Será que a aveia engorda ou emagrece?

Será que a aveia engorda ou emagrece?

A aveia é uma bomba nutricional, mas ainda há quem abdique dos seus benefícios pelo medo de engordar.

Mas afinal, a aveia engorda ou emagrece? Se quer saber a resposta, leia o nosso artigo, nós dámos-lhe a resposta.

A aveia é um superalimento carregado de diversos nutrientes. É um cereal muito completo, composto por hidratos de carbono complexos, proteína, vitaminas, minerais e fibra, que, ajuda a regular o intestino. Fornece cerca de 360 Kcal por 100g, valor que levanta muitas vezes a questão se a aveia engorda ou emagrece.

Mas antes de abordarmos essa questão, importa referir que, no mercado atual, podemos encontrar a aveia sob três formas diferentes: em floco, em farelo e em farinha. 

O floco é um cereal prensado integralmente, o que faz com que se conservem a maior parte dos nutrientes. O farelo corresponde à camada exterior desse cereal, sendo a parte que contém mais fibra (o betaglucano). A farinha vem da parte interna do cereal, é a forma que tem menos fibras e que é usada, sobretudo, em receitas de pão, sendo uma alternativa mais saudável do que a farinha de trigo.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Sendo um alimento de uma riqueza nutricional extraordinária, deve, sem dúvida, incluir a aveia na sua dieta, independentemente se ela engorda ou emagrece. Até porque qualquer alimento pode engordar se for fornecido ao organismo em quantidades exageradas.

Além disso, é muito fácil de incluir a aveia na sua rotina alimentar. Pode adiciona-la, por exemplo, a batidos, utilizar a sua farinha para fazer pão, panquecas, entre outros, coloca-la em iogurtes, ou fazer as famosas “papas de aveia”. 

►Descubra aqui 4 receitas saudáveis com aveia!
 

Mas afinal, será que a aveia engorda ou emagrece?


Como já foi referido, esta é uma questão muitas vezes levantada por quem se preocupa com o peso. No entanto, importa salientar que nenhum alimento específico engorda ou emagrece. Tudo depende da quantidade em que o consome e do balanço energético no final do dia. 

Ou seja, se consumiu mais calorias que aquelas que gastou durante o dia, vai certamente engordar, mas isso não se deve a um alimento em específico.

Todavia, existem alimentos mais ou menos energéticos e que, consequentemente, contribuem mais ou menos para um balanço energético diário positivo. Neste sentido, importa referir que os temidos alimentos com hidratos de carbono são, até, relativamente pouco calóricos. 

Efetivamente, 1 grama de hidratos de carbono fornece 4 kcal, tal como 1 grama de proteína e menos do que 1 grama de gordura (9kcal). Como tal, devem contribuir para cerca de 50% do total de energia diária.

E é precisamente neste grupo de alimentos que se inclui a aveia. Rica, essencialmente, em hidratos de carbono complexos e detentora de uma boa quantidade de proteína, deve ser incluída na sua dieta em moderadas quantidades e em substituição de alimentos mais refinados (como por exemplo o pão branco) e alimentos ricos em gordura e/ou açúcar (bolachas e outros cereais de pequeno almoço). 


Benefícios da aveia


barriga lisa


1. Promove saciedade durante muito tempo

A aveia é um cereal muito rico em hidratos de carbono, mas de absorção lenta, que o deixa satisfeito durante mais tempo, fornecendo energia ao organismo de forma gradual. Estes hidratos de carbono são utilizados apenas como fonte de energia imediata e não se acumulam sob a forma de gordura. 

Pelo facto de serem libertados de forma lenta para o sangue faz com que os níveis de glicemia (açúcar no sangue) se mantenham estáveis, ajudando a controlar impulsos alimentares indesejáveis. Pela mesma razão, é um alimento aconselhado para pessoas diabéticas.

Quando consumida logo pela manhã ao pequeno-almoço, a aveia fornece energia para o resto do dia e promove uma sensação de saciedade mais duradoura, evitando que ingira grandes quantidades de alimentos nas refeições seguintes ou que petisque entre refeições. 

 


2. É rica em proteína

O seu teor em proteína torna a aveia num ótimo aliado para quem faz exercício físico, pois ajuda a aumentar a massa muscular, o que por sua vez promove um aumento do metabolismo, favorecendo a perda de peso.

 


3. É rica em fibra 

Pela sua riqueza em fibra, aveia ajuda a regular o trânsito intestinal e a evitar a prisão de ventre, contribuindo para a perda de peso e para um ventre mais liso. 


Por último, salienta-se que para usufruir de todos estes efeitos sem a preocupação de engordar, a quantidade recomendada de aveia são 3 colheres de sopa por dia.

Portanto, da próxima vez que lhe perguntarem se a aveia engorda ou emagrece, já sabe a resposta!

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !
 

Veja também:

Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, no Boavista FC e nos ginásios Welldomus Fitness and SPA e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma.