Receita de arroz doce tradicional: não falhe com este doce de Natal

Relembre os tempos em que comia o arroz doce tradicional na casa da avó e prepare esta delícia da culinária tradicional portuguesa.

Receita de arroz doce tradicional: não falhe com este doce de Natal
Um verdadeiro abraço no estômago.

O arroz doce tradicional é uma receita muito antiga, que certamente já comia à mesa da avó quando era criança. A cada nova geração, a sobremesa recebe pequenas modificações, pois é comum que as anotações percam-se com o tempo e é preciso recorrer à memória para acertar sabor e consistência.

Ao comparar as diversas receitas que há pela internet, percebemos que a maior parte delas têm ingredientes em comum, variando apenas as quantidades, conforme as doses que irão servir.

Elegemos uma receita de arroz doce tradicional, para que possa fazer nas festas de fim de ano ou a qualquer fim-de-semana para saborear com a família e amigos.

Receita de arroz doce tradicional


receita de arroz doce tradicional

Esta receita, assim como outras preparadas por pessoas mais velhas, leva leite e gemas. Mas se for vegano ou não puder consumir estes ingredientes, também é possível fazer a versão apenas com os restantes listados.

– Ingredientes –

  • 1 chávena almoçadeira (pode ser uma tigela) de arroz carolino
  • 2 chávenas de água quente
  • 1 pitada de sal
  • 3/4 de chávena de açúcar
  • 2 cascas translúcidas de limão
  • 1 pau de canela
  • 2 chávenas e meia de leite gordo morno
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 gemas (à temperatura ambiente)
  • Canela em pó para polvilhar

– Modo de preparação –

  1. Lave e cozinhe o arroz em 2 chávenas bem cheias de água quente com uma pitada de sal, em lume brando. Deixe absorver completamente toda a água, verificando se o arroz está bem cozido.
  2. Acrescente ao tacho o açúcar, as cascas de limão, o pau de canela, o leite e a manteiga e mexa até o açúcar se dissolver. Continue a mexer suavemente, até sentir que o preparado começa a ferver e a engrossar ligeiramente (cerca de 6 a 8 minutos).
  3. Entretanto, mexa as gemas numa tigela até ficarem desfeitas. Acrescente duas a três colheres de sopa do preparado e misture bem (serve para aquecer as gemas e não correr o risco de estas talharem quando as deitarmos no tacho ao lume).
  4. Retire as cascas de limão e o pau de canela do tacho e acrescente em fio as gemas, mexendo sempre, em lume muito brando, até o preparado engrossar (mais 3 a 5 minutos), retirando do calor conforme o gosto, isto é, mais ou menos líquido (se gostar do arroz bastante cremoso, retire do lume ainda bastante líquido; ao arrefecer, irá absorver o líquido residual e manter a cremosidade).
  5. Deite o arroz para uma taça ou taçinhas individuais e polvilhe com canela em pó. Sirva morno ou frio.

Veja também:

Ler mais