Alimentos e chá para a infeção urinária

Alimentos e chá para a infeção urinária

Descubra os melhores alimentos e tipos de chá para a infeção urinária.

Venha saber como se prevenir e tratar uma infeção urinária através da ingestão de alimentos e alguns tipos de chá.

A infeção do trato urinário, também conhecida como infeção urinária, é muito comum, sendo que a maioria das pessoas procura, cada vez mais, alimentos e tipos de chá para a infeção urinária, como alternativa ao uso de medicamentos ou como forma de potenciar os seus efeitos.
 
Para além de incómoda e dolorosa, a infeção urinária não só causa irritabilidade como pode causar insónias e, por conseguinte, limitar toda a sua rotina diária.

Como seria de esperar, o mais aconselhável é sempre atuar sob vigilância médica. Contudo, há possibilidade de otimizar o tratamento com substâncias do dia-a-dia, como alimentos e chás.
 
Aqui poderá encontrar algumas formas de complementar o uso fármacos para o tratamento e prevenção da infeção urinária.
 

Quais são as causas da infeção urinária?


Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!

A infeção urinária ocorre quando bactérias ou outros agentes se multiplicam, provocando lesões nos tecidos dos diferentes órgãos do sistema urinário.
 
Normalmente, o trato urinário expele esses organismos estranhos ao corpo, mas, por vezes, essas defesas falham e os microrganismos em questão passam a crescer dentro do trato urinário, dando início a uma infeção.

Estas infeções são maioritariamente causadas por bactérias, contudo também podem ser despoletadas por agentes infecciosos menos frequentes, como fungos ou parasitas.
 
Os tipos de infeção mais comuns são a cistite e a uretrite, que ocorrem na bexiga e a uretra, respetivamente. As causas da infeção variam de acordo com o local onde esta existe.

A cistite é causada, cerca de 75% das vezes, pela Escherichia coli, uma bactéria encontrada habitualmente no intestino. Outros microrganismos como Clamídia e Micoplasma também podem causar a infeção do aparelho urinário, mas limitam-se geralmente à uretra e vagina podendo, ao contrário da Escherichia coli, ser sexualmente transmitidos.
 
 

Como tratar a infeção urinária?


Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!

Como já foi referido, aquando de uma infeção urinária, deve sempre aconselhar-se com o seu médico ou farmacêutico sobre o tratamento mais adequado.

Contudo, existem sempre formas de complementar a componente farmacológica, através da alimentação e de tipos de chá para a infeção urinária.

Estes não só potenciam os resultados, como também diminuem a probabilidade de reincidências. Venha ver quais são!
 


Chás para a infeção urinária

Para combater infeções urinárias, é acima de tudo importante beber líquidos de forma abundante, visto que estes depuram a bexiga e as vias urinárias.

Contudo, não são quaisquer líquidos que são permitidos. Bebidas como o café, bebidas alcoólicas ou chá verde devem ser evitadas, visto que irritam a bexiga.

Por outro lado, as infusões de camomila, de canela ou de alecrim são alguns dos chás mais adequados, visto que reduzem a inflamação.

Aqui tem mais alguns chás para a infeção urinária, os respetivos métodos de preparação e frequência com que devem ser ingeridos:
 
  • Chá de carqueja – Leve um litro de água ao fogão e deixe ferver. Desligue e adicione as folhas de carqueja e deixe por aproximadamente dez minutos. Tome um copo a cada quatro horas.
 
  • Chá de aroeira – Num litro de água, coloque 100g de aroeira, leve ao fogão e deixe ferver por aproximadamente cinco minutos. Deixe arrefecer e tome um copo a cada quatro horas.
 
  • Chá de quebra pedra – Num recipiente, coloque um litro de água para ferver. Assim que ferva, desligue o fogão e coloque duas colheres de quebra pedra, deixando descansar por cinco minutos. Após arrefecer, tome um copo a cada quatro horas.
 
  • Chá de alfazema – Ferva uma chávena de chá de água, desligue o fogão e coloque uma colher de chá de flores de alfazema. Tampe o recipiente por dez minutos, coe e beba o chá. A receita deve ser repetida duas a três vezes por dia.
 
  • Chá de folha de abacateiro – Num recipiente, coloque um litro de água com folhas secas de abacateiro. Leve ao fogão até ferver e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogão, tampe o recipiente e deixe arrefecer. Beba duas a três vezes por dia.
 
  • Chá de vara-de-ouro – Ferva uma chávena de chá de água, desligue o fogão e coloque duas colheres de sopa de folhas secas de vara-de-ouro. Deixe descansar por dez minutos e coe. Beba várias vezes ao dia.
 
  • Chá de salsa – Num recipiente, coloque 2,5 litros de água e 20g de salsa fresca picada. Leve ao fogão e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogão, tampe o recipiente e espere arrefecer. Coe e beba de três em três horas durante o dia.
 
 



Alimentos para a infeção urinária

A manutenção de uma alimentação equilibrada é essencial para a otimização do seu estado de saúde geral. De modo a prevenir o aparecimento de especificamente infeções urinárias, é importante manter uma ingestão de frutas, verduras e legumes diária, devido ao seu elevado teor multivitamínico e mineral, que fortalece a o sistema imunitário.

Aqui encontrará uma lista de alimentos que poderão ajudar na eventualidade de uma infeção urinária.
 
  • Mirtilo vermelho
O mirtilo é um alimento de grande relevância no combate às infeções urinárias, devido às suas propriedades antioxidantes e ao seu teor em vitamina C. O facto dos mirtilos aumentarem a acidez da urina, em conjunto com as suas funções anticéticas, possibilita uma atuação direta sobre as bactérias de forma a estas não aderirem às paredes do trato urinário, enquanto a vitamina C também reforça o sistema imunológico, combatendo a infeção.

Contudo, é importante não comprar sumos preparados nos supermercados, pelo seu alto teor em açúcar e já que não possuem os princípios ativos necessários ao tratamento.
 
  • Mamão
​O mamão é outro exemplo de uma fruta rica em acidez, capaz de eliminar bactérias e de assegurar a manutenção do sistema urinário. É um fruto naturalmente rico em antioxidantes, fibras e vitamina C, elementos que ajudam a desintoxicação e limpeza do organismo.
 
  • Probióticos
Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados contêm bactérias “boas”, como os lactobacilos e as bifidobactérias. Estes ajudam a fortalecer o trato urinário e outras condições urogenitais. Os probióticos também promovem a formação de bactérias protetoras para a área da bexiga, que, por sua vez, ajuda a reduzir os sintomas da infeção urinária e a desenvolver anticorpos essenciais à luta contra a infeção.
 
  • Diuréticos
Ajudam a eliminar microrganismos estranhos das vias urinárias e a combater a retenção de líquidos, através do aumento do volume urinário. Por estas razões, é essencial incluir na sua dieta alimentos diuréticos como aspargos, pepinos, aipo e o abacaxi, por exemplo.

O abacaxi não só é diurético, como também é um fruto com enzimas que promovem a desinflamação e aceleram a recuperação após infeções.
 
  • Citrinos
Os citrinos, como os kiwis, laranjas, tangerinas, limão, entre outros, são ricos em vitamina C que, como já foi referido, ajuda a combater os sintomas da infeção urinária, uma vez que inibe o crescimento de bactérias, como a E. coli.


Finalmente, é importante evitar alimentos que contenham farinhas refinadas e açúcares, pois são componentes que aumentam a retenção de líquidos e que dificultam a redução da infeção. Deste modo, é essencial fazer uma dieta equilibrada e variada, rica em frutas, água e farinhas integrais.

 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !
 

Veja também: