10 Alimentos que deve manter longe do frigorífico

10 Alimentos que deve manter longe do frigorífico

Descubra os 10 alimentos que deve manter longe do seu frigorífico!

Sabe 10 dos alimentos que não devem ser conservados no frigorífico para manterem as suas propriedades nutricionais intactas? Descubra aqui.  

Acha que pode guardar todo o tipo de alimentos no frigorifico? Isso é uma premissa errada! 

Tão importante como escolher cuidadosamente aquilo que colocamos no nosso prato, é ter alguns cuidados na forma como os armazenamos e conservamos. 

Há alimentos que pelas suas caraterísticas não devem ser conservados a temperaturas baixas e por isso o seu frigorífico não é a melhor opção. O foco é a preservação das suas principais propriedades nutricionais. 
 

10 alimentos que não devem estar no frigorifico


Ganhe um robot de cozinha!
Cozinhar nunca foi tão fácil. Poupe tempo e dinheiro e divirta-se enquanto cozinha! Quero ganhar um robot de cozinha!


1. Tomate

Este alimento é consumido, idealmente, maduro e suculento. Ao colocá-lo no frigorifico, é interrompido o seu processo de amadurecimento. Vai ficar mais “farinhento”. Se não o utilizar inteiro, o melhor é guardá-lo numa fruteira. 
 

2. Cebolas

A humidade do frigorifico pode fazer com que as cebolas percam a sua textura e fiquem moles. Ao mesmo tempo, a humidade faz com que apodreçam mais rapidamente. Este alimento deve ser conservado no escuro, longe de temperaturas elevadas. Depois de utilizadas pode colocá-las no frigorifico, devidamente protegidas, mas não deve ultrapassar as 24 horas. 
 

3. Mel 

Não há absoluta necessidade de guardar o mel no frio. Desde que hermeticamente fechado, tem uma duração muito longa. Se colocar no frigorifico, pode adquirir uma textura cristalizada. 
 

4. Alhos 

Devem ser conservados em locais secos e frescos. Ao ser conservado no frio, o alho ganha “mofo”, o que lhe retira todo o potencial antioxidante e lhe dá uma consistência tipo “borracha”. 
 

5. Pão 

Seca muito mais rapidamente se guardado no frio e perde o sabor estaladiço. É preferível que o congele e quando voltar a precisar dele, o deixa descongelar naturalmente. 
 

6. Abacate 

Mesmo que os compre maduros, deve optar por deixá-los num local fresco e com pouca luz. Para não oxidarem ou ficarem demasiado duros. 

Vai gostar de ler: Abacate: receitas simples e saudáveis
 

7. Batatas 

Quando preservadas no frigorífico, o amido transforma-se mais rapidamente em açúcar. Prefira a despensa e opte por um saco de papel ou de pano, para que a batata respire. 
 

8. Manjericão 

Para além de murchar mais rapidamente no frio, absorve o odor de todos os alimentos à sua volta. Deve guardá-lo num copo com água ou então congelá-lo em doses individuais. 
 

9. Chocolate 

A menos que tenha recheio de leite ou esteja demasiado calor, o chocolate não deve ser colocado no frigorifico. Quem nunca o colocou e quando foi buscar um “quadradinho” reparou numa espécie de película branca que atire a primeira pedra.

Há uma total perda de sabor e textura. Deve ser guardado à temperatura ambiente. 
 

10. Azeite 

Deve ser colocado num local fresco, mas não no frigorifico, para que não adquira uma consistência pastosa, como a manteiga.


O ideal é ler sempre os rótulos, onde estão todas as instruções de conservação. 

 
Quer ganhar cartões-presente no valor de 50€? Saiba como aqui!


Veja também: