5 Alimentos gordurosos que deve eliminar da sua alimentação

5 Alimentos gordurosos que deve eliminar da sua alimentação

Consiga uma melhor saúde eliminando estes 5 alimentos da sua dieta

Os alimentos gordurosos são extremamente nocivos para a sua saúde e devem, por isso, ser eliminados da sua dieta. Estes são os 5 alimentos que tem de banir da sua alimentação para sempre!

Quando alguns especialistas se aperceberam que, juntando hidrogénio às gorduras vegetais líquidas as moléculas se alteravam, ficando mais sólidas e espessas, nasceu então uma galinha de ovos de ouro para a indústria alimentar.

Consulta Gratuita de Nutrição
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
Mais baratas e nocivas do que as provenientes de animais, as gorduras hidrogenadas são responsáveis pelo aumento do mau colesterol e redução do bom, trazendo sérias consequências para a saúde, nomeadamente problemas cardiovasculares e cancro, por exemplo. Por isso mesmo, devem ser eliminadas da sua alimentação.

Estes são os 5 alimentos gordurosos que deve começar a retirar da sua alimentação. Pela sua saúde! 


Alimentos gordurosos que deve evitar ao máximo

1. Gelados cremosos

Não acredita? Mas é verdade. Os gelados são alimentos gordurosos pois, nas versões industrializadas, para além dos elevados níveis de açúcar, é ainda adicionado um elevado teor de gordura. Apesar de o verão ser uma altura propícia para a ingestão de gelados, opte por fazê-los em casa ou, em último caso, evite os gelados cremeosos.
 


2. Batatas Fritas

Para além das gorduras trans, as batatas fritas contém ainda substâncias cancerígenas. Este tipo de gorduras são responsáveis por processos inflamatórios no nosso organismo, que podem vir a desenvolver as patologias já referidas. Livre-se das batatas pré-fritas congeladas, bem como das de pacote já prontas a comer! Estes alimentos gordurosos não são bons para a sua saúde. 
 



3. Pizza

Grande parte das pizzas congeladas, além de conterem na sua constituição gorduras saturadas e até trans, ainda têm uma quantidade considerável de conservantes perfeitamente dispensáveis na sua alimentação. Procure fazer as suas próprias pizzas de raiz: prepare a massa, estenda e recheie com alimentos simples e saudáveis como legumes, frango e atum, por exemplo.
 


4. Donuts

Sabia que cerca de 35% a 40% daqueles donuts com coberturas maravilhosas são compostos por gorduras trans? Um donut tem, em média, 300 calorias e está repleto, não só de açúcar, como de aditivos alimentares e corantes artificiais. Acha que é mesmo disso que o seu corpo precisa? 
 


5. Pipocas de microondas

As pipocas são um alimento interessante que pode ser incluído na sua alimentação, mas não quando falamos de pipocas processadas. Evite as pipocas de microondas e faça você mesmo, acrescentando mel e canela para dar um toque doce às pipocas, ou um pouco de sal e outros temperos, se for fã de pipocas salgadas.
 



Outros alimentos a evitar

Evite ainda bolachas, bolos recheados e qualquer tipo de alimentos pré-prontos ou congelados, pois são dos que mais gorduras trans trazem. Opte sempre por produtos ao natural que, ainda que contenham gorduras saturadas, conseguem ser menos prejudiciais que este tipo de gorduras modificadas.
 


Leia os rótulos

Sem dúvida alguma que o mais importante é que comece a ler os rótulos com um olhar crítico, não dando apenas importância às calorias do produto alimentar. Como já vimos aqui, estes podem ser pouco calóricos, mas nada interessantes do ponto de vista nutricional. Repare na quantidade de gorduras presentes nos produtos alimentares, especialmente as saturadas. Se na sua constituição constarem gorduras hidrogenadas ou trans, pense seriamente se o que deve trazer consigo! 
 


Veja também: