Alimentos bons para a pele: saiba quais são!

Sabia que existe um conjunto de alimentos bons para a pele? Agarre num papel e caneta e coloque estes alimentos na sua próxima lista de compras.

Alimentos bons para a pele: saiba quais são!
Existem muitos fatores que asseguram a boa saúde da pele e a alimentação é um deles.

A pele é um órgão que se renova a cada 28 dias. Esta regeneração cutânea exige uma grande quantidade de água e de nutrientes, essenciais também para proteger a pele de agressões externas. 

Assim, nasceu o conceito de dermonutrição, que relaciona diretamente os benefícios de alguns nutrientes com a saúde da pele. 

Nesse sentido, é fundamental conhecer alimentos bons para a pele, de modo a que ela mantenha as suas plenas funções e esteja também bem cuidada do ponto de vista estético. 

Por outro lado, o excesso de exposição solar, o stress, os maus hábitos alimentares, a ingestão de álcool, o fumo do tabaco e o sedentarismo são alguns dos inimigos cutâneos mais flagrantes. 

No entanto, se seguir uma alimentação saudável e equilibrada, conseguirá ter acesso aos nutrientes que ajudam a pele a ficar deslumbrante.

Posto isto, iremos enumerar um conjunto de alimentos bons para a pele e os problemas cutâneos que eles ajudam a prevenir ou minimizar.


Alimentos bons para a pele seca


1. Água

beber agua

Logicamente que não se consegue uma pele bem hidratada se não ingerir água e líquidos suficiente, sendo que a quantidade recomendada é de 1,5 a 2 litros diários.
 
 


2.    Abacate

O abacate, é rico em vitamina D e E e ácidos gordos insaturados, os quais são essenciais para a reconstituição da camada lipídica da pele e para sua hidratação.
 
 


3. Espinafre 

espinafre

Sem dúvida um dos melhores amigos da sua pele, na medida em que incentiva as células a regenerarem continuamente, evitando que existam células mortas nas diversas camadas da pele. 

Além disso, permite ainda a manutenção de uma pele hidratada e lisa, importante em casos de pele seca, auxilia no combate ao desenvolvimento de células cancerígenas. 
 
 


4. Óleo de cártamo

Os ácidos gordos ómega 6 presentes no óleo de cártamo podem ser uma grande ajuda para quem sofre de pele extremamente seca, uma vez que mantém as paredes das células hidratadas, permitindo uma melhor absorção da água.
 
 


5. Ovos

ovos

Os ovos são ricos em biotina, uma vitamina que assegura a hidratação total da pele, evitando um aspeto seco e pouco saudável.
 

Alimentos bons para a pele oleosa


A acumulação de sebo situa-se especialmente na chamada “zona T”, constituída pelo queixo, nariz e testa, podendo ser responsável por problemas como acne, irritação ou pontos negros.
 

1. Cenoura 

cenoura

A cenoura inclui-se neste grupo de alimentos bons para a pele, principalmente devido ao seu papel na prevenção e combate ao inestético acne. 

Tendo como principal ingrediente a vitamina A, evita a produção excessiva de células na superfície da pele, evitando o entupimento dos poros, responsável pelo aparecimento das borbulhas. 
 
 


2. Pré e Probióticos

Tanto os pré-bióticos, como os cereais integrais, legumes, leguminosas, entre outros, como os probióticos, como os iogurtes e outros produtos fermentados, melhoram o funcionamento do intestino e promovem a colonização do mesmo com bactérias saudáveis.

Tal facto é importante para facilitar a eliminação de toxinas e para evitar problemas gastrointestinais que são, muitas vezes, causa de acne ou outros problemas de pele. 
 
 


3. Frutos Vermelhos

frutos vermelhos

Frutos como amora, morango e framboesa, são ricos em cianidina, uma substância que diminui a oleosidade da pele e diminui a probabilidade de aparecimento de acne e pontos negros.

 


4. Pepino

O pepino favorece a hidratação e ajuda a limpar o rosto de impurezas.


Dica: Para ajudar a perder oleosidade nesta zona, reduza ainda o consumo de açúcar e gorduras.
 

Alimentos bons para prevenir rugas e manchas indesejadas


1. Atum 

atum

Devido ao seu teor em selénio, um nutriente que promove uma pele firme e suave, o atum deverá ser presença obrigatória na sua alimentação. 

Além disso, o selénio é um mineral importante no combate à oxidação, estando relacionado com menor risco de aparecimento de cancro da pele.

Por outro lado, o atum tem também ácidos gordos insaturados que protegem a pele de fatores agressivos.
 
 


2. Batata-doce

A batata-doce é uma fonte primordial de vitamina C, uma vitamina essencial para a síntese de colagénio, a proteína responsável pela elasticidade e firmeza da pele. Consequentemente, ajuda a evitar o aparecimento de rugas.

Além disso, a batata-doce é também muito rica em betacaroteno, um percursor da vitamina A, importante para o desenvolvimento e manutenção das células da pele saudáveis e para um bronzeado bonito, o qual ajuda a minimizar manchas indesejadas na pele.
 
 


3. Salmão

salmao

Além de ser uma importante fonte de ómega 3, que ajuda a minimizar os danos causados pelo excesso de exposição solar, o salmão confere luminosidade e juventude à pele e atua no sentido de aumentar a elasticidade da mesma, sendo um grande aliado na prevenção do aparecimento de rugas.

Por outro lado, é uma importante fonte de proteína, essencial para a síntese do já referido colagénio.
 
 


4. Tomate 

A cor vermelha do tomate reflete o seu teor em licopeno, um fito-químico que ajuda a eliminar os radicais livres que potenciam o envelhecimento precoce das células da pele e o aparecimento de manchas indesejadas.
 
 


5. Citrinos 

citrinos

Além da sua riqueza em vitamina C importante para a síntese de colagénio, os citrinos melhoram as paredes dos vasos sanguíneos da pele, provocando uma maior oxigenação da mesma, que se reflete num aspeto mais saudável e bonito.
 
 


6. Salsa

A salsa, pelas suas propriedades branqueadoras, ajuda a aclarar as manchas indesejadas na pele. 
 

Alimentos bons para proteger a pele de agressões externas


1. Frutos secos 

frutos secos

Pelo facto de serem ricos em vitamina E, uma vitamina com propriedades antioxidantes, os frutos secos, nomeadamente as amêndoas e as nozes, protegem a pele de várias agressões exteriores, nomeadamente dos efeitos nocivos dos raios UV, radicais livres e outros poluentes ambientais.
 
 


2. Chá verde

Além de todos os conhecidos benefícios do chá verde, ele é ainda rico em catecol, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a combater alergias, e anti-cancerígenas. 

Adicionalmente, ajuda a eliminar os efeitos nocivos dos radicais livres provocados pela poluição e exposição solar excessiva.
 
 


3. Chocolate preto

chocolate preto

Existe uma ideia errada de que o chocolate é o responsável pelo aparecimento de acne. No entanto, isso não se aplica ao chocolate preto. 

Na verdade, ele faz parte deste grupo de alimentos bons para a pele porque é rico em flavonoides, substâncias com propriedades antioxidantes, e que atuam diretamente na pele, protegendo-a de agressões externas e assegurando a sua suavidade. 


 

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Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.