10 Alimentos para a memória

10 Alimentos para a memória

Há alimentos que podem ser chamados “amigos” da memória. Estes são alguns deles.

Saiba quais os alimentos que podem melhorar e estimular a sua memória.

É certo e sabido que a alimentação tem influência direta sobre todas as funções do nosso organismo.

Alguns alimentos, graças às suas propriedades nutricionais, podem estimular o bom funcionamento de alguns órgãos ou funções.

É precisamente sobre isto que agora lhe vamos falar. Vamos dar-lhe uma lista de bons alimentos para a memória que podem ajudar a preservar a sua memória e a estimular o seu cérebro.
 

Alimentos para a memória: 10 amigos da memória


Nozes


1. Salmão, sardinha, carapau, atum

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Todos são conhecidos por serem excelentes fontes de Ómega 3 (mais concretamente de ácido docosa-hexaenoico - DHA), o que faz deles bons alimentos para a memória, visto que estimula o bom funcionamento dos neurónios e melhora capacidade do cérebro para reter informações.
 


2. Frutos secos

Falamos de frutos secos no geral. Sejam nozes, amêndoas ou avelãs (por exemplo). Estes frutos são ricos, não só em Ómega 3, mas também em Ómega 6 e Vitaminas B6 e E, nutrientes importantes no bom funcionamento cerebral, na prevenção da demência e estimulação da memória. A Vitamina E, em particular, atua a nível da diminuição do envelhecimento das células do cérebro, protegendo-o de radicais livres.
 


3. Chocolate preto

Quando se fala em alimentos para a memória, temos que falar do chocolate preto. E não é uma questão de gula. É que o chocolate preto é rico em flavonoides, antioxidantes importantes para melhorar as funções cognitivas. Não só ajuda a preservar a memória e melhorar o fluxo de sangue para o cérebro, como ainda protege o cérebro dos radicais livres, sendo útil na prevenção de doenças do foro mental.
 


4. Abacate

Rico em gorduras monoinsaturadas, Ómega 3, Ómega 6, potássio e Vitaminas E e K, o abacate é um dos melhores alimentos para a memória.
 


5. Morango, mirtilos, amoras

A fisetina existente nestes frutos é outros dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento da memória. A fisetina é um flavonoide que melhora a comunicação entre neurónios. Mais. De acordo com alguns estudos recentes, a fisetina atua a nível da diferenciação das células nervosas, o que tem uma influência direta no bom funcionamento das funções cognitivas, como a memória, o raciocínio e a atenção.
 


6. Café

Se consumido com moderação pode ser um bom aliado do seu cérebro. Não só ajuda a aumentar a concentração, como ajuda no estado de alerta e até pode estimular a memória. Alguns estudos defendem ainda que o consumo de café pode mesmo ajudar a diminuir o risco de vir a sofrer de doenças neurológicas degenerativas.
 


7. Espinafres

Fontes de Vitamina E e ácido fólico, os espinafres são bons aliados do cérebro, uma vez que contribuem para desacelerar os efeitos do envelhecimento das células cerebrais e ainda podem prevenir o desenvolvimento de certos tipos de tumores e células cancerígenas.  
 


8. Ovo

É rico em nutrientes benéficos para o organismo, como ácido fólico ou vitamina B12. Mas não só, a gema do ovo é uma boa fonte de colina, uma substância associada à prevenção do declínio mental, decorrente do envelhecimento, e que ainda ajuda a prevenir doenças como o Alzheimer.
 


9. Batata-doce

Além de ser um alimento saboroso, a batata-doce tem inúmeros benefícios para a sua saúde, nomeadamente para a saúde da sua memória. Rico em vitaminas B e C, zinco, ferro, minerais, antioxidantes, polifenóis e – principalmente – carotenos, a batata-doce é altamente nutritiva. Da sua composição consta ainda a vitamina B3 (niacina) que atua a nível da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormonas que regulam a memória.
 


10. Tomate

Tal como o morango, os mirtilos e as amoras, o tomate é rico em fisetina, que contribui para o bom funcionamento da memória. Mas há mais. No tomate pode ainda encontrar licopeno, um poderoso antioxidante que reduz os danos causados às células pelos radicais livres. O consumo de tomate está ainda associado à melhoria da qualidade do sono e à prevenção do envelhecimento precoce.


Coma com qualidade e variedade e, de preferência, inclua alguns destes alimentos bons para a memória. Só tem a ganhar.


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