Alimentos ricos em magnésio para manutenção muscular

Alimentos ricos em magnésio para manutenção muscular

Saiba onde pode encontrar este mineral tão importante para o organismo.

O magnésio intervém em mais de 300 reações bioquímicas no corpo. Razões mais do que suficientes para incluir alimentos ricos em magnésio na sua alimentação.
 

A ingestão de alimentos ricos em magnésio é fundamental, ou não fosse este um mineral essencial para o desenvolvimento saudável do ser humano. 

Envolvido em, pelo menos, 300 reações bioquímicas no organismo, o magnésio está presente em todo o corpo. Sim, leu bem. Todos os órgãos do corpo – nomeadamente o coração, os músculos e os rins – necessitam de magnésio para funcionarem corretamente. Só para ter uma ideia 65%  do magnésio existente no corpo encontra-se nos ossos, estando 25% nos músculos e os restantes 10% distribuídos por outras células e líquidos corporais. 

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Entre as funções do magnésio destacam-se a manutenção muscular e o funcionamento dos nervos, bem como manutenção do sistema imunológico.

Além disso ainda ajuda a equilibrar o ritmo cardíaco, auxilia na construção de ossos fortes e ajuda a regular a pressão arterial, por exemplo.  

A deficiência de magnésio pode ter, por isso mesmo, consequências graves para a saúde. Entre os problemas que podem derivar da falta de magnésio constam enxaquecas, diabetes tipo 2, desequilíbrio hormonal, osteoporose ou ansiedade, por exemplo. 



Dode Diária Recomendada


Por esta razão é importante que tenha em atenção para assegurar que ingere as quantidades necessárias deste mineral. De acordo o decreto-lei nº 54/2010 de 28 de Maio, a dose diária recomendada de magnésio é de 375mg/dia.

No entanto, e à semelhança de todos os minerais, o magnésio não é produzido no corpo, pelo que tem de ser consumido através da alimentação. É aqui que entram os alimentos ricos em magnésio.  

 

Alimentos ricos em magnésio: quais são? 


Há vários. Nós deixamos-lhe alguns exemplos. 
 

1.    Banana 

São, provavelmente, a fonte de magnésio mais conhecida. Em 100 gramas de banana existem 28mg de magnésio. 
 

2.    Castanhas 

Mais do que um fruto da estação as castanhas são boas aliadas da sua saúde, já que lhe estão associados vários benefícios. Entre eles o facto de serem uma boa fonte de magnésio. 100 gramas de castanhas contêm 33mg de magnésio. 
 

3.    Amêndoas

Pertencem ao grupo das oleaginosas e benefícios não lhes faltam. Ao natural ou torradas, as amêndoas ricas em vitamina E, cálcio, fósforo, ferro, zinco, selénios e – isso mesmo – magnésio (entre outros nutrientes). Em cada 100 gramas de amêndoas encontra 259mg de magnésio.
 

4.    Aveia

Mais conhecida por ser rica em fibras, a aveia tem vários benefícios para a saúde. Não só ajuda a controlar o colesterol, como ainda melhora o funcionamento intestinal. Mas é também rica em magnésio. Em cada 100 gramas de flocos de aveia, por exemplo, estão 122mg de magnésio. E possibilidades não faltam. E já que falamos de aveia espreite aqui as nossas sugestões

 

Outros alimentos… 


Espinafres, soja, feijão, trigo-sarraceno, sementes de abóbora, ervilhas, avelãs, abacate, ameixa, arroz integral, salmão, sementes de linhaça ou chocolate preto, são mais alguns dos alimentos onde pode encontrar o magnésio que necessita. 
 
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