As principais causas da hipertensão

As principais causas da hipertensão

Saiba como prevenir esta doença.

A hipertensão afeta milhões de pessoas e é uma das principais causas associadas às doenças cardiovasculares. Conheça os principais fatores de risco. 

Estima-se que em Portugal existam cerca de dois milhões de pessoas que sofrem de hipertensão arterial. No entanto, grande parte ainda continua por diagnosticar ou tratar e por esta razão é fundamental a identificação dos fatores de risco e a prevenção da doença. Mas antes de avançar para as causas por detrás da doença convém perceber o que é a hipertensão arterial. 
 

Tome nota:
O IMC é uma forma simples e eficaz de perceber se o seu peso é o ideal. Faça o teste agora.

O que é a hipertensão arterial? 

 
Como o próprio nome indica, a hipertensão arterial carateriza-se pela elevação da pressão arterial ou aumento dos valores de tensão arterial, que em casos de hipertensão serão iguais ou superiores a 140 mm Hg (milímetros de mercúrio), no caso da tensão sistólica, e 90 mg Hg, para a tensão arterial diastólica.

Também designada como o “assassino silencioso”, o nome deve-se ao facto dos sintomas poderem demorar anos até finamente se manifestarem e afetar um órgão vital – o coração. Aliás, a hipertensão arterial é uma das principais causas das doenças cardiovasculares. Um facto perturbador se pensarmos que, dos dois milhões de hipertensos existentes em Portugal, apenas metade está ciente da sua condição, sendo que apenas um quarto está medicado e 16% controlados. 
 
O segredo para prevenir esta doença passa em muito pela adoção de um estilo de vida saudável. É também fundamental que a deteção e o acompanhamento seja feito numa fase inicial do problema para que se possam reduzir os riscos de vir a sofrer de doenças cardiovasculares. Esta deteção pode facilmente acontecer se tiver um cuidado tão simples como medir a sua tensão arterial com frequência. É rápido, indolor e pode evitar-lhe muitos problemas. Mas não só. Convém ainda estar atento para os fatores de risco e principais causas da hipertensão arterial. 
 

As principais causas

 
Em boa verdade, na grande maioria dos casos (cerca de 90 a 95% deles) não são detetadas causas para a hipertensão arterial. No entanto, há situações em que a hipertensão arterial pode estar associada a outras doenças (como por exemplo: a apneia do sono, doença renal crónica, hiperaldosteronismo ou síndrome de Cushing, entre outras). Além disso, pensa-se também que esta patologia pode dever-se a fatores hereditários, ambientais ou estilos de vidas pouco saudáveis, por exemplo. Aliás, entre os principais fatores de risco destacam-se: 
 
 1. Consumo excessivo de sal ou álcool 
 2. Excesso de peso (obesidade) 
 3. Sedentarismo 
 4. Alimentação desequilibrada 
 5. Stress 
 6. Tabagismo 
 
Quanto aos fatores hereditários nada há a fazer, mas o mesmo não se pode dizer do estilo de vida. Sabendo quais são os fatores de risco está nas suas mãos corrigi-los e prevenir ou combater esta doença. 
 

 Veja também: