Agricultura biológica: o que tem para oferecer?

Agricultura biológica: o que tem para oferecer?

Conheça todos os benefícios da agricultura biológica.

Se precisa de razões para consumir produtos de agricultura biológica, continue a ler. 

A agricultura biológica tem vindo a ganhar destaque nos últimos tempos. A prova disso é a – cada vez maior – quantidade de produtos biológicos (ou bio, como são designados) que enchem as prateleiras dos hipermercados. E os adeptos, esses, também não param de aumentar. Mas há – não uma mas – várias razões para a crescente procura deste tipo de produtos. É sobre elas que falamos já de seguida. 
 

O que é a agricultura biológica?     


Toma nota:
O IMC é uma forma simples e eficaz de perceber se o seu peso é o ideal. Faça o teste agora.

A agricultura biológica caracteriza-se por ser uma forma de produção agrícola na qual não é permitida a utilização de fertilizantes químicos ou pesticidas sintéticos.

Trata-se de um método que visa produzir alimentos e fibras têxteis de elevada qualidade e saudáveis.

Além disso, a agricultura biológica recorre a práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola, nomeadamente, o uso adequado de métodos preventivos e culturais, tais como as rotações, os adubos verdes, a compostagem, as consociações, entre outros, que fomentam a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade.

Com vista a garantir a qualidade e o respeito pelas “normas” da agricultura biológica, a produção de alimentos biológicos está sujeita a regras rigorosas, definidas e verificadas por organismos de controlo e certificação, para assegurar que respeitam a legislação europeia aplicável. 
 

Quais os principais benefícios deste tipo de agricultura? 



A primeira coisa que salta à vista pode, eventualmente, ser o preço destes produtos, mas ainda que sejam mais caros que os produtos originários da agricultura industrializada, os produtos da agricultura biológica têm vários benefícios. Desde os benefícios para a saúde aos benefícios ambientais, são várias as razões para consumir produtos biológicos. Ora veja. 
 

1. Valor nutricional superior 

Diversos estudos comprovam que os produtos da agricultura biológica são mais ricos em vitaminas, minerais, hidratos de carbono, aminoácidos essenciais, proteínas e antioxidantes, proporcionando uma alimentação mais saudável.
 

2. Os alimentos têm mais sabor 

Por serem cultivados em solos regenerados e fertilizados com matéria orgânica, os produtos resultantes da agricultura biológica têm menor teor em água, o que provoca uma maior concentração em matéria seca e nutrientes, originando alimentos com um sabor e aroma mais ricos. 
 

3. São mais saudáveis 

Por serem cultivados sem recurso a fertilizantes químicos ou pesticidas sintéticos, os produtos da agricultura biológica são mais saudáveis. Vários estudos toxicológicos comprovam que existe uma relação entre o uso de pesticidas, herbicidas, fungicidas ou inseticidas e certas patologias (como o cancro, as alergias, a asma, etc.).
 

4. Preserva a qualidade dos solos e da água 

Mais uma vez, por não recorrer ao uso de produtos químicos e pelas técnicas de fertilização orgânicas usadas, a agricultura biológica garante a preservação da pureza do solo, aumentando o seu teor de matéria orgânica e, em simultâneo, a qualidade da água. 
 

5. Favorece a biodiversidade 

Uma das práticas da agricultura biológica passa por perpetuar a diversidade das sementes e das variedades locais com grande valor nutritivo e cultural, favorecendo assim a biodiversidade dos ecossistemas agrícolas. 
 
Quer ganhar cartões-presente no valor de 50€? Saiba como aqui!


Veja também: