6 Benefícios em praticar aulas de Chi Kung

Praticar aulas de Chi Kung permite uma gestão harmoniosa da energia, com todos os benefícios físicos e mentais que isso acarreta. Descubra tudo sobre o tema.

6 Benefícios em praticar aulas de Chi Kung
Aprenda a tirar o máximo de proveito das aulas de Chi Kung

Surgiu na China antiga e enquanto uma prática eminentemente holística, praticar aulas de Chi Kung traz benefícios para a saúde, para o desenvolvimento da força interna, para o auto-conhecimento e ajuda a potenciais o desenvolvimento espiritual.

O Chi Kung baseia-se numa leitura do universo que contempla a existência de uma série de forças que geram e condicionam tudo o que existe e que estão em interacção constante.

Atualmente, milhões de pessoas praticam regularmente aulas de Chi Kung como um desporto para manter a saúde.

Contudo o seu potencial atinge outras áreas como prática de artes marciais e rotinas de meditação.

6 Benefícios das aulas de Chi Kung


Corpo, alma e mente. Como todas as disciplinas chinesas, o Chi Kung potencia benefícios a diversos níveis. Confira quais.

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  1. Permite-nos controlar melhor a respiração: Graças a uma inspiração e expiração executadas de forma correta, a circulação sanguínea ativa-se de tal maneira que, ao oxigenarmos melhor, o corpo adapta-se positivamente às condições expostas. Constitui a principal vantagem, já que ajuda a meditar e a tomar as decisões certas;
  2. O sistema circulatório ativa-se e o bombear da corrente sanguínea será melhorado;
  3. O ritmo cardíaco baixa, possibilitando um estado de relaxamento;
  4. Previne a osteoporose, além de beneficiar o sistema nervoso e imunológico, devido ao trabalho de elasticidade tanto dos músculos como dos tendões;
  5. Reforço do aparelho digestivo e do sistema endócrino, graças a uma maior entrada de oxigénio;
  6. Com o aumento da sensação de bem-estar, melhora também a sua postura face à vida, permitindo que se torne numa pessoa mais otimista.

 

Exercícios básicos das aulas de Chi Kung


Aprenda cinco exercícios básicos para que possa praticar Chi Kung em casa.

1. Alongamento

chi kung alongamento

Aqui permite conjugar o movimento e a respiração, razão pela qual se requer concentração.

  1. Ao mesmo tempo que respira, estique os braços e incline-se, de forma que se relaxem tanto os braços como as pernas e as costas.

2. Tonificação

chi kung tonificacao

Neste exercício trabalhará também a respiração e a coordenação.

  1. Consiste em levantar os braços lentamente inspirando e finalizar o exercício expirando e, ao mesmo tempo, baixando os braços.
  2. Os joelhos devem permanecer semi fletidos, mas as costas têm de estar sempre direitas.

3. Relaxamento

chi kung relaxamento

  1. Desta vez deverá respirar pelo nariz levantando os braços e levando-os à parte superior da cabeça.
  2. De seguida, enquanto expira pela boca, baixe os braços dirigindo-os para a frente.

4. Sinta-se crescer

  1. De pé, com os pés afastados à largura dos ombros e as pernas ligeiramente fletidas. A coluna longa, os ombros e os braços descontraídos.
  2. Olhe para a frente e sinta o peso do corpo. Imagine que os pés são raízes e procure a sensação de crescer para baixo e para cima.
  3. Sinta duas energias opostas. Respire lentamente com o abdómen descontraído.

5. Movimentos leves

chi kung movimentos leves

  1. Inspire e flutue o braço direito com a palma da mão virada para cima e, em simultâneo, vire a palma da mão esquerda para baixo.
  2. Os braços devem estar ligeiramente fletidos durante o exercício. Faça uma pequena rotação dos braços.
  3. Pressione os pés contra o chão e sinta os músculos a esticar cada vez mais.

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