Acupuntura no desporto para tratamento e prevenção de lesões

A acupuntura no desporto pode trazer benefícios e ajudá-lo a melhorar o seu desempenho desportivo. Veja quais os benefícios!

Acupuntura no desporto para tratamento e prevenção de lesões
Acupuntura no Desporto: pode ser útil?

A acupuntura no desporto ainda é uma prática em implementação em Portugal, no entanto são notáveis os benefícos quando trabalham em conjunto. 


Acupuntura: o que é?


A acupuntura é uma das técnicas terapêuticas e um dos ramos mais antigos que faz parte da medicina tradicional chinesa.

Plano de treino grátis
Quer atingir os seus objetivos e não sabe por onde começar? Temos um plano de treino de acordo com o que pretende. Obter o plano aqui.
Esta prática consiste na introdução de agulhas muito finas em pontos anatómicos específicos do corpo, promovendo no organismo o restabelecimento da fisiologia através de efeitos locais, segmentares e supra segmentares, com o objetivo de regular a circulação energética e tratar perturbações de saúde específicas, de modo a que haja uma melhoria do funcionamento orgânico global. 

A medicina ocidental, do ponto de vista científico, explica os efeitos da acupuntura através da estimulação e libertação de substâncias endógenas, endorfinas, neurotransmissores e hormonas que vão modelar o sistema nervoso central e autonómico, proporcionando equilíbrio no organismo sem a necessidade de administração de qualquer substância química.
 

Eficácia da Acupuntura em algumas patologias


acupuntura
Alguns estudos realizados com um grande número de doentes, confirmaram a eficácia da acupuntura no tratamento de diversas patologias:
 
  • doenças músculo-esqueléticas, tomando como exemplo a artrose da anca e do joelho, a lombalgia, dor crónica do ombro, bursite, ciática, osteoartrite, etc.;
  • problemas associados a distúrbios gastrointestinais;
  • doenças respiratórias;
  • distúrbios de sono;
  • distúrbios emocionais;
  • doenças neurológicas;
A acupuntura também atua na prevenção pois tem como objetivo o equilíbrio da energia do organismo e aumentar a resistência às agressões expostas.

Também se demonstra útil na resolução de problemas físicos relacionados com o fator psicológico como a tensão, o stress, a ansiedade e outros distúrbios emocionais. 
 

Benefícios da Acupuntura no Desporto


recuperacao muscular
A acupuntura no desporto tem-se demonstrado benéfica em diversificados campos, no sentido de acelerar a recuperação muscular, tratamento e prevenção de lesões e diminuição da dor.

Hoje em dia muitos atletas profissionais utilizam a acupuntura no desporto ao longo da época desportiva, fazendo desta técnica complemento do processo de treino, para terem uma melhor recuperação e estarem em melhores condições para os treinos seguintes, prevenindo também o overtraining e mantendo altos os níveis de motivação tanto em treino como em competição.

As áreas às quais os estudos da acupuntura no desporto estão mais avançados é no :
 
  • alívio da dor na fase aguda de lesão;
  • no âmbito emocional, promovendo fortes níveis de motivação, foco e diminuição de stress evitando bloqueios em competição.

Tanto a nível amador como profissional, o objetivo individual de quem pratica exercício físico é melhorar o seu desempenho em qualquer atividade física que pratique.

A acupuntura parece ser um bom complemento para o tratamento e prevenção de lesões, ajudando na recuperação da fadiga muscular resultante de treinos ou competições.

Outros estudos também demonstraram que os níveis de aptidão aeróbio para sujeitos que fazem acupuntura demonstraram melhor desempenho do que os que não fazem.

Neste caso a acupuntura é combinada com moxabustão, outra técnica da medicina tradicional chinesa, que consiste na estimulação de pontos localizados na região dorsal e tem demonstrado resultados positivos na função respiratória e cardíaca.


Em suma


Em Portugal ainda não é uma técnica muito utilizada em conjunto com o desporto, no entanto os estudos comprovam os seus benefícios a nível de tratamento de lesões, prevenção de lesões, recuperação muscular e aumento do nível motivacional.

Consiga aqui um plano de treinos gratuito de acordo com os seus objetivos e fique em forma!

 

Veja também:

Ler mais
Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.