Os 10 melhores alimentos anti-age

Os 10 melhores alimentos anti-age

Aquilo que comemos reflete-se na nossa aparência!

Existem alimentos que podem retardar o envelhecimento da nossa pele, do nosso organismo...são chamados os alimentos anti-age. Se não os conhece veja connosco quais são. 

Os alimentos anti-age, são ricos em antioxidantes, ou seja, conseguem manter-nos simultaneamente mais saudáveis e mais jovens por mais tempo. 
 

O QUE SÃO OS ANTIOXIDANTES?


Por definição, os antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. Os antioxidantes permitem o combate de radicais livres.
 

E O QUE SÃO OS RADICAIS LIVRES?


Os radicais livres são moléculas instáveis, produzidas pelas nossas células no durante o processo de respiração, que estão constantemente em reações químicas de transferência de electrões (oxi-redução), com células vizinhas, de forma a encontrarem a estabilidade.

Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
São fundamentais para a saúde, no entanto em excesso são extremamente prejudiciais, pois oxidam células saudáveis, como proteínas, lípidos e, até o DNA.

Sendo assim, é necessário o consumo de antioxidantes, que estão naturalmente presentes nos alimentos anti-age.


BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS ANTI-AGE


São vários os estudos que comprovam que os alimentos com poder antioxidante garantem vários benefícios no organismo, revelando-se particularmente vantajosos na prevenção de doenças crónicas, nomeadamente doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro e em processos mais associados ao envelhecimento, como cataratas, doença de Alzheimer e outras alterações do sistema nervoso.

A nível da pele também tem vantagens, uma vez que retardam o aparecimento de rugas.

No entanto, nem todos reagimos da mesma forma quando consumimos alimentos anti-age, pois o estilo de vida que levamos influência bastante o poder antioxidante desses alimentos.

Hábitos tabágicos, consumo frequente de álcool, sedentarismo, trabalham contra o processo de rejuvenescimento, enquanto a ingestão de água, prática de exercício físico e alimentos anti-age, são imprescindíveis para que o processo de anti-envelhecimento seja possível. 


10 ALIMENTOS ANTI-AGE


1. Brócolos

brocolos

Devido ao seu alto teor em água, ferro, cálcio e fibras, os brócolos possuem propriedades antioxidantes únicas.

Além disso, são ricos em betacaroteno, ácido fólico, potássio, fósforo e vitaminas A, B e C, que os torna um poderoso protector da pele.

A melhor maneira de os consumir é cozinhando a vapor, para não perderem as suas vitaminas e minerais.
 
 


2. Frutos vermelhos

Amoras, framboesas, mirtilos são grandes antioxidantes naturais devido ao seu alto teor de carotenóides, também responsáveis pela sua cor. Com baixo teor calórico, os frutos vermelhos são ricos em vitamina C, potássio, ferro e cálcio.

Auxiliam a manter a memória activa e prevenir doenças degenerativas, cardíacas e pressão arterial elevada.

Atenção: os mirtilos silvestres têm até mais 26% de antioxidantes do que as suas variedades cultivadas.
 
 


3. Cacau

cacau

O cacau contém flavonóides, responsáveis pela melhoria do fluxo sanguíneo no cérebro, ajudando a aumentar a função cognitiva. Além disso contém procianidina, um tanino, também encontrado no vinho tinto, que auxilia a manter as artérias flexíveis e a pressão arterial baixa, melhora a textura da pele e protege-a dos raios UV. 

Atenção: consumir 25g de chocolate negro por dia (o equivalente a 1 quadrado), no mínimo com 70% de cacau, para obter todos os benefícios.

 


4. Chá verde

É por excelência a bebida mais antioxidante, um grande aliado da sua saúde e juventude, estimulando o sistema imunitário, protegendo o coração, gengivas e dentes.

Contém epigalocatequina-3-galato (EGCG), um antioxidante do grupo das catequinas, com propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas, aumentando assim a sua saúde cardiovascular e reduzir o risco de aparecimento da maior parte dos tipos de cancro, principalmente o cancro de pele, assim como reverter os efeitos dos danos provocados pelo sol. 
 
 


5. Abacate

abacate

Bastante interessante do ponto de vista nutricional, o abacate é rico em ácidos gordos ómega-3, 6 e 9, perfeitos para reduzir o colesterol LDL (designado “mau colesterol”) e nutrir a pele, graças ao seu alto teor de vitaminas (C, E, complexo B e A). 
 
 


6. Iogurte

A fermentação gera centenas de milhões de organismos probióticos, que reforçam as bactérias benéficas no seu corpo, mantendo o aparelho digestivo saudável, o sistema imunológico fortalecido e proporcionam protecção contra o cancro. 

Atenção: Nem todos os iogurtes são probióticos, por isso certifique-se que o rótulo diz “culturas vivas e activas”.
 
 


7. Salmão

salmao

Cada 100 gramas de salmão tem cerca de 2000 miligramas de ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA), ácidos gordos ómega-3 que servem como lubrificantes para o cérebro, ajudando as células nervosas a comunicar entre elas.

Além disso, é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, de vitaminas do complexo B e vitaminas lipossolúveis como a A, que auxilia a manter os tecidos e, a D, que promove a absorção do cálcio.
 
 


8. Uvas

Contém resveratrol e quercetina, flavonóides que atuam como poderosos antioxidantes. Assim sendo, as uvas defendem as células dos radicais livres, limpando as toxinas do sangue, ajudam a proteger as paredes das artérias e ainda, são benéficas na prevenção de doenças coronárias.

O resveratrol reduz a atividade da angiotensina (hormonasque aumenta a pressão arterial), reduzindo a paredes das artérias. 

É o fruto por excelência saudável para o coração, mas há muito mais, porque a sua componente estrela, resveratrol, emergiu como um verdadeiro elixir da juventude. 
 
 


9. Tomate

tomate

Os tomates vermelhos são a melhor variedade para o nosso organismo, pois contém mais licopeno, um carotenóide que dá a cor avermelhada, com funções antioxidantes. Já os tomates processados são tão bons quanto os frescos devido à facilidade que o corpo tem em absorver o licopeno.

Uma dieta rica em licopeno pode diminuir o risco de cancro na bexiga, nos pulmões, na próstata, na pele e no estômago, bem como reduzir o risco de doença arterial coronária e ajudar a eliminar a pele dos radicais livres e do envelhecimento causado pelos radicais ultravioleta. 
 
 


10. Espinafres

O espinafre, extremamente conhecido por fazer os músculos do Popeye crescerem, é efetivamente um poderoso construtor muscular e, também, o alimento do homem por excelência.

O espinafre está repleto de minerais essenciais como potássio e magnésio e é uma das principais fontes de luteína, um antioxidante que auxilia a prevenção da obstrução das artérias.

Além do mais as suas vitaminas e nutrientes podem reforçar a densidade mineral óssea, as células que atacam a próstata, reduzir o risco de tumores da pele, prevenir o cancro do cólon e ainda, aumentar o fluxo sanguíneo para o pénis.
 

Mensagem a reter 


Quanto mais cedo começarmos a adotar hábitos saudáveis melhores serão os resultados e mais tempo iremos gozar desses benefícios, ou seja, quanto mais cedo agirmos, mais cedo teremos resultados.
 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: