Arte terapia: a quem se destina e quais os benefícios?

A arte terapia é uma forma de terapia baseada na arte e na psicologia. Neste artigo, saiba o que é, quais os benefícios e a quem se destina. 

Arte terapia: a quem se destina e quais os benefícios?
Saiba tudo sobre esta terapia alternativa

A arte terapia é, tal como o seu nome indica, uma terapia que consiste no uso de recursos artísticos, visuais e expressivos.

Utilizada por psiquiatras desde o século XIX, a arte terapia começou por ser usada como terapia nos hospitais psiquiátricos s como forma de diagnóstico e classificação de doenças mentais. 

A ideia de utilizar a arte como meio de terapia era a de estimular que os pacientes fizessem desenhos, como meio de expressão dos seus sonhos, medos, ansiedades e conflitos.

Assim, estabelecia-se o reconhecimento da criatividade como função psíquica capaz de levar ao equilíbrio.

Arte terapia: a quem se destina


A arte terapia destina-se a pessoas de todas as idades, de ambos os sexos, independentemente do seu estado de saúde e grau académico.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
Para participar em sessões de arte terapia, nem sequer precisa de ter habilidades artísticas. Basta ter vontade.

Não há qualquer tipo de contraindicações e as suas sessões têm uma duração variável consoante os praticantes. Este tipo de terapia é eficaz seja em trabalho individual, entre casais, famílias ou em grupos. 

Pessoas que estejam em recuperação de complicados de saúde como AVCs, pessoas com paralisia cerebral ou mesmo com vítimas de traumatismos cranioencefálicos, entre outros, podem beneficiar da arte terapia na sua recuperação, uma vez que a arte terapia ajuda na reorganização funcional do cérebro.
 

Arte terapia: benefícios


1. Promove o aumento da autoestima

A arte terapia tem como grande benefício a melhoria da qualidade de vida daqueles que a ela se dedicam, pois promove o aumento da autoestima, do respeito pelo próprio e pelos que o rodeiam, da saúde e da felicidade. 

 


2. Promove o sentido de utilidade

Os participantes da arte terapia também começam a sentir-se mais úteis no seu círculo mais intímo e mesmo para a sociedade em geral.

Desta forma, a arte terapia equilibra os seus participantes emocionalmente, permitindo que abram os seus horizontes e que comecem a concentrar-se mais no ser do que no ter. 

 


3. Potencia o desenvolvimento afetivo, intelectual, emocional e espiritual

Tudo o que o indivíduo conquista materialmente é de certa forma fugaz, pois assim que atinja o seu objetivo, irá querer mais qualquer coisa.

Enquanto que as conquistas relacionadas com o ser e com a evolução de cada indivíduo como pessoa, são conquistas duradouras e que atuam nos campos afetivos, intelectual, emocional e espiritual.

Assim, a arte terapia, não só permite que o indivíduo se integre mais facilmente na sociedade que o rodeia, como ainda potencia o seu desenvolvimento afetivos, intelectual, emocional e espiritual. 

 


4. Fortalecimento do ego

Podemos, portanto, dizer que o maior benefício da arte terapia para os seus praticantes é o fortalecimento do ego, uma vez que o envolvimento pessoal no processo artístico e suas reflexões estéticas estimulam o desenvolvimento de competências sociais, permitindo, assim, o melhor relacionamento com outras pessoas, melhorando a qualidade de vida. 
 

Arte terapia: como fazer?


Pode pensar-se que basta pegar numa tela, tintas e uns pincéis e dar largas à sua imaginação. Não!

A arte terapia, apesar de no fundo trabalhar com cada indivíduo, sozinho ou em grupo, precisa da orientação de um profissional.

Não basta que pratique alguma atividade criativa, mas deve fazê-lo sob a orientação de um profissional, de forma a que a atividade cumpra os seus objetivos.

A presença ativa de um profissional facilita o processo de cada indivíduo de perceber e lidar com os seus problemas e, por isso mesmo, espera-se que os terapeutas sejam hábeis na comunicação de palavras e imagens.

No final, o praticante de arte terapia deve ser capaz de ver as coisas belas que produziu como algo vindo do seu eu profundo.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

 

Veja também:

Ler mais