Os alimentos que as crianças não devem comer

Os alimentos que as crianças não devem comer

Os cuidados são de extrema importância para a saúde da sua criança!

Se por um lado nunca tivemos tanta oferta alimentar saudável, também nunca tivemos tanta oferta alimentar processada. Mas quais são alimentos que as criancas não devem comer?

A alimentação é de extrema importância para o bom crescimento e desenvolvimento saudável da criança.

Tendo em conta a imensidão de oferta no mercado e o quão apelativos são os produtos alimentares, nunca nos podemos esquecer quais são os alimentos que as crianças não devem comer.

São bastantes os alimentos que uma criança não deve, de todo, consumir até aos 2 anos.

É importante que os pais tenham uma leitura atenta dos rótulos e das embalagens, pois alguns contem a informação acerca da idade indicada de consumo.


ANTES DOS 2 ANOS


1. AÇÚCAR DE QUALQUER TIPO

bola de berlim
O açúcar por si só já é considerado um alimento "proibído" e absolutamente contra-indicado para crianças com menos de 2 anos de idade. O açúcar é extremamente aditivo, pode provocar diabetes, cáries dentárias e ainda excesso de peso ou obesidade.

Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
Atenção que muitas vezes o açúcar está camuflado nos alimentos, por isso temos de estar sempre atentos aos rótulos das embalagens para não cairmos no erro de consumir um produto alimentar, que nos parece não ter açúcar ou que tem uma insígnia, do género,  "sem açúcar adicionado", que na realidade nos irá fazer mal, pois o açúcar está lá presente.

Para além das frutas e de alguns legumes terem açúcar (apesar de não ser tão maléfico), pães, bolachas, bolos, refrigerantes, sumos de fruta, gelados, entre outros são riquíssimos neste componente.

É importante perceber que estes devem constar na lista dos alimentos que as crianças não devem comer.

 


2. BOLACHAS COM RECHEIO

Ricas em gordura, açúcares e sódio, não tên quantidade relevante de vitaminas e minerais, sendo assim não têm valor nutricional.

Não deixe que as crianças comam de forma desregrada este alimento.

 


3. REFRIGERANTES

refrigerantes
Para qualquer pessoa, principalmente para as crianças, estas bebidas são absolutamente dispensáveis da dieta das crianças.

A concentração de açúcar nos refrigerantes é muito elevada, podendo provocar diversos problemas de saúde, tais como obesidade e cáries dentárias.

 


4. PRODUTOS COM CAFEÍNA

Café e outros produtos com cafeína , como chá verde, chá preto ou alguns refrigerantes nunca devem ser consumidos por crianças. A cafeína é um composto químico alcalóide que ataca o sistema nervoso central e pode provocar outros danos, nomeadamente ao nível do aparelho digestivo, aumentando a produção de suco gástrico.

Nas crianças o consumo de cafeína pode causar dores de cabeça, insónias, aumento do ritmo cardíaco e agitação.
 
 


5. AMENDOINS, CASTANHAS, NOZES, AVELÃS E OUTRoS OLEAGINOSOS

frutos secos

Para além de conterem aflatoxina (toxina produzida por fungos), que causa danos ao fígado, os oleagionos podem causar engasgos e sufocamento, devido ao tamanho e formato.

O mesmo acontece com as azeitonas. As crianças, até aos 4 anos não devem consumir estes alimentos.
 

MENSAGEM A RETER


O consumo destes alimentos não será grave se for feito esporadicamente e os seus malefícios podem ser muito reduzidos com uma confeção caseira mais cuidada.

Obviamente, os cuidados devem ser tanto maiores quanto menor for a idade da criança.

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: