Água de Coco: a nova bebida da moda?

Água de Coco: a nova bebida da moda?

Muitos já se renderam a esta bebida, baixa em calorias, que promove o equilíbrio do organismo.

A água de coco está a ganhar terreno fora dos países exóticos e já invadiu os supermercados portugueses. Venha descobrir tudo sobre a nova bebida da moda!

A água de coco é um alimento cada vez mais solicitado por consumidores em todo o mundo.

A sua crescente procura é um exemplo desta tendência, de tal forma que é já comercializada em vários países europeus, incluindo Portugal, como bebida saudável e mesmo como bebida desportiva natural.

No entanto, em países tropicais como o Brasil, ela já é consumida há muito tempo, por ser uma bebida refrescante, mas também porque se acredita no seu poder curativo, baseado em tradições antigas e crenças culturais. 

De facto, a preocupação crescente com a saúde e a boa forma física tem potenciado o consumo de bebidas naturais, a fim de hidratar e fornecer nutrientes benéficos ao organismo.  
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

A água de coco é o líquido que se forma naturalmente dentro do coco, que além de água, fornece ainda polpa, leite e óleo

A água de coco existe em maior quantidade quando o fruto está ainda verde e é uma bebida agradável, de sabor adocicado e suave. Corresponde a apenas 25% do peso bruto do coco imaturo e, à medida que este amadurece, vai perdendo água e ganhando polpa.
 

Composição Nutricional da Água de Coco


A água de coco propriedades nutricionais únicas que a poderão tornar numa das bebidas “da moda”, pelos melhores motivos.

Sendo constituída, na sua maioria, por água (94%), vitamina C, vitaminas do complexo B (especialmente B1, B2 e B5), vitamina A e minerais (principalmente potássio, magnésio, sódio, cálcio e fósforo), é um alimento muito baixo em calorias, ótimo para aqueles que se preocupam com a balança.

Além disso, fornece ainda uma pequena quantidade de açúcares, aminoácidos  e lípidos, e ainda fito-hormonas, nomeadamente citocininas, giberelinas, auxinas, ácido abscísico e etileno, com importantes funções biológicas. 

Como já referido, o valor nutritivo da água de coco e o seu sabor variam de acordo com a fase de maturação. Um coco verde médio fornece cerca de 300 ml de água de coco, contendo cerca 50-60 kcal, derivadas principalmente de hidratos de carbono simples (açúcares). 

A partir do sexto mês, a polpa torna-se mais consistente e ocorre uma diminuição acentuada da água, dos açúcares e dos minerais, ao mesmo tempo que aumentam os teores de gordura e de proteína.

A combinação de sais minerais da água de coco é singular, podendo ser usada em situações em que é necessário fazer uma reposição rápida de eletrólitos, mais precisamente na reidratação após exercício físico intenso ou outra atividade em que ocorra elevada transpiração, na reidratação de doentes com problemas gastrointestinais e/ou quando são detetadas deficiências nutricionais de certos minerais, como o cálcio e o magnésio. 


Benefícios da água de coco


A água de coco é considerada um hidratante e isotónico natural, sendo uma solução mais eficaz do que a água para hidratar e repor os nutrientes que se vão perdendo devido ao calor e ao esforço físico. 

Quanto às fito-hormonas, apresentam propriedades antioxidantes e, consequentemente, benefícios na proteção contra alguns tipos de cancro, nomeadamente pele, mama e mieloma múltiplo. 

Contudo, apesar dos promissores benefícios de saúde, as evidências científicas são ainda  limitadas, sendo necessário estudos científicos mais profundos que atestem, de forma sólida, os seus benefícios e estabeleçam oficialmente uma dose recomendada.
 

Contraindicações da Água de Coco


Embora seja a bebida ideal para enfrentar as ondas de calor próprias do verão, a água de coco não deve ser consumida em excesso, pois pode provocar diarreia. 

Particularmente as pessoas que sofram de diabetes, doença renal ou hipertensão devem ter especial cuidado com a quantidade que consomem, visto que esta bebida fornece bastante sódio e glicose. Nestes casos, não se deve ultrapassar a ingestão de 600 ml de água de coco por dia.
 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !



Veja também:

Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, no Boavista FC e nos ginásios Welldomus Fitness and SPA e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma.