoriais.

 

Vale a pena fazer jogos?

Depende da personalidade da grávida e do tipo de convidados mas, se não complicar muito, pode ser giro até para quebrar aquele gelo inicial, especialmente, quando se as pessoas não se conhecem. Das dezenas de sugestões que encontramos online, adoramos esta: antecipadamente, peça aos convidados uma fotografia de quando eram bebés e coloque-as expostas para os restantes adivinharem quem é quem - pode ajudar ter um pequeno quadro onde cada uma faça as suas apostas. 
 


Como fazer com os presentes?

Se possível, tente gerir as ofertas para evitar que os futuros papás recebam presentes duplicados - nestas situações, depois é sempre aborrecido trocar - algo que não precisam ou, simplesmente, que não é do seu gosto. Tente convencer a futura mamã a fazer uma lista daquilo que precisa para ajudar os convidados - é possível que ela tenha algum pudor mas, garantimos, os convidados agradecem.


Por fim, ter alguém para registar o evento é boa ideia. Se o orçamento não permitir (como é provável), convide alguém que tenha uma boa máquina fotográfica e especial jeito para a captar estes momentos tão especiais.



Receba aqui as melhores novidades para si e para o seu bebé


 

Veja também: