Alimentos com glúten: saiba quais são

Alimentos com glúten: saiba quais são

Se é intolerante ao glúten, retire estes alimentos da sua alimentação

É certo que cada vez se ouve mais falar em intolerância ao glúten, mas sabe a que se refere e quais os alimentos com glúten? Nós esclarecemos.

São cada vez mais os indivíduos diagnosticados com intolerância ao glúten. De acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC), esta doença afeta entre 10 a 15 mil portugueses, mas estes são apenas os casos diagnosticados, que corresponde a cerca de 1 a 3% da população.

Por isso, uma outra forma de sensibilidade ao glúten é atualmente reconhecida como Sensibilidade ao Glúten não Celíaca, onde se manifestam os mesmos sintomas com ausência de danificação intestinal.

Na realidade, a APC estima que sejam mais de 100 mil as pessoas com a doença, até porque só recentemente esta doença deixou de ser vista como uma patologia pediátrica.

 

O que é o glúten?

Consulta Gratuita de Nutrição
Saiba quais os cuidados a ter com a sua patologia e obtenha um plano alimentar personalizado. Fale já com a nutricionista online!
Ainda que muitos não saibam, o glúten é a principal proteína presente no centeio, aveia, trigo, cevada e malte. O glúten está presente em praticamente todos os cereais e é utilizado na composição, quer de alimentos quer de bebidas.

O glúten é então o responsável pela viscosidade e elasticidade dos alimentos, daí a sua utilização muito frequente em praticamente toda a culinária. Este permite que as massas de panificação, como bolos, pães e massas, cresçam e fiquem leves e “fofinhas”.


Existe uma cura para a intolerância ao glúten?

Apesar de não existir uma cura para a intolerância ao glúten, o seu tratamento é, aparentemente, fácil: basta eliminar alimentos com glúten da sua alimentação, fazendo uma dieta isenta de glúten.

No entanto, ainda que hoje em dia exista uma maior oferta por produtos para celíacos, nem sempre é fácil manter uma dieta isenta de glúten, especialmente se tiver de fazer várias refeições fora.

Sendo assim, há que planear muito bem quando e onde fazer essas refeições, tendo sempre em conta que em locais não destinados para a confeção de refeições sem glúten, pode haver contaminação cruzada entre alimentos sem e com glúten.


Quais os alimentos com glúten existentes no mercado?


O ideal será que comece a ler os rótulos com atenção pois nos mesmos deve constar a referência de presença (ou não) de glúten. Para facilitar desde já essa seleção, tenha especial cuidado com os seguintes alimentos:


Pães

O glúten encontra-se no trigo, centeio e cevada, entre outros cereais por isso, todo o tipo de pão que seja confecionado com as habituais farinhas terá obrigatoriamente glúten na sua constituição.

É possível fazer pão utilizando farinhas sem glúten, utilizando trigo sarraceno, farinha de arroz ou quinoa, sendo estes ingredientes uma boa opção para intolerantes ao glúten.

Bolos e bolachas

Bolos, donuts, cupcakes, panquecas e bolachas são alimentos com glúten na sua constituição!

Da mesma forma que acontece com os pães, também os bolos, panquecas e bolachas podem ser feitos com farinhas sem glúten. Procure ler os rótulos e garanta que na lista de alergéneos não consta esta proteína.

Entretanto, a Associação Portuguesa de Celíacos, em parceria com algumas cadeias de hipermercados garante a ausência de glúten nos alimentos através da presença do símbolo ao lado representado.

Panados

Evite panados, quer sejam de peixe ou de carne, pois, ainda que existam alternativas, a farinha utilizada normalmente contém glúten.

Massas

Sim, a massa tem glúten. Mas não precisa de dizer adeus ao italiano! Compre massa sem glúten e experimente novas criações em casa!

Alimentos processados e aditivos alimentares

As pastilhas elásticas, pudins, gelados, polpas de frutas, batatas fritas, refrigerantes e alimentos enlatados (como sopas ou caldos), bem como os caldos e outros aditivos alimentares também podem conter glúten e, por isso, deve ler os rótulos.

A cerveja, por exemplo, também contém glúten, pois é feita de cevada.

Temperos

São muitos os temperos que incluem glúten, como é o caso dos molhos prontos, o molho de soja e a mostarda. Opte por ervas aromáticas simples, sem misturas.

Veja também: