5 Alimentos que não deve comer para não engordar no Verão

Conheça alguns alimentos que não deve comer para não engordar no Verão: próprios da época mas que crescentam números à sua balança.

5 Alimentos que não deve comer para não engordar no Verão
Saiba que alimentos deve evitar para não ganhar peso no Verão.

O Verão pode ser sinónimo de atividade física, saladas, fruta e refeições leves.

Mas como há sempre a outra face da moeda: conheça  5 alimentos que não deve comer para não engordar no Verão.

Alimentos que não deve comer para não engordar no Verão


Sabendo que é um período de férias para a maioria, deverá ter em conta o equilíbrio e não privar-se demasiado dos alimentos que gosta e lhe dão prazer.

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As sugestões dadas podem e devem merecer a sua atenção no sentido de as evitar, não querendo dizer que não pode comer determinado alimento de forma pontual.

Consulte o seu nutricionista de forma a que tenha um acompanhamento personalizado e uma gestão de peso equilibrada, no Verão e em qualquer altura do ano.

1. Gelados

gelados

Os gelados marcam presença em todo o Verão, um alimento fresco e muito apreciado. O problema está na quantidade, tipo e periodicidade.

Os gelados estão, muitas vezes, carregados de gordura e açúcar e em nada traz vantagem no que diz respeito à sua gestão de peso. Hoje em dia já existem opções sem açúcar, gordura (normalmente só com fruta, mas regra geral com mais açúcar) e os gelados de iogurte – procure escolher uma opção o mais saudável possível e evite comer gelados todos os dias e em grande quantidade.

> Conheça algumas receitas de gelados para o verão.

2. Refrigerantes e sumos

refrigerantes e sumos

Por estar calor, poderá ser hábito acompanhar a refeição com refrigerantes ou sumos. Este produtos têm uma enorme quantidade de açúcar e conservantes.

Opte por fazer sumos de fruta natural e legumes em casa, sem adição de açúcar e prefira água ou chá frio para acompanhar as suas refeições.

3. Pão

sandes

Será mito dizer que o pão engorda uma vez que tudo depende da quantidade, tipo e no que coloca para o acompanhar.

No Verão é comum transportar sandes para a praia, piqueniques ou quando vai passear. Tenha o cuidado de escolher um pão escuro, feito a partir de farinhas integrais e opte por colocar alimentos frescos, evitando gorduras, molhos e fritos.

Evite comer sandes todo o dia e opte também por saladas, wraps de legumes ou outras refeições frias.

4. Batatas fritas

batatas fritas

Ainda que seja um snack fácil de transportar: evite o seu consumo. Além da gordura tem uma grande quantidade de sal promovendo a sua desidratação.

Opte por levar fruta desidratada, ou batata assada em palitos no forno com especiarias e ervas aromáticas.

5. Bolos de pastelaria

bolos de pastelaria

Principalmente na praia, lanches em pastelarias e nos pequenos-almoços de hotel: tome cuidado com os bolos. Além de não conhecer, na maioria das vezes os seus ingredientes, saiba à partida que têm um valor calórico elevado e muito açúcar.

Opte por fazer os seus bolos em casa com farinhas integrais, gorduras saudáveis e açúcares não refinados. Junte fruta para adoçar. As bolas de berlim também são alimentos que não deve comer para não engordar no Verão, no entanto, pode comer pontualmente e aproveitar a praia para fazer uma caminhada ou exercício físico à beira-mar.

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Margarida Beja Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.