Atividades de Verão que pode (e deve) continuar a fazer todo o ano!

Chegou altura do regresso à rotina e, como tal, o regresso ao ginásio. Os primeiros tempos custam portanto tudo o que vier para ajudar será bem-vindo. Inclua aulas de grupo intemporais na semana de treinos e veja mais resultados!

Atividades de Verão que pode (e deve) continuar a fazer todo o ano!
Aulas de grupo? Que tal inseri-las no seu treino?

A nova época de regresso aos treinos está oficialmente aberta e com ela a “correria atrás do prejuízo”depois das férias de verão. Como tal, e para que as primeiras idas ao ginásio não sejam demasiado drásticas, existem algumas atividades que pode começar a fazer e que o vão fazer recordar o verão, como é o caso das aulas de grupo.

Está comprovado que as aulas de grupo são as que mantêm as pessoas mais motivadas e com maior assiduidade no ginásio, pelo facto de se estar inserido num grupo, ter um professor a comandar a aula, e ver as outras pessoas ao lado a realizar os exercícios. Tudo isto faz com que se tenha vontade de experimentar, fazer e repetir. Mais vontade vai ter se a mensalidade for baixa, como é o caso do Solinca que, por apenas 3,99€ por semana, vai poder voltar à rotina sem se aborrecer.

Para aqueles dias em que não apetece lhe apetece fazer nada, mas acaba por ir ao ginásio, garantimos que no final acaba a aula com mais disposição e muito mais relaxado! Por isso, inserir uma ou outra aula de grupo na planificação dos seus treinos pode ajudar a voltar à rotina e a atingir os seus objetivos.

 

3 Tipos de atividades a fazer todo o ano


1. Cycling

cycling atividades de verao a fazer todo o ano

As aulas de cycling indoor são uma forma de praticar ciclismo no interior. É uma aula com duração entre 40 a 60 minutos, lecionada por um instrutor certificado, com música a acompanhar sendo uma atividade essencialmente cardiovascular, podendo ter variações dentro da própria aula e de aula para aula – com subidas, terrenos planos, descidas, montanha, etc. Conclusão: nunca é igual e as músicas vão fazê-lo lembrar o verão!.

Benefícios:

  • Motivação: Está provado que as aulas de grupo são a atividade que mais retém os alunos do ginásio. Se não gosta de fazer cardio, experimente fazer cycling, uma modalidade do foro cardiovascular, com variações na intensidade. Vai ter de se levantar e sentar do banco da bicicleta, vai ter um professor com papel de dj que, em todas as aulas e ao som da sua música favorita, o motiva a fazer a aula toda.
  • Emagrecer: O cycling tem a capacidade de gastar mais de 500kcal por aula. Claro que isto vai sempre variar de indivíduo para indivíduo e da intensidade com que cada um realiza a aula. Normalmente, estas aulas seguem um programa de treino intervalado, picos de alta intensidade alternados com intervalos de baixa ou média intensidade, sendo provado que este método de treino é um dos melhores aliados na perda de gordura e ajuda a melhorar a condição física.
  • Baixo impacto: Uma das vantagens do cycling é o baixo impacto, ao contrário de correr – seja na rua ou na bicicleta, o pé não pisa o chão e as articulações e ossos estão protegidas do impacto, dando a possibilidade de se treinar a alta intensidade sem causar stress mecânico.

2. Pilates

pilates atividades de verao a fazer todo o ano

O pilates é sempre uma boa alternativa seja para um atleta seja para uma pessoa sedentária que não gosta de atividades mais mexidas. Pilates é uma aula praticada no solo (ou em máquinas específicas) realizando movimentos que permitem alongar a musculatura, fortalecer e desenvolver a consciência corporal.

Benefícios:

  • Consciência corporal: O pilates proporciona o alongamento e a tonificação do corpo, trabalha muito a musculatura da coluna vertebral, do core e ajuda a melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência corporal e equilíbrio corporal. Também melhora a coordenação motora e mobilidade articular e proporciona relaxamento.
  • Baixo impacto: Além de tudo o que foi referido, é uma modalidade de baixo impacto e de poucas repetições, proporcionando resultados eficazes sem desgaste das articulações e dos músculos.

3. Circuito funcional

circuito funcional atividades de verao a fazer todo o ano

Circuito funcional é uma forma de treino físico que tem como base a utilização de padrões fundamentais do movimento humano como: empurrar, puxar, agachar, girar e lançar, envolvendo a integração de todo o corpo, de forma a gerar um movimento específico em diferentes planos de movimento. Uma aula de circuito funcional tem a duração de cerca de 50 minutos, podendo utilizar vários tipos de materiais e treinando todos os músculos sem utilizar máquinas, podendo até ser realizado apenas com o peso corporal.

Benefícios:

Este tipo de exercício trabalha os músculos do corpo como um todo, bem como várias capacidades estruturais e funcionais do corpo humano:

  • Força
  • Equilíbrio
  • Coordenação
  • Resistência
  • Mobilidade
  • Estimula a potência
  • Diminuição da gordura
  • Prevenção de lesões

Procure sempre uma atividade física com a qual se identifica, peça ajuda a um profissional da área e vejam a aula que mais se adequa a si, fazendo do exercício um bom aliado e um momento de prazer.

Veja também:

Ler mais