Quais os melhores alimentos para perder barriga?

Descubra quais os melhores alimentos para perder barriga e faça deles opções regulares na sua lista de compras e na alimentação!

Quais os melhores alimentos para perder barriga?
Se quer uma ajuda extra para perder a “barriguinha”, aposte nestes alimentos.

O excesso de massa gorda, particularmente a nível abdominal, pode trazer diversas consequências negativas para a saúde. Desde diabetesdoenças cardiovasculares, passando pela dislipidemia, o risco é significativamente maior quando possui valores de perímetro abdominal elevados. Como tal, é importante, não só perder peso, mas também perder a barriga / gordura abdominal. E é neste campo que entram alguns alimentos que vamos abordar de seguida, os quais passaremos a designar como “alimentos para perder barriga”.

Estes alimentos para perder barriga são, na verdade, alimentos que aceleram o metabolismo, promovem maior queima de gordura ou simplesmente ajudam na redução do inchaço abdominal.

No entanto, é sempre importante salientar que além dos alimentos para perder barriga, a prática de exercício físico regular é também muito importante neste processo de redução da massa gorda.

10 ALIMENTOS PARA PERDER BARRIGA


1. Chá verde

alimentos para perder barriga e cha verde

Quando se fala em eliminar gordura abdominal, o chá verde é um dos “suspeitos do costume”, devido aos seus conhecidos benefícios no metabolismo. Com efeito, o chá verde acelera o metabolismo, contribuindo, assim, para a perda de peso e de gordura abdominal.

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Além disso, graças às suas propriedades diuréticas e antioxidantes também contribuiu para a eliminação de toxinas e previne a retenção de líquidos.

2. Ananás / Abacaxi

ananas em rodelas

Também um dos alimentos mais conhecidos para perder barriga, o ananás / abacaxi é rico em Vitaminas (A, B1, B2, B3 e C), sais minerais (como potássio, sódio, fósforo, cálcio ou ferro) e fibras, sendo ainda um poderoso diurético (ajuda a eliminar a retenção de líquidos).

Além disso, pela presença de bromelina facilita a digestão e ajuda a reduzir o inchaço abdominal e (consequentemente) a perder barriga.

3. Gengibre

gengibre em rodelas

Além das suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o gengibre tem propriedades diuréticas e ajuda a acelerar o metabolismo. Todas estas propriedades fazem dele um dos melhores alimentos para perder barriga e para emagrecer de uma forma geral.

Devido à sua enorme versatilidade, pode ser utilizado nas mais variadas receitas.

4. Sementes (chia / linhaça)

sementes de chia em tacas

Ricas em vitaminas, minerais, proteínas ou ácidos gordos insaturados, as sementes são ótimos aliados para quem pretende perder barriga.

Além disso como são ricas em fibra, contribuem não só para prolongar a sensação de saciedade, mas também para reduzir os níveis de glicemia (açúcar no sangue) e regular o trânsito intestinal.

5. Ervas aromáticas

ervas aromaticas penduradas numa corda

As ervas aromáticas entram nesta lista de alimentos para perder barriga de forma indireta. Ou seja, pelo facto de substituírem o sal no tempero dos alimentos, são uma excelente alternativa para diminuir a retenção de líquidos e a formação de gases a nível intestinal.

Além disso, facilitam também a digestão (evitando digestões lentas e difíceis) e ajudam a fortalecer o sistema imunitário.

6. Lacticínios magros

leite magro

Devido ao teor de cálcio e proteína que possuem, os lacticínios são alimentos que podem ajudar a queimar gordura. No entanto, é muito importante que opte pelas versões magras, visto que as tradicionais têm elevados níveis de gordura e, no caso dos iogurtes, até de açúcar.

Por outro lado, no caso dos iogurtes, pelo facto de serem alimentos probióticos, ajudam a regular o funcionamento do trânsito intestinal. Caso sinta que não digere bem os laticínios, opte pelas versões magras sem lactose.

7. Aveia

cereais aveia

aveia é também um aliado na perda gordura abdominal tanto pela sua riqueza em fibra, que lhe confere propriedades saciantes e ajuda a regular o trânsito intestinal, mas também pelo facto de poder ser utilizada como substituto de outros cereais ou bolachas mais açucarados.

De facto, como a aveia não possui açúcar, é um alimento que fornece hidratos de carbono complexos, de baixo índice glicémico, que não contribuem de forma tão significativa para o aumento de massa gorda.

Também relativamente ao pão (mesmo o escuro) a aveia pode ser uma boa alternativa, visto que permite controlar mais facilmente a porção consumida e não promove a utilização de “recheios” ricos em açúcar e / ou gordura (manteiga, compotas, marmeladas, etc).

8. Peixe Gordo e frutos secos

frutos secos numa taca de madeira

Aumentar a ingestão de alimentos como o peixe gordo (salmão, sardinha ou carapau), frutos secos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs), facilita a eliminação de gordura e colesterol LDL, beneficiando não só a perda de massa gorda mas também a saúde cardiovascular. Tal facto deve-se à riqueza em ómega-3 que estes alimentos apresentam.

9. Canela

canela em po e pau

canela é uma especiaria que possui importantes propriedades termogénicas, sendo um verdadeiro potenciador do metabolismo e da queima de gordura. Além disso, a canela ajuda também a baixar o índice glicémico dos alimentos, permitindo uma absorção mais gradual dos mesmos.

Experimente a utilizar canela, em vez de açúcar, nos seus chás ou cafés, assim como em panquecas ou outras preparações culinárias que preparar.

10. Água

agua de garrafa

Apesar de vir em último nesta lista, a água é fundamental para o correto funcionamento do metabolismo. Se não estiver bem hidratado, o metabolismo torna-se mais lento e fica mais difícil perder peso e barriga. Além disso, a água promove também uma maior saciedade e ajuda a controlar impulsos de fome, evitando o excesso alimentar e a consequente acumulação de gordura.

Como tal, não se esqueça de além da dieta para perder barriga, de beber pelo menos 1,5l de água ou chá sem açúcar por dia.

Associado à água pode sempre colocar o limão, a canela e o gengibre, que são alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar (ainda mais) gordura.

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Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.