10 alimentos para manter a saúde do idoso

Envelhecer é inevitável, mas não há nada que o impeça de envelhecer bem! Verifique quais são os melhores alimentos para manter a saúde do idoso.

10 alimentos para manter a saúde do idoso
Descubra os melhores alimentos para manter a saúde do idoso!

Efetivamente, existem vários alimentos para manter a saúde do idoso e fazê-lo ganhar o aspeto e vitalidade de um jovem.

Enquanto é impossível evitar envelhecer, é possível de certa forma, fazer com que os efeitos da idade apareçam mais tarde e de forma mais leve.

O primeiro passo para uma saúde exemplar e um ar rejuvenescido na sua era dourada é muito simples: Uma boa alimentação.

Venha descobrir quais são!

Porque é que a alimentação é importante na saúde do idoso?


À medida que envelhece, o seu corpo sofre várias mudanças não só no que diz respeito ao seu aspeto, mas também na forma como trabalha.

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!

A digestão não é tão eficiente, não sente tanta sede como antes, o sabor dos alimentos não é igual, mastigar pode tornar-se difícil, entre outros factores.

As razões pelas quais isto acontece são variadas e podem estar relacionadas com a medicação que toma, com algumas patologias ou porque simplesmente o corpo está a envelhecer.

Contudo, o resultado é quase sempre o mesmo: perde o interesse em alimentar-se convenientemente.

Consequências de uma alimentação inadequeada

Consequentemente, quando a alimentação não é adequada, o seu corpo começa a enfraquecer e a deixar de funcionar devidamente. Quando isto acontece, começam a surgir as várias patologias e perde qualidade de vida.

Se sente dificuldades em de forma correta e equilibrada, fale com os seus familiares e procure um nutricionista. A alimentação deve ser sempre adaptada a cada fase da vida e um profissional de nutrição é o mais indicado para o ajudar.

Adicionalmente, é também importante manter-se ativo. Procure um profissional de desporto por forma a descobrir qual o tipo de exercício mais indicado para si e para as suas limitações.

10 alimentos para manter a saúde do idoso


Tendo em conta que já cá anda há uns anos, provavelmente já sabe os alimentos básicos aconselhados numa dieta saudável.

Deve estar a pensar que é aconselhável ingerir fruta, produtos hortícolas, carnes magras, peixe e cereais integrais e menos açúcar, gordura e sal.

Efetivamente, os alimentos referidos acima são imprescindíveis para uma alimentação saudável. Contudo, dentro daqueles grupos, existem uns que são mais importantes que outros e que são considerados os melhores alimentos para manter a saúde do idoso.

Vamos ver quais são:

1. Água

água como alimentos para manter a saúde do idoso

Sim, sabemos o que está provavelmente a pensar… a água efetivamente não é um alimento! Contudo, não é menos importante!

A água é o centro da Roda dos Alimentos Portuguesa e componente essencial de todos os alimentos da Roda.

A maior parte da população portuguesa, principalmente a idosa, não bebe água suficiente, porque não sentem sede suficiente.

Tendo em conta que o nosso corpo é composto maioritariamente por água, se não a ingerir em quantidade suficiente, entra num estado desidratação que se traduz sob a forma de fadiga, obstipação, enxaquecas, dificuldade de raciocínio e em tolerar temperaturas elevadas.

Assim, procure ingerir entre 1,5L e 2L de água ou chá (sem açúcar) por dia e verá que se irá sentir com muito mais energia!

 

2. Mirtilos

mirtilos como alimentos para manter a saúde do idoso

Deliciosos e cheios de antioxidantes, os mirtilos são um dos alimentos para manter a saúde do idoso.

Os antioxidantes nos mirtilos são vários e estes conseguem prevenir ou minimizar os danos nas células.

De uma forma geral, todos os frutos vermelhos são aconselhados, contudo os mirtilos contêm alguns nutrientes mais direcionados para um corpo em envelhecimento.

Acrescente os mirtilos aos iogurtes, batidos e smoothies ou ingira-os como snack.

 

3. Fibra

fibra como alimentos para manter a saúde do idoso

A fibra está presente maioritariamente em produtos hortícolas, cereais integrais e fruta.

Este constituinte é essencial para manter a saúde do idoso, pois ajuda a:

Todos estes efeitos promovem uma melhoria da saúde cardiovascular, a otimização do sistema gastrointestinal, o controlo do peso e a diminuição da incidência da diabetes.

 

4. Salmão

salmão como alimentos para manter a saúde do idoso

O salmão (assim como outros peixes gordos, como a sardinha) é um alimento fundamental para manter a saúde do idoso.

O facto do salmão ter um teor elevado em ácidos gordos ómega-3, faz com que seja um alimento protetor de patologias relacionadas com o sistema cardiovascular.

