As alergias não o largam? Saiba o que fazer

As alergias não o largam? Saiba o que fazer

5 dicas naturais que tem que experimentar!

Chega a primavera e as alergias começam a atacar ou a partir do outono o seu nariz não para de pingar? Não perca as nossas dicas.

A verdade é que as alergias, na maioria dos casos, são uma maçada o ano inteiro para aqueles que sofrem de rinite alérgica, sinusite ou têm um nariz especialmente sensível. Seios paranasais congestionados, dores de cabeça, espirros em catadupa, prurido e olhos lacrimejantes são um verdadeiro tormento, não é assim? Pois bem, antes de começar a atacar os sintomas com anti-histamínicos, temos oito dicas naturais que ajudam a tratar e, melhor ainda, a prevenir as alergias. 
 

5 Truques naturais para se despedir, de vez, das alergias!

 
Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já.

1. Bidé nasal


Bidé nasal, neti pot ou jala neti são alguns dos nomes deste bule mágico com o qual vai conseguir resultados surpreendentes no combate às alergias. Está provado clinicamente que o uso de um bidé nasal é eficaz para prevenir e tratar várias doenças respiratórias superiores, incluindo sinusite crónica e aguda, as alergias sazonais e constipações. Basta misturar uma colher de chá de sal em meio litro de água fervida, deixar amornar e lavar o nariz, todas as manhãs, com esta mistura. 

Não é fácil encontrar um bidé nasal em Portugal mas se pesquisar em páginas como a Amazon ou o eBay encontra muita oferta. É fundamental que antes de começar faça uma pesquisa sobre como usar o Neti Pot.
 

2. Quercetina


A quercetina é um flavonóide que encontra em vários alimentos como cebolas, couve-flor, maçãs, frutas vermelhas, citrinos, chá verde, branco e preto, ou mesmo vinho tinto. Além de ser um poderoso antioxidante, que ajuda o corpo a livrar-se dos radicais livres, tem também propriedades anti-inflamatórias. Além de tudo isto, a quercetina impede a libertação da histamina, responsável pelas alergias. Música para os seus ouvidos, certo?

Os alimentos podem não ser suficientes para impedir os sintomas das alergias, por isso, veja com o seu médico a possibilidade de tomar um suplemento de quercetina.
 

3. Mel


Que o mel tem imensos benefícios não é surpresa para ninguém. Além de ser delicioso é também antioxidante, diurético, calmante, anti-séptico, digestivo entre tantos outros benefícios. Mas sabia que o mel também o pode proteger das alergias? Uma colher de sopa de mel puro, de apicultores locais vai ajudar o seu organismo a criar defesas ao pólen local que está a perturbar a sua saúde.
 

4. Urtiga


O uso da urtiga para tratar problemas de saúde já vem do tempo medieval. Nessa época, na Europa, a urtiga era usada como diurético para aliviar dores articulares. A Universidade de Maryland descobriu que pode também ser usada para tratar muitos outros problemas como rinite alérgica, já que as folhas de urtiga controlam a histamina. Chá de urtiga vai ajudar a controlar as suas alergias.
 

5. Probióticos


Os probióticos são bactérias benéficas para o intestino que protegem a mucosa intestinal, ajudam a digestão e a absorção dos nutrientes. Todos sabemos que o sistema imunitário começa no intestino. Na verdade, mais de 80% função imunológica é armazenado no trato gastrointestinal. Assim, não é de estranhar que investigadores associem a toma de probióticos a um reduzido do risco de alergia. Encontra-os em iogurtes enriquecidos, leite fermentado, kefir ou produtos à base de soja.



Veja também: