Saiba porque deve beber água com limão logo pela manhã

Saiba porque deve beber água com limão logo pela manhã

Fique a saber o porquê deste "mito" tão falado

Perfeita para substituir os refrigerantes, a combinação da água com limão é uma óptima opção para nos refrescarmos.

Um copo de água com limão por dia, nem sabe o bem que lhe faria!

Para o ser humano a água é vital, essencial para o correto funcionamento de todo o organismo. É o maior componente do corpo humano, ocupando aproximadamente 60% do seu volume.

Não beber água pode levar à desidratação, uma condição que ocorre quando o corpo não tem água suficiente para realizar as funções normais, provocando cansaço, redução da função imune, obstipação, insónias...

O limão é um citrino rico em ácido fólico e em minerais como o magnésio, potássio, cálcio e fósforo e ainda em pectina, que auxilia no controlo de apetite. 
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

É rico em Vitamina C (ácido ascórbico), vitamina hidrossolúvel indispensável para a manutenção do nosso estado físico.

Posto isto, esta torna-se a combinação perfeita para nos hidratarmos e, consequentemente, o nosso organismo beneficiar com isso.



Qual a melhor altura para beber água com limão?


Logo de manhã, ao acordar e algum tempo antes de fazer a primeira refeição do dia. No entanto, entre refeições também pode ser uma boa forma de se manter hidratado.

Tenha em atenção que a água com limão é uma junção alcalina que não deve ser ingerida durante as refeições. Durante a digestão, é necessário que haja um ambiente ácido no estômago para que esta se realize corretamente. A ingestão de uma grande quantidade de água com limão durante as refeições pode desregular o pH estomacal. 

 

8 BENEFÍCIOS DA ÁGUA COM LIMÃO


perda de peso
 

1. AUXILIA NA DIGESTÃO

O ácido cítrico do limão é utilizado pelo fígado para produzir enzimas necessárias ao processo digestivo. Ajuda a aliviar os sintomas de indigestão, como o ardor no estômago, azia e distensão abdominal causada por gases.
 
 


2. DIURÉTICO E PURIFICADOR

A água com limão é um diurético natural, pois auxilia o organismo a eliminar líquidos e toxinas, estimulando a função renal e combatendo os radicais livres, que previnem o envelhecimento precoce.
 
 


3. ESTIMULA O SISTEMA IMUNITÁRIO

O ácido ascórbico encontrado nos limões possui efeitos anti-inflamatórios e potencia a absorção de ferro no organismo, evitando eventuais casos de anemia ferropriva. Sendo rico em potássio, o limão também estimula a função nervosa e, ainda, controla a pressão arterial.
A água com limão tem propriedades antivirais e antibacterianas e que ajudam a prevenir e combater as infecções urinárias e, ainda, contém saponinas com propriedade antimicrobianas, que protegem da gripe.
 
 


4. EQUILIBRA OS NÍVEIS DE PH

O limão é um alimento com um enorme potencial alcalino, apesar do seu carácter ácido. Ele contém tanto ácido cítrico como ácido ascórbico, ácidos fracos que são facilmente metabolizados no corpo, permitindo que o conteúdo mineral presente ajude a alcalinizar o sangue.
 
 


5. LIMPA A PELE E PROMOVE A CICATRIZAÇÃO

A água com limão estimula a produção de colagénio, fibras essenciais para a manutenção da firmeza da pele.
O ácido ascórbico e todos os antioxidantes presentes promovem a cura das feridas e combatem os danos colaterais na pele causados pela exposição aos raios UV, responsáveis por grande parte dos sintomas de envelhecimento. Esta vitamina é essencial na manutenção da saúde dos ossos, tecido conjuntivo e cartilagens. 
 
 


6. PODE AUXILIAR NA PERDA DE PESO

A presença da pectina, fibra solúvel que absorve água e desacelera a digestão, reduz o consumo de calorias na refeição.

 


7. ACELERA A RECUPERAÇÃO PÓS-TREINO

A água com limão mantém as células musculares hidratadas e garante que elas recebam os nutrientes adequados para a recuperação das fibras. O limão também combate as inflamações, o que pode ser benéfico para quem constantemente submete os músculos e articulações a exercícios intensos como musculação ou corrida.

 


8. CONTROLA AS TAXAS DE GLICOSE

Água com limão ajuda a estabilizar as taxas de açúcar no sangue, evitando picos de glicose e melhorando o controlo da fome. Além disso, níveis altos de açúcar na circulação resultam numa maior libertação de insulina, hormona que promove a acumulação de gordura, aumenta o apetite e diminui o metabolismo.
  

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: