Alongamento ou Força para uma melhor Modalidade

Alongamento ou força: serão os alongamentos benéficos? Se tem dúvidas em relação a este assunto, leia o nosso artigo e esclareça-se.

Alongamento ou Força para uma melhor Modalidade
Alongamento ou força: devo treinar e alongar?

O alongamento ou força tem sido alvo de estudo nos últimos tempos.

O alongamento era visto como parte essencial do treino antes de qualquer atividade defendendo que preveniria lesões e aumentaria o desempenho e no final de uma atividade defendendo que diminuiria as dores musculares “do dia a seguir”.

Durante muito tempo o alongamento era visto como essencial antes de qualquer tipo de atividade, pois preveniria lesões e aumentaria o desempenho, no entanto vários estudos têm sido realizados ao longo dos anos e demonstrando que os benefícios não existem e algumas atividades são prejudicadas pela execução dos alongamentos antes dos exercícios.

Alongamento: o que é?


alongamento

Antes de mais é importante perceber o que é o alongamento. O alongamento é um conjunto de técnicas utilizadas para o aumento da flexibilidade, tratando.-se de um movimento utilizado para aumentar a mobilidade dos tecidos moles por promover aumento do comprimento das estruturas que tiveram encurtamento adaptativo podendo ser definido também como técnica utilizada para aumentar a extensibilidade dos músculos e do tecido conjuntivo peri articular.

Contribuindo para aumentar a flexibilidade articular, isto é, aumentar a amplitude de movimento.

Alongamento ou treino de força?


alongamento ou forca

Segundo alguns estudos o alongamento pode afetar os ganhos de força. O alongamento ou força são dois métodos incompatíveis de serem trabalhados juntos no mesmo treino.

Plano de treino grátis
Quer atingir os seus objetivos e não sabe por onde começar? Temos um plano de treino de acordo com o que pretende. Obter o plano aqui.

Alongamento antes do treino de força?

Em sessões de treino de força o objetivo é levar a fibra muscular à fadiga realizando um grande número de series com poucas repetições e carga alta.

Com o alongamento ocorrem modificações na relação comprimento-tensão do músculo que podem causar um desajuste entre os miofilamentos de actina e miosina, diminuindo a atração das pontes cruzadas de miosina-actina, por consequência diminuição da capacidade de gerar força muscular, diminuindo o reflexo neuromuscular. Ocorre inibição dos estímulos excitatórios, ocorre um aumento do atraso eletromecânico devido à alteração na relação comprimento–tensão da unidade musculo-tendinosa, e isquemia local devido ao menor fluxo sanguíneo e acumulo de metabolitos.

Alongar após treino?

O alongamento no pós-treino é realizado com o intuito de diminuir as dores musculares do dia seguinte e melhorar a flexibilidade, no entanto vários estudos têm afirmado que o alongamento no final do treino não previne ou atenua as dores musculares, pode ser efetuado como forma de relaxamento e retorno à calma.

Quanto ao alongamento no final do treino para o trabalho de flexibilidade, esta não é perdida se durante o treino os exercícios forem realizados na amplitude correta.

O treino de flexibilidade ou mobilidade deve ser realizado dissociado do treino de força ou poderá predispor os músculos à lesão ou comprometer a eficiência dos treinos. Os treinos de flexibilidade ou mobilidade podem ser feitos no entanto, em dias diferentes ao treino de força.

Em suma


Vários estudos sobre os benefícios do alongamento têm ainda resultados controversos. Ainda há falta de evidência, no entanto a maioria deles sugere a falta de benefícios dos alongamentos e quanto ao alongamento ou força sugerem a sua divisão.

Vários estudos demonstram que o alongamento antes do treino de força pode atrapalhar os ganhos de força e se o objetivo for flexibilidade, o treino de alongamento deve ser realizado em dias diferentes ao treino de força, para que nenhum dos treinos atrapalhe o outro.

Consiga aqui um plano de treinos gratuito de acordo com os seus objetivos e fique em forma!

Veja também:

Ler mais
Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.