Auriculoterapia: o que é e quais os benefícios

A auriculoterapia é uma terapia alternativa cada vez mais em voga no nosso país. Neste artigo vamos dizer-lhe como funciona e quais os seus benefícios.

Auriculoterapia: o que é e quais os benefícios
Saiba tudo sobre esta terapia alternativa

A auriculoterapia, como o nome indica, é uma terapia ou um tratamento feito a partir da orelha.

As nossas orelhas têm centenas de pontos que, ao serem estimulados, têm a capacidade de produzir bem estar, alívio de dores localizadas, sensação de relaxamento e equilíbrio do corpo.


O que é a auriculoterapia?


auriculoterapia
A auriculoterapia é um complemento à medicina tradicional. Como a orelha é uma zona do corpo humano com muita irrigação, os pontos existentes nas orelhas, ao serem estimulados, conetam-se ao sistema nervoso central, permitindo o tratamento de diversos problemas. 

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
Através dos vasos e canais situados na orelha, esta técnica antiga trata problemas vários desde enxaquecas, insónias, promove o alívio das dores e trata, também, problemas do foro psicológico, como ansiedade e depressão.

A auriculoterapia, para além dos problemas indicados, também tem bons resultados em tratamentos para a obesidade e tratamentos de dependências, como é o caso do tabaco. 

Uma vez que é uma técnica terapêutica, a auriculoterapia é um tratamento complementar para os pacientes já com diagnósticos comprovados pela medicina tradicional. 


Benefícios da auriculoterapia


A auriculoterapia promove benefícios a nível físico e psicológico. 

O principal benefício da auriculoterapia é a rapidez e eficácia com que o paciente sente melhoria, havendo mesmo casos em que nota a eficácia dos tratamentos logo da primeira vez que os faz.

Para além disso, a auriculoterapia permite ao paciente que faça os seus tratamentos de forma confortável, sem recorrer a produtos químicos, que muitas vezes causam dependência, para além de que muitas vezes nem tratam a raiz do problema e só o prolongam, pois disfarçam a dor. É este o caso, por exemplo, dos analgésicos.     


Como funciona a auriculoterapia?


sementes auriculoterapia
A auriculoterapia é feita utilizando os pontos meridionais presentes na orelha. Pelo formato da orelha, acredita-se que é semelhante a um feto humano, sendo que os pontos correspondem a determinados órgãos, sentidos e emoções.

O terapeuta antes de iniciar o tratamento, deve conversar com o paciente por forma a saber quais os problemas que o levam  procurar esta terapia alternativa. Posteriormente, inicia o tratamento que considera mais adequado, ativando os pontos necessários. 

Para isso, pode utilizar agulhas de acupuntura, esferas magnéticas ou sementes. A semente que é utilizada de forma mais comum é a semente de mostarda, que pode ser aquecida ou não antes de colocada na orelha, e deve aí permanecer por pelo menos 5 dias.

No que diz respeito às agulhas, podem ser utilizadas dois tipos diferentes de agulhas: as agulhas intradérmicas ou as agulhas filiformes.

As agulhas filiformes são colocadas no ponto meridional e deve ser retirada entre 10 a 30 minutos depois. Já as agulhas intradérmicas são colocadas sob a pele e devem aí permanecer até 7 dias.

No caso das esferas magnéticas, funcionam como as sementes, fazendo pressão sobre o ponto meridional indicado para ajudar a aliviar a dor ou na solução do problema de que o paciente se queixa. 

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

 

Veja também:

Ler mais