Porque não deve tomar analgésicos para atenuar a dor muscular

De venda livre, fácil acesso e custo reduzido são vários os atletas que tomam analgésicos para a dor muscular, mas poderá não ser uma boa opção. Veja porquê.

Porque não deve tomar analgésicos para atenuar a dor muscular
A forma mais rápida de atenuar a dor, mas que não será a mais eficaz.

Os analgésicos para a dor muscular, de venda livre, são a forma mais comum de aliviar essa mesma dor e a sensação de rigidez muscula contudo, pensa-se que os analgésicos anti-inflamatórios não esteróides (os AINEs) podem afetar os ganhos de massa muscular, limitando o aumento da síntese de proteína que ocorre normalmente depois da realização de treinos de hipertrofia.

No entanto, as respostas não são conclusivas, pois existem estudos que demonstram a redução do nível de síntese de proteína depois dos treinos, outros que defendem que a toma durante vários meses pode acelerar os ganhos de força e de massa muscular.

Porque não devemos tomar analgésicos para a dor muscular?


Se sente aquela dor incomodativa depois de um treino não recorra aos analgésicos para atenuar a dor muscular, de forma a atenuá-la ou até mesmo eliminá-la. Isto porque a síntese proteica será reduzida inibindo o aumento de massa muscular, o que é totalmente desmotivador para quem treina intensivamente e não vê ganhos.

A toma de analgésicos


analgesicos

Tomar qualquer medicamento desnecessariamente é desaconselhado e o mesmo acontece com os analgésicos.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

Claro está que, se a dor muscular for intensa, se houver lesão ou distensão muscular, a toma de analgésicos pode ser considerada mediante aconselhamento médico.

No entanto, quando perceber que a dor que sente é a dor típica de quem esforçou o músculo e/ou o grupo muscular, não tome a iniciativa de tomar medicação para aliviar a dor. Não habitue o seu organismo pois numa situação aguda, o analgésico não fará o efeito para o qual está destinado, visto que o organismo já estará resistente.

De salientar que a toma continuada de analgésicos, sem qualquer aconselhamento ou sob a supervisão de uma médico, mesmo que na dose recomendada, pode levar a espasmos musculares e colocar o coração e os rins em risco.

Alternativas à toma dos analgésicos


massagem desportiva

Algumas alternativas à toma de analgésicos para a dor muscular são as massagens desportivas, banhos de gelo para reduzir o inchaço e potenciar a recuperação.

Ter noção dos nossos limites é também algo que devemos ter em consideração para evitar lesões musculares e reduzir as dores pós-treino.

Um bom aquecimento também é crucial de forma a preparar os músculos para que não estejam tão propensos a lesões.

Dar uma dose adequada de proteína ao organismo também é uma alternativa à toma dos analgésicos para a dor muscular,  pois ajudará o organismo na recuperação muscular e, consequentemente a construir massa muscular.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais