Alimentos para bronzear: obtenha o bronzeado perfeito

Alimentos para bronzear: obtenha o bronzeado perfeito

Descubra 7 alimentos que o podem ajudar a obter o seu bronzeado de sonho.

Existem alimentos para bronzear que ajudam na obtenção de um bronzeado saudável e duradouro, e adivinhe – não é preciso “torrar” ao sol sem protetor solar.

Certamente sabe que o Verão é frequentemente associado a peles bronzeadas.

No entanto, talvez não saiba que existem alimentos para bronzear que podem ajudar a obter a tão desejada cor de forma saudável e duradoura, e sem por em risco a sua saúde e da sua pele - falamos de alimentos ricos em carotenoides.


Note que isto não quer dizer que existem alimentos que podem substituir o protetor solar (que deve ser utilizado sempre durante a exposição solar) mas sim que pode encontrar na alimentação uma forma de potenciar o seu bronzeado e simultaneamente dar uma proteção extra à sua pele.
 

Porquê alimentos ricos em carotenoides?


carotenoides
Primeiro, importa explicar que os carotenoides são substâncias fitoquímicas, ou seja, provenientes dos alimentos de origem vegetal, responsáveis pela cor vermelha, amarela e laranja de certos alimentos e com propriedades benéficas para a saúde, nomeadamente da pele. 
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

O betacaroteno (ou pró-vitamina A) é o mais conhecido, mas outros como a zeaxantina, o alfacaroteno e o licopeno são também carotenoides com capacidade para ativar a produção de melanina e proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta uma vez que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.
 

Entre que alimentos para bronzear posso escolher?


brocolos

Veja aqui alguns alimentos para bronzear que o podem ajudar a obter a cor perfeita de forma saudável este verão.
 

1. Cenoura

É uma ótima fonte de betacaroteno e contém boas quantidades de vitamina C e potássio, que ajuda a controlar a retenção hídrica. Estimula a produção de melanina, pigmento responsável pela cor a pele.
 
 


2. Tomate 

O tomate é uma excelente fonte de licopeno, que é responsável pela sua cor vermelha. O licopeno aumenta a capacidade de resistência aos raios ultravioletas.
 
 


3. Abóbora

Contém altas doses de betacaroteno e uma considerável quantidade de fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B (B1 e B2 principalmente). Além de proporcionar uma boa cor da pele, ajuda a combater a oxidação das células e atua contra o envelhecimento.
 
 


3. Vegetais verde-escuros

São fontes de carotenos, ainda com vitaminas do complexo B, vitaminas C, vitamina E, cálcio e magnésio. Estes alimentos também contribuem para a manutenção do dourado da pele. 
 
 


4. Manga

Outra fonte de betacaroteno, rica em vitaminas. Esta fruta ajuda a intensificar o bronze da pele no Verão.
 
 


5. Papaia

É rica em fibras, contém enzimas que ajudam a prevenir a oxidação do colesterol e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Os antioxidantes presentes neste fruto ajudam no controlo do envelhecimento prematuro, na prevenção de obstipações e na digestão.
 
 


6. Batata-doce

Uma fonte de vitamina A e de vitamina C. Também possui vitaminas do complexo B (principalmente Vitamina B1, B2), fósforo e ferro.
 
 


7. Oleaginosas (amêndoa, avelã, amendoim, noz)

Estas possuem capacidade de atenuar o stress oxidativo que as radiações induzem no nosso organismo, protegendo a pele e prevenindo o seu envelhecimento.

Note que para começar a sentir os efeitos destes alimentos para bronzear o ideal é consumir 3-4 porções diárias, ou seja, acima das 250 gramas por dia, de preferência cerca de 4 dias antes de iniciar a exposição solar.

Não menos importante é mencionar que estes compostos são facilmente destruídos quando cozinhados, pelo que o ideal é ingerir os alimentos que os contêm crus.


Carotenóides e gordura 


Por último, importa referir que os carotenóides são substâncias lipossolúveis, isto é, dissolvem-se na gordura. Deste modo, consumir estes alimentos com uma fonte de gordura associada é vantajoso – acrescente, por exemplo, um fio (!) de azeite à sua salada de cenoura e tomate.

Mais, as “gorduras boas” (os chamados ácidos gordos essenciais ou ómega 3) presentes nos peixes gordos como o salmão e sardinha, ajudam a reparar os efeitos nocivos do sol, por isso certifique-se que inclui estes alimentos na sua alimentação (não só no verão, mas o ano todo).

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: