Atividades desportivas para fazer no verão

Atividades desportivas para fazer no verão

Escolha uma das nossas 10 sugestões.

Conheça algumas modalidades ótimas para aproveitar o bom tempo e manter-se em forma. 

Verão é tempo de calor, sol, praia e férias e muitas das vezes de deixar o exercício físico de lado. Mas nem mesmo durante o verão necessita de deixar de lado o desporto, principalmente quando esta altura do ano lhe proporciona várias atividades desportivas que lhe permitem usufruir do verão e ainda o ajudam a manter a forma. 

 

10 Atividades desportivas para o verão


1. Surf 

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É impossível falar de atividades desportivas para fazer no verão sem falar no surf. E, por isso mesmo, é por ele que começamos.

O surf é um desporto completo, que não só trabalha os principais grupos musculares como ainda é um ótimo exercício cardiovascular.

E como se isso não bastasse, além de ser bastante divertido, ainda o vai ajudar a queimar essas gordurinhas, a tonificar os músculos e melhorar a sua postura, o equilíbrio ou a agilidade. Mais, numa hora de surf pode queimar até 300 calorias.

A outra opção é o body board. Se não sabe, que tal aprender? Basta procurar junto da sua praia habitual e certamente vai encontrar escola de surf/body board. Experimente! 
 

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2. Stand Up Paddle (SUP)
 

Está na moda e percebe-se porquê. O Stand Up Paddle surgiu já nos anos 40 no Havai mas nos últimos anos tem vindo a conquistar muitos adeptos em vários países e Portugal não é exceção. É – nada mais, nada menos – que uma mistura de remo e surf.

Mais fácil de aprender que o surf, o SUP é praticado por norma em lagoas ou rios. Esta atividade permite-lhe divertir-se, relaxar e manter a forma em simultâneo. A ideia é simples: vai remar em pé em cima de uma prancha.

O Stand Up Paddle vai requerer uma boa dose de equilíbrio, mas parte boa desta modalidade é que lhe permite trabalhar todo o corpo de uma só vez. No final do verão certamente vai notar os seus braços e pernas mais firmes.

Antes de começar, o melhor é procurar um instrutor que lhe possa dar todas as indicações técnicas e ajudá-lo a manter uma boa postura, de forma a evitar lesões (as mais comuns são na coluna, que deve querer evitar a todo o custo). 
 

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3. Canoagem 
 

Mais uma atividade aquática. A canoagem é bastante completa em termos físicos. Vai permitir-lhe trabalhar braços, peito e costas. Praticada em caiaque ou canoa, a modalidade dá-lhe várias possibilidades.

Tanto pode simplesmente praticar canoagem como desporto para manter a boa forma, como aventurar-se numa descida de rio com um grupo de amigos, por exemplo. E mesmo que não tenha o equipamento necessário facilmente vai encontrar locais onde pode alugar. 
 

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4. Ciclismo 
 

Para sair um pouco da água. É certo que pode praticar ciclismo durante todo o ano mas porque não aproveitar o verão e tirar partido do bom tempo e das ciclovias que se encontram um pouco por todo o país.

Além disso, basta uma hora de bicicleta e pode queimar mais de 800 calorias. E claro, ainda pode aproveitar para fazer um passeio agradável com a família, por exemplo. 

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5. Ténis
 

E quem diz ténis, diz também badminton ou padel, por exemplo. Tudo bons desportos para praticar ao ar livre. Escolha o que mais lhe agrada e depois é só procurar um espaço adequado. 

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6. Golfe 
 

Ideal para quem procura algo mais tranquilo. Mas desengane-se se pensa que tranquilo significa fácil, porque não é. O golfe requer muita técnica e vai "obrigá-lo" a trabalhar vários grupos musculares. Para se iniciar procure o campo de golfe mais perto para ter algumas aulas.  
 

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7. Mergulho 
 

Um aviso: não é barato, mas se gosta de nadar e é fascinado pelo mundo subaquático esta é a modalidade ideal para si. E não é apenas por lhe oferecer uma vista privilegiada das maravilhas do fundo do mar, mas também porque tem vários benefícios para a saúde.

A título de exemplo, numa hora de mergulho pode queimar até 400 calorias e ainda estimula o sistema respiratório e cardiovascular, melhora a força e a flexibilidade ou trabalha intensivamente os músculos e ativa a circulação sanguínea. Procure a escolha de mergulho mais próxima (muitos hotéis já disponibilizam esse serviço).

Em sítios mais exóticos pode sempre optar pelo snorkeling onde apenas precisa de máscara, barbatanas e conseguir suster a respiração para vislumbrar o que está debaixo de água!
 

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8. Windsurf  
 

Outra variante do surf. O windsurf é praticado numa prancha com uma vela que serve para mudar a direção da prancha. Esta modalidade vai trabalhar os membros superiores e inferiores e, além disso, vai ajudar a de fortalecer e definir o abdómen. 
 

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9. Vólei de praia 
 

Bem conhecido e muito popular (por todo o mundo). Aliás, na grande maioria das praias já vai encontrar espaços preparados para esta modalidade. Numa hora de vólei de praia pode “dizer adeus” a mais de 400 calorias e vai trabalhar pernas, braços, glúteos e abdómen. Tudo de uma só vez. E pelo meio de certeza que se vai divertir. 
 

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10. Corrida ou caminhadas
 

Se até agora nenhuma das anteriores lhe agrada pode sempre optar pela atividade mais básica, mais barata, mas igualmente eficaz. Uma bela corrida (ou caminhada) ao ar livre sabe sempre bem e no verão ainda melhor. Pode fazê-lo na rua ou na praia.
 
 
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