Saiba como aliviar a dor de cabeça sem medicação

Aprender a aliviar a dor de cabeça sem medicação é algo que lhe poderá ser bastante útil em qualquer momento da sua vida e uma solução mais natural. Confira as dicas.

Saiba como aliviar a dor de cabeça sem medicação
Acupressão e truques caseiros podem ajudar.

É um problema muito comum mas incómodo e, por vezes, limitativo.

Aliviar a dor de cabeça sem medicação implica recorrer a alguns truques mais naturais que podem realmente ser benéficos e ajudar neste momento de dor.

Um desses truques passa pela acupressão, que é um tipo de massagem, cuja eficácia é confirmada por numerosos estudos científicos. Pela sua natureza, é uma terapia alternativa que pode ser aplicada para aliviar a dor de cabeça, a cólica menstrual e outras dores que surgem no dia-a-dia.

Esta técnica tal como a acupuntura, tem origem na medicina tradicional chinesa, sendo indicada para aliviar dores ou para estimular o funcionamento de órgãos através da pressão de pontos específicos no corpo humano.

Geralmente, com estas medidas, a dor de cabeça passa rapidamente mas se a dor for causada por febre, gripe ou outra situação é importante consultar um médico para identifica a causa da dor e iniciar o tratamento adequado.

Acupressão: aliviar a dor de cabeça sem medicação


acupressao

Para saber como massajar pontos de acupressão é necessário estar numa posição confortável e relaxar.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

A massagem não leva muito tempo, poderá demorar entre 30 segundos a 1 minuto e consiste em massajar um ponto com pouca pressão ou movimentos circulares. Geralmente, a dor de cabeça desaparece durante a massagem ou 5-10 minutos depois.

Existem 6 pontos principais para aliviar a dor de cabeça sem medicação e recorrendo à acupressão:

1. Ponto Yintang

O ponto do terceiro olho, ou Yintang, está situado entre as sobrancelhas no lugar onde a ponte do nariz passa para a testa. Este ponto também é responsável pela remoção da fadiga ocular.

2. Pontos Zan Zhu

Estes pontos simétricos estão localizados na base da borda interna das sobrancelhas.

A massagem desta área também alivia um corrimento nasal e melhora a acuidade visual e deve ser realizada durante um minuto, seja pressionando durante esse tempo ou efetuando movimentos circulares.

3. Pontos Yingxiang

Estes pontos estão localizados em ambos os lados das narinas em paralelo com os olhos.

Para encontrá-los, sinta uma covinha no fundo das maçãs do rosto. Ela ajuda a abrir os seios nasais, a reduzir a dor de cabeça, dor de dentes e até a aliviar o stress e a ansiedade.

4. Pontos Tian Zhu

Os pontos Tian Zhu estão localizados na parte de trás da cabeça no meio, entre as orelhas e o início da coluna vertebral.

Massajar esses pontos ajuda a aliviar a congestão nasal, a dor nos olhos e ouvidos, a dor de cabeça severa e a enxaqueca.

5. Pontos Shuai Gu

Os pontos Shuai gu estão situados a cerca de dois a três centímetros desde o início da linha do cabelo na área do templo.

Deverá sentir uma pequena ondulação para encontrar este ponto. A pressão aplicada a esta área alivia a dor na região temporal e a fadiga ocular.

6. Pontos He Gu

Estes pontos simétricos estão localizados na parte de trás da mão entre o polegar e o indicador.

A pressão aplicada a esta área também alivia a dor nas costas, dor de dentes e a tensão nos músculos do pescoço.

Outras formas de aliviar a dor de cabeça sem medicação


Além da acupressão, existem alguns truques para ajudar a relaxar e a descontrair, que podem também aliviar a dor de cabeça sem medicação.

1. Tomar um banho morno

banhos de agua morna

A água quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar o corpo, trazendo um alívio momentâneo da dor de cabeça.

2. Tomar café

tomar cafe

Uma chávena de café forte, sem açúcar e com uma casca de limão, também ajuda a combater naturalmente a dor de cabeça, sendo útil até mesmo em caso de ressaca.

3. Compressa fria na testa

compressa fria na testa

Coloque uma compressa fria na testa, nas têmporas e na nuca. Isto ajudará a promover a contração dos vasos sanguíneos da cabeça, diminuindo o volume de sangue e aliviando as dores de cabeça.

4. Tomar chá

cha de gengibre

Se a dor de cabeça não passar com os passos anteriores, beba uma chávena de chá de gengibre, porque este alimento possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar a dor de cabeça.

Basta colocar dois centímetros de raiz de gengibre em água e deixar ferver durante cinco minutos e depois coar e beber quando estiver morno.

Nota importante


Quando as dores e cabeça são demasiado persistentes, convém procurar aconselhamento médico, nomeadamente se:

  • A dor de cabeça não melhorar em três dias com nenhuma destas dicas;
  • A dor de cabeça piorar, mesmo com estas dicas;
  • Tiver febre ou outros sintomas como dor de garganta, mau estar geral, náuseas ou vómitos, por exemplo.

Nestes casos, o médico pede exames para tentar identificar a causa da dor de cabeça e orientar o tratamento adequado, que pode ser feito com remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, se necessário.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também: