Como fazer um correto armazenamento dos alimentos no frigorífico

Como fazer um correto armazenamento dos alimentos no frigorífico

8 Dicas para armazenar os seus alimentos no frigorífico!

Conheça aqui algumas formas de armazenamento para manter os seus alimentos no frigorifico, sem risco de contaminação! 

A alimentação é o nosso principal veículo de energia. E o armazenamento dos alimentos é tão importante como os critérios que temos na análise do rótulo nutricional e que interferem no processo de compra.

É aos alimentos que vamos buscar vitaminas e minerais para darmos ao nosso organismo a energia para o dia-a-dia. Igualmente importante é a forma como os guardamos para que não percam as suas principais caraterísticas. 

Se não forem armazenados corretamente, podem gerar bactérias, substâncias químicas nocivas e desencadear vírus nefastos para a sua saúde. 

Dentro do frigorífico, as temperaturas também variam nas prateleiras centrais, inferiores e porta.  Os alimentos devem ser acondicionados, respeitando os diferentes níveis. 

 

8 Regras para conservar corretamente os alimentos no frigorífico


 
Ganhe um robot de cozinha!
Cozinhar nunca foi tão fácil. Poupe tempo e dinheiro e divirta-se enquanto cozinha! Quero ganhar um robot de cozinha!

1. Boa higiene

É fundamental que o seu frigorífico esteja completamente limpo, para não interferir com a qualidade dos alimentos. Pode limpá-lo com detergentes próprios e utilizar vinagre para afastar odores. 
 


2. Data de validade

É importante colocar alimentos com validade mais reduzida em zonas de maior visibilidade para que sejam consumidos mais rapidamente. 
 


3. Degraus de conservação

Os alimentos devem ser separados de forma a evitar a contaminação cruzada dos mesmos, de preferência com uma separação física entre eles.
 
  • Peixe e carne: devem ficar nas prateleiras em baixo, para não haver possibilidade de pingar algum líquido próprio dos mesmos e contaminar outros alimentos. 
  • Frutas e vegetais: se o frigorífico tem duas gavetas, é por algum motivo. Um deles é para poder separar os legumes da fruta. 
  • Ovos: mantenha-os longe da porta. A abertura e o fecho faz com que a sua temperatura oscile, podendo estragá-los. As prateleiras inferiores do frigorífico são uma boa opção.
  • Laticínios: pode colocá-los em prateleiras centrais
  • Alimentos cozinhados: separados dos laticínios, mas em local central e devidamente armazenado em embalagem bem fechada



4. Deixe arrefecer os alimentos antes de os guardar

Não coloque imediatamente no frigorífico, alimentos que acabam de ser confecionados, porque desta forma irá elevar a temperatura dos restantes alimentos e criar um ambiente mais favorável à criação de microrganismos. Deve tentar arrefecê-los rapidamente para que todos os seus nutrientes sejam preservados.



5. Vidro em vez de plástico

Os alimentos devem ser conservados em recipientes de vidro em vez de plástico, para que não sejam contaminados pelas suas toxinas. Pode também ser utilizada película aderente para o armazenamento. 
 


6. Monitorização 

É igualmente importante que vá acompanhando os alimentos armazenados para que não haja uma contaminação de odores e bactérias. 



7. Deixar respirar 

Não encha demasiado o frigorífico. O ar deve circular de forma a chegar a todos os alimentos de forma igual, para garantir o sucesso do armazenamento e refrigeração.



8. Temperaturas

Deve mantê-lo a 5 graus, nas prateleiras do meio. É também importante que não haja formação de gelo. Isso significa que não está a refrigerar corretamente e pode provocar a deterioração dos alimentos. 


O não cumprimento destas regras faz com que esteja mais permeável a intoxicações alimentares. Preserve os seus alimentos com cuidado, para que o nutram. O sucesso do armazenamento garante mais vitaminas à sua alimentação.

 
Quer ganhar cartões-presente no valor de 50€? Saiba como aqui!


Veja também: