Alimentos anti-envelhecimento

Alimentos anti-envelhecimento

Descubra de que forma a sua alimentação pode retardar o envelhecimento.

Existem alimentos anti-envelhecimento com a capacidade de atrasar esse efeito, favorecendo uma vida longa e mais saudável. Saiba quais são.  

Serão os alimentos anti-envelhecimento uma boa maneira de evitar o envelhecimento precoce?

O envelhecimento é uma condição natural e cada pessoa tem uma forma muito pessoal de a vivenciar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o envelhecimento da população está a evoluir rapidamente em todo o mundo devido ao constante declínio da taxa de fertilidade. 

Não existindo uma fórmula milagrosa que trave este processo, podemos sempre optar por alternativas que surgem com o objetivo de aumentar a longevidade.

Os cuidados com a saúde e com a alimentação podem fazer toda a diferença e por isso é fundamental que se conheça os alimentos podem ajudar a prevenir o envelhecimento.
 

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A maioria dos problemas de saúde das pessoas mais velhas são as doenças crónicas e principalmente doenças não transmissíveis. Muitas delas podem ser prevenidas ou atrasadas através da prática de comportamentos saudáveis. 

Existem determinados alimentos que atrasam ou previnem o envelhecimento pelas diversas propriedades, vamos descobrir quais são. 


6 alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento


1. Frutos secos

frutos secos
Os frutos secos atualmente são considerados um dos aliados de uma alimentação saudável. 

São ricos em vitaminas, minerais, fibras e, de uma forma geral, são uma boa fonte de proteína. Da sua composição fazem ainda parte os ácidos gordos polinsaturados e monosaturados, que são gorduras saudáveis e imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo.

Por todos estes constituintes, são uma excelente opção para retardar o envelhecimento. 
 
 


2. Frutos vermelhos

Os frutos vermelhos são alimentos bastante nutritivos que trazem diversos benefícios à saúde. Pelo facto de serem ricos em antioxidantes, protegem o organismo do desgaste físico e protegem contra os efeitos de uma vida stressada. 

Os mirtilos, por exemplo, são cada vez mais reconhecidos pelas suas características nutricionais que ajudam a combater a depressão e retardam os efeitos da idade.

Portanto, este tipo de alimentos parecem ser essenciais na batalha contra o envelhecimento.
 
 


3. Batata-doce

batata doce
A batata-doce ganhou destaque entre os praticantes de exercício físico, contudo também podemos incluir este alimentos nos que ajudam a combater o envelhecimento precoce. 

Da sua composição fazem parte vitaminas A, C e E, ferro e fibras. A antocianina, um antioxidante presente na batata-doce, ajuda a reduzir a formação de radicais livres, moléculas envolvidas em algumas doenças crónicas,  melhorando assim no processo de envelhecimento.
 
 


4. Azeite

O azeite é uma gordura saudável muito presente na dieta mediterrânica devido às suas características nutricionais.  

É composto por ómega-3, que ajuda na saúde cardiovascular e não só. A quantidade de antioxidantes presentes nesta gordura também desempenham um papel fundamental na eliminação de radicais livres, sendo desta forma um bom alimento que prolonga a esperança de vida.
 
 


5. Espinafres

espinafres
O espinafre é rico em minerais importantes, como o potássio, o fósforo e o cálcio, ácido fólico e contém também  altas concentrações de vitaminas o que contribui para a saúde em geral. 

É constituído por vitamina A, que combate problemas que afetam a pele (como as rugas, acne e descamação) e antioxidantes que previnem a obstrução das artérias. 
 
 


6. Ervas aromáticas e especiarias

Uma grande variedade de ervas e especiarias são essenciais neste conjunto de alimentos anti-envelhecimento. 

A canela, por exemplo, é rica em antioxidantes que inibem a coagulação de sangue e o desenvolvimento bacteriano.

O açafrão possui um componente (curcumina) que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de ser uma especiaria que previne doenças cardiovasculares. 

O alecrim é uma conhecida erva aromática relacionada com o anti-envelhecimento, pois estimula a regeneração celular e melhora a rigidez da pele. 
 

Existem muitos mais…


Existem muitos mais alimentos considerados importantes na prevenção do envelhecimento precoce, como os brócolos, o ovo, a cenoura, a aveia, entre outros. 

O importante é ter hábitos alimentares saudáveis e sempre que possível ter o cuidado de incluir estes alimentos para assim tentar garantir a saúde e a longevidade. 

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