Água de Coco: benefícios para a saúde

Água de Coco: benefícios para a saúde

Seja o próximo a hidratar-se com os benefícios da água de coco!

Bebida de eleição dos brasileiros e de muitos desportistas, a água de coco concentra muitos benefícios em poucas calorias.

Efetivamente, os benefícios da água de coco para a saúde são inúmeros.

Beber água morna com algumas gotas de limão em jejum, foi uma das principais modas dos últimos anos. Contudo, agora existe a água de coco que promete tirar todo o protagonismo à água com limão.

A água de coco é, de facto, uma das bebidas do momento, estando na moda também em Portugal. Conhecida por ser uma das melhores fontes de eletrólitos da natureza, é apelidada de “Gatorade natural”, e considerada a bebida ideal para desportistas.

A nível nutricional, é uma excelente fonte de vitaminas, (vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B), minerais, (potássio, fósforo, magnésio, cálcio e sódio), e fito-hormonas que têm propriedades biológicas importantes para o bom funcionamento do organismo.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Além destes micronutrientes, contém também uma pequena quantidade de proteína, fibra, açúcares simples e lípidos. 

No entanto, importa salientar que os lípidos do coco apesar de saturados, são facilmente digeridos, metabolizados e usados como fonte de energia pelo organismo, não apresentando riscos para a saúde. 

A água de coco ocorre de forma abundante ainda no fruto verde, quando a polpa é ainda pouco desenvolvida. O seu valor nutritivo e sabor variam, portanto, de acordo com a fase de maturação, sendo que quanto mais maduro estiver o coco menos água e mais polpa fornece. 

Um coco verde médio fornece cerca de 300 ml de água de coco, contendo cerca 50-60 kcal, derivadas principalmente de hidratos de carbono simples (açúcares). 


Água de Coco – 10 Benefícios


hidratacao



1. Elevado poder hidratante

Todas as bebidas (exceto o álcool) são hidratantes. A vantagem da água de coco é o facto de conter grandes quantidades de sódio e potássio, eletrólitos essenciais para a reidratação depois de um esforço físico intenso. 

De facto, segundo um estudo do Journal of the International Society of Sports Nutrition, a água de coco funciona como bebida isotónica porque ajuda a recuperar fluidos corporais que perdemos pela transpiração durante uma atividade física de 60 minutos.

Contendo 94% de água, a água de coco é, portanto, uma alternativa viável a qualquer bebida desportiva, visto que hidrata o organismo, fornecendo poucas calorias e gordura.

A água de coco é também usada como (re)hidratante em casos de doença gastrointestinais, funcionando como substituto de emergência de soluções médicas intravenosas (soros) de reposição de fluidos e eletrólitos corporais. 
 
 


2. Reduz a pressão arterial

Estudos recentes demonstraram que o consumo regular de água de coco ajuda a reduzir a pressão arterial sistólica (máxima) em hipertensos e tem efeitos protetores no enfarte do miocárdio, efeitos que se devem ao elevado teor em potássio desta bebida.
 
 


3. Tonifica e Hidrata a pele

A água de coco, quando aplicada na pele, tonifica e hidrata a mesma, clareia manchas e diminui o acne. Na verdade, muitos cremes faciais contêm extrato de coco na sua composição devido à sua eficácia para tornar a pele mais bonita e mais jovem.

 


4. Aumenta o metabolismo

Beber água de coco regularmente parece ajudar a acelerar o metabolismo de uma forma natural, melhorando os níveis de energia e ajudando o organismo a queimar gordura de forma mais rápida.

 


5. Melhora a função renal

Em caso de pedras nos rins e infeções do trato urinário, a água de coco ajuda a manter o equilíbrio ácido-base nos rins e a reduzir o tamanho das pedras, empurrando-as, eventualmente, para fora do sistema urinário.

 


6. Facilita digestão

Para quem tem problemas de digestão, a água de coco traz também benefícios, ajudando na absorção dos alimentos e reduzindo a ocorrência de refluxo ácido.
 
 


7. Protege contra vários tipos de cancro

Pelo facto de as fito-hormonas presentes na água de coco terem potencial anticancerígeno, a água de coco pode representar uma terapia inovadora no tratamento de alguns tipos de cancro, como o cancro da mama e da pele. 

 


8. Ajuda a regular os níveis de glicemia

Beber água de coco traz benefícios também para pessoas diabéticas, visto que ajuda a manter a glicemia mais estável. Por outro lado, como tem menor teor de açúcar, calorias e sódio que a maioria dos refrigerantes, é uma alternativa mais saudável aos mesmos.

 


9. Fortalece o sistema imunológico

A água de coco ajuda a aumentar a sua imunidade contra infeções e ajuda a remover toxinas prejudiciais ao nosso organismo.

 


10. Tem propriedades anti envelhecimento

Devido à presença de antioxidantes que podem ajudar a combater os radicais livres na sua constituição, a água de coco ajuda a retardar o processo de envelhecimento e a impulsionar o seu sistema imunológico, tornando-o mais resistente a doenças.


Em suma, tendo em conta todos os benefícios da água de coco enunciados, podemos dizer que o nosso organismo agradece, e muito, que ingiramos este alimento com regularidade!

 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também:

Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, no Boavista FC e nos ginásios Welldomus Fitness and SPA e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma.