Alimentos ricos em hidratos de carbono

Alguns dos principais alimentos ricos em hidratos de carbono fazem parte da alimentação diária de cada um. 

Alimentos ricos em hidratos de carbono
Venha descobrir quais são.

Ao longo deste artigo vamos referir alguns alimentos ricos em hidratos de carbono que podem ser incluídos na dieta diária de forma equilibrada e saudável.

Os hidratos de carbono desempenham um papel fundamental no bom funcionamento do organismo, que vai deste a fertilização até ao desenvolvimento intelectual e humano.

Apesar do consumo de hidratos de carbono estar muito associado ao desenvolvimento de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, não se pode culpar este nutriente pelo mal global.

Nem todos os alimentos que ingerimos são possuidores de hidratos de carbono simples, ou seja, os que fazem aumentar o peso com mais facilidade.

A chave poderá estar principalmente nas quantidades ingeridas e nos tipos de alimentos que escolhemos.

6 Alimentos ricos em hidratos de carbono


1. Pão

pao
Considerando os seus 50g de hidratos de carbono por cada 100g de alimento, o pão é um dos alimentos ricos em hidratos de carbono.

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O pão é um alimento imprescindível na casa da maioria dos portugueses, mas que muitas das vezes é ingerido em quantidades exageradas. 

Sempre que possível, deve-se optar pelas alternativas integrais ou com cereais e desta forma beneficiar do consumo de fibra e da libertação de açúcar para o sangue de forma mais lenta.

 


2. Batata doce

É muito famosa no mundo do desporto, mas também pode ser incluída na dieta diária de quem não pratica exercício físico tão rigorosamente.

A batata doce fornece cerca de 30g de hidratos de carbono por cada 100g de alimento e é uma excelente alternativa à batata tradicional, principalmente por ter um baixo índice glicémico.
 
 


3. Massas

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É um dos alimentos de referência em refeições pré-treino precisamente pelo seu alto conteúdo em hidratos de carbono, onde cada 100g de alimentos oferece cerca de 60g de hidratos de carbono, e por ser uma alternativa que não deixa que os níveis de açúcar se elevem muito rapidamente, libertando o açúcar de uma forma gradual.

Tal como acontece com o pão, deve-se optar por massas integrais para um maior benefício para a saúde.
 
 


4. Cereais

Neste grupo insere-se a aveia e a quinoa, por exemplo, ambos possuidores de cerca de 60g de hidratos de carbono por cada 100g.

Os alimentos deste grupo além de serem excelentes fontes de hidratos de carbono também fornecem uma boa quantidade de proteínas e fibras.
 
 


5. Banana

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De uma forma geral, as frutas são constituídas essencialmente por hidratos de carbono, mais concretamente por frutose.

No entanto, a banana sobressai nesta categoria, já que é das frutas com maior teor deste nutriente, onde por cada 100g existem cerca de 22g de hidratos de carbono.

Mas não é por ter este conteúdo de hidratos de carbono que deixa ser um alimento a pôr de lado, pelo contrário.

As bananas possuem outros nutrientes, tais como vitaminas e minerais, que devem fazer parte da nossa alimentação.
 
 


6. Mel

O mel é um alimento natural que apresenta uma grande quantidade de hidratos de carbono. São 78g por cada 100g de mel.

Apesar de ser um hidrato de carbono de absorção muito rápida, pode ter impacto muito positivo na saúde de quem o consome. Contudo não se pode esquecer que se trata de um alimento rico em energia e por isso convém que a ingestão seja moderada e equilibrada.

Entre os benefícios do mel, encontra-se o seu poder de ajudar na melhoria das dores de garganta, e ainda o facto de ser uma óptima alternativa para quem necessita de uma fonte rápida de energia.
 

Em suma…


Todos os alimentos que foram aqui apresentados são bastante conhecidos de todos os portugueses.

Por serem alimentos ricos em hidratos de carbono, devem ser consumidos de uma forma equilibrada, sempre dando preferência às alternativas mais saudáveis e que oferecem outros nutrientes além dos denominados “açúcares”.

A exclusão por completo destes alimentos da dieta não é aconselhada. O organismo precisa de energia sob a forma de hidratos de carbono para funcionar da melhor maneira possível.

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