Alimentação equilibrada: como saber gerir?

Alimentação equilibrada: como saber gerir?

9 dicas para que a sua alimentação lhe dê prazer!

Sabe como fazer uma alimentação equilibrada de forma saudável sem estar obcecado a contar cada caloria que ingere? Perceba aqui como o pode fazer. 

Uma alimentação equilibrada é um dos pilares principais para uma silhueta bem desenhada. Aliada a exercício físico regular e à consciência dos benefícios dos alimentos, é importante saber o que lhe faz bem ao corpo e à alma.
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Isso não quer dizer que não pode comer pipocas a ver um filme ou então aqueles dois “quadradinhos” de chocolate que lhe sabem tão bem a acompanhar o café. O sucesso é conhecer aquilo que come. 

Já dizia Hipócrates que os alimentos deviam ser os nossos medicamentos. Por isso, conhecer as vitaminas que nos podem dar é fundamental para uma alimentação equilibrada. 
 

9 Regras para gerir uma alimentação equilibrada


 



1. Comer várias vezes ao dia

Ao dar gradualmente ao seu organismo pequenas porções de energia vai ajudar a acelerar o seu metabolismo. Além disso vai evitar que coma tudo de uma vez, aumentando a probabilidade de se sentir enfartado e com desconforto abdominal.


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2. Evitar alimentos processados 

Cheios de açúcar, sal e gordura, este tipo de alimentos são a causa de várias patologias como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, entre muitos outros.


3. Contar nutrientes e não apenas calorias 

Nem tudo são números. Um alimento com poucas calorias não tem de ser necessariamente bom. Deve essencialmente nutrir e saciar. Opte por alimentos cuja composição nutricional tem um baixo teor de açúcares simples, gorduras saturadas e sal.


4. Apostar em lanches saudáveis 

Aposte em fruta combinada com proteína (queijo, iogurtes, gelatina) e privilegie as opções integrais dos alimentos (bolachas, pão).


5.​ Dizer não ao açúcar

Reinvente algumas receitas para os dias em que lhe apetece mesmo um “miminho”. Experimente mousse de cacau feita com abacate; faça pipocas no microondas com água e pulverize-as com canela, por exemplo.


6. Mexer-se 

Pela sua saúde e pela sua linha. Depois de um jantar em que abusou mais um pouco, ou de um fim de semana de festas, intensifique a atividade física. Corra, faças caminhadas ou ande de bicicleta... tem várias opções. O importante é aumentar o dispêndio de energia, aliado a uma alimentação equilibrada.


7. Álcool sim, mas com moderação 

Um copo de vinho por dia, não sabe o bem que lhe fazia. Mas não muito mais. As bebidas alcoólicas são muito calóricas e em demasia não são aliadas de uma alimentação saudável. Opte por um copo de vinho tinto às refeições.


 8. Vegetais e frutas, por favor

Quanto mais colorida for a sua alimentação, mais vitaminas terá. Aposta neste tipo de alimentos, aproveitando a sazonalidade para apurar as suas propriedades e os preços mais generosos.


9. Hidratar-se sempre

Água, chás sem açúcar... o importante é que se mantenha sempre hidratado.

Sempre que cometer um pecado, o importante é que não perca o foco. E na refeição seguinte, volta a lembrar-se da importância de uma alimentação equilibrada. Com estas 9 dicas, vitamine-se e aproveite o melhor dos alimentos. 
 

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