Deste modo, insira este alimento 2 a 3 vezes por semana, confecione-o com o mínimo de gordura e sal possível e acompanhe-o com produtos hortícolas variados.

 

5. Azeite

azeite como alimentos para manter a saúde do idoso

Uma gordura a ser aconselhada? Sim, é verdade!

Já vários estudos demonstraram como o consumo de azeite leva a uma diminuição significativa do LDL, o “colesterol mau”, e aumento do HDL, o “colesterol bom”.

A razão pela qual isto acontece é por o azeite ser uma gordura monoinsaturada, com importantes funções protetoras a nível cardiovascular.

Contudo, apesar do azeite ser um ótimo alimento para manter a saúde do idoso, deve ser usado com alguma moderação, pois não deixa de ser uma gordura.

Procure utilizá-lo em cru, acrescentando-o às saladas e no final da confecção da sopa.

 

6. Iogurte

iogurte como alimentos para manter a saúde do idoso

Como certamente sabe, os problemas ósseos estão tipicamente relacionados com o aumento da idade.

Efetivamente, à medida que a idade vai avançando, há uma perda da massa óssea, tornando os ossos mais frágeis, levando a que quebrem com mais facilidade e que recuperem mais lentamente.

Um dos alimentos mais aconselhados para melhorar a saúde óssea é usualmente o leite, contudo, em idosos, é costume existir uma tolerância inferior à lactose, presente de uma forma muito ativa no leite.

Deste modo, o iogurte vem como uma alternativa muito agradável, sendo uma boa fonte de cálcio e proteínas, essenciais para a manutenção da saúde óssea e muscular.

Dentro das variedades de iogurte, prefira as opções magras, visto que contêm menos hidratos de carbono e gordura. Acompanhe o seu iogurte com cereais, fruta e sementes e terá um snack ideal para as suas refeições intermédias.

 

7. Tomate

tomate como alimentos para manter a saúde do idoso

Alimento rico em licopeno, o tomate previne o aparecimento de cancro na próstata e no pulmão. Para além disso, é conhecido pelas suas propriedades anti-envelhecimento, que promovem a manutenção de uma pele jovem e lisa.

Pode utilizar tomates frescos ou enlatados, contudo deve evitar as polpas e os sumos, visto que, a estes, é usualmente adicionado açúcar, gordura e sal.

O tomate pode ser adicionado à sua salada, pode assá-lo no forno com orégãos, utilizá-lo para condimentar o seu prato ou como snack a meio da tarde, acompanhado com 1 fatia de pão integral e queijo fresco, por exemplo.

Basta ter imaginação!

 

8. Vinho tinto

vinho tinto como alimentos para manter a saúde do idoso

Sim, é verdade, leu bem! Apesar de ser uma bebida alcoólica, o vinho pode ser um bom “alimento” para manter a saúde do idoso. E como, pergunta?

A presença de polifenóis e antioxidantes em grande quantidade no vinho permite que este adquira uma composição que protege a saúde cardíaca.

Efetivamente, o vinho tinto pode ajudar a baixar o colesterol LDL, diminuir o aparecimento de coágulos sanguíneos e estabilizar a sua tensão arterial.

Contudo, o vinho tinto deve ser ingerido com muita moderação. Se não tem por hábito beber, estas também não são razões para começar.

Se, por outro lado, bebe outra bebida alcoólica, pondere em trocá-la para o vinho tinto.

A quantidade aconselhada é de 1 copo por dia para homens e meio copo por dia para mulheres.

 

9. Brócolos

brócolos como alimentos para manter a saúde do idoso

Os brócolos, para além do seu grande teor em vitaminas, minerais e antioxidantes, são dos produtos hortícolas mais utilizados na cozinha portuguesa.

Ricos em fibra, essencial para uma boa manutenção da saúde gastrointestinal, os brócolos são um bom alimento para manter a saúde do idoso.

Acrescente os brócolos ao seu dia-a-dia e verá que sentirá diferenças no seu organismo! Pode cozê-los, salteá-los ou assá-los no forno.

 

10. Frutos gordos

frutos gordos como alimentos para manter a saúde do idoso

Os frutos gordos são constituídos pelas amêndoas, avelãs, amendoins, nozes e outros semelhantes. Contudo, não se assuste!

Podem ser gordos, mas é de uma gordura boa: o ómega-6. Esta gordura insaturada promove o funcionamento cardiovascular e é um ótimo aliado para regular o apetite, visto que os frutos gordos também são ricos em proteína e fibra.

Adicione os frutos gordos aos seus snacks, numa dose de 3 a 6 unidades, variando sempre o tipo que utiliza.

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais