Isto é o que precisa saber e fazer para ver-se livre da acne (de vez)

A acne é, provavelmente, a mais frequente condição cutânea, especialmente em adolescentes e jovens adultos. No entanto, a acne pode acontecer em qualquer idade. Atualmente existem certos cuidados e tratamentos que ajudam a melhorar os sintomas e aspeto da acne. Conheça-os melhor e se for o seu caso, invista no que o faça sentir bem.

Powered by: BodyScience
Isto é o que precisa saber e fazer para ver-se livre da acne (de vez)
Esta doença afeta 85 a 100% da população em qualquer momento da sua vida.

A acne pode aparecer também em grávidas e recém-nascidos. Algumas mulheres adquirem acne quando atingem a meia-idade.As formas mais graves desta condição ocorrem com maior frequência nos homens, mas a doença tende a ser mais persistente nas mulheres.

Segundo um estudo de prevalência no Norte de Portugal, 42,1% de jovens antes dos 15 anos e 55,8% entre os 15-29 anos, têm acne. Estudos demonstraram que este problema compromete seriamente os doentes em dimensões psicológicas e emocionais.

Apesar de ser um problema persistente, atualmente já existem tratamentos eficazes para a acne sendo que, quanto mais cedo decidir iniciar o tratamento, menor será a gravidade destes problemas!

O que é a acne e quais as suas causas?


acne agravado

A acne é uma dermatose inflamatória crónica, caracterizada por poros abertos ou fechados e lesões inflamatórias, incluindo pápulas, pústulas ou nódulos.

Resulta de um excesso de produção de gordura, da acumulação de células cutâneas mortas e crescimento bacteriano (Propionibacterium acnes) no meio dessa gordura e células mortas. Este processo desencadeia o processo inflamatório do folículo.

Outros factores que potenciam o aparecimento desta condição são:

  • Alimentos com elevada carga de açúcar;
  • Adolescência e 2 a 7 dias antes do período menstrual por factores hormonais;
  • Uma higiene excessiva;
  • Suor excessivo;

É controversa a eficácia da exposição solar e o stress não provoca este problema de pele mas, pode agravá-lo.

Sintomas da acne


acne e cravos brancos

As áreas mais afetadas pela acne são a face, pescoço, peito, costas e ombros, uma vez que é nestas regiões que existe maior concentração de folículos sebáceos.

Os sinais e sintomas desta condição variam dependendo da gravidade:

  • Cravo branco (poros fechados);
  • Ponto negro (poros abertos);
  • Pequenas manchas vermelhas e sensíveis (pápulas);
  • Espinhas (pústulas);
  • Nódulos grandes, sólidos e dolorosos sob a superfície da pele (nódulos);
  • Nódulos dolorosos de conteúdo purulento sob a superfície da pele (lesões quisticas).

 

Tratamento da acne


tratamento atopico

O número das lesões, a extensão e a gravidade do quadro, permitem classificar a acne em ligeira, moderada ou grave. Esta classificação é a base do tratamento que deve ser individual e personalizado.

O tratamento baseia-se na redução na produção de gordura, na aceleração da renovação das células da pele, no controlo da infeção e na redução da infeção.

As lesões tendem a cicatrizar lentamente e frequentemente desaparecem em determinados locais e surgem noutros.

De um modo geral, o tratamento deve ser prolongado, não sendo visíveis resultados antes de 4 a 8 semanas de tratamento. Os tratamentos podem ser locais ou orais. Os medicamentos orais não devem ser utilizados durante a gravidez, sobretudo no primeiro trimestre.

O tratamento inclui:

  • Terapêutica tópica, como cremes;
  • Antibióticos;
  • Contraceptivos orais;
  • Isotretinoína oral;

Existem cuidados naturais que podem ajudar no tratamento da dermatose. No entanto, deve procurar a opinião de um dermatologista.

Como atenuar as marcas da acne


laser no tratamento da acne

Para atenuar as marcas da acne da forma mais adequada, pesando riscos e benefícios, deve sempre consultar um dermatologista. Este pode recomendar:

1. Dermoabrasão

Neste procedimento existe a remoção da camada superior da pele com recurso a um dispositivo de rotação rápida. A dermoabrasão pode remodelar as proteínas estruturais da pele, tornando-a mais suave.

>> Marque uma avaliação gratuita, aqui.

2. Peeling químico

Este tratamento é feito através de um químico-esfoliantes, que atua eficazmente sobre a pele, combatendo a tendência acneica, hiperpigmentação e poros dilatados.

As Clínicas BodyScience, lançaram dois tratamentos de ponta com uma combinação de ativos químicos desenvolvidos para ajudar a eliminar marcas de acne e cicatrizes superficiais:

  1. PerfectSkin 
  2. StopAcne system

3. Tratamento a laser

Existem dois tipos de tratamento a laser:

  • O tratamento a laser ablativo remove uma pequena parte de pele para deixar uma área mais lisa.
  • Tratamento a laser não-ablativo o qual estimula o crescimento de colagénio, estimulando a elasticidade e contração da pele, reparando assim os danos causados ​​pela cicatrização.

Atualmente, existe um tratamento revitalizante que combina o laser e o peeling com resultados eficazes. O Anti-aging BodySkin para o rosto permite devolver às células a capacidade de realizar as suas funções, contribuindo para uma luminosidade e firmeza no rosto.

4. Técnica de perfuração

Existem diferentes versões desta técnica, mas todas envolvem remoção cirúrgica das cicatrizes e suavização da pele.

Acne juvenil, neonatal e na gravidez


Juvenil

acne juvenil

O acne juvenil é a forma mais comum deste tipo de problema de pele (Acne Vulgaris), de elevada prevalência na adolescência (85%), que acomete ambos os sexos. Normalmente, regride espontaneamente após os 20 anos de idade.

Os padrões hormonais característicos da puberdade, em especial o aumento da testosterona, são os seus principais fatores desencadeantes. Esta dermatose afeta a auto-imagem dos jovens, gerando ansiedade e até depressão. Por isso, não deve ser encarado como um transtorno passageiro da adolescência.

Se o seu filho tem sinais ou sintomas desta condição, consulte um dermatologista.

Neonatal

acne neonatal

Segundo a Academia Americana de Dermatologia, cerca de 20% dos recém-nascidos têm um tipo de problema de pele chamado acne neonatal. Aparece normalmente às 2 semanas de idade e pode desenvolver-se até às 6 semanas de idade. Por vezes, um bebé pode mesmo nascer com esta condição dermatologica.

Acne neonatal geralmente não é alarmante. Raramente causa cicatriz e tende a desaparecer espontaneamente em algumas semanas ou meses.

Esta condição é mais preocupante após 6 semanas de idade. Se o seu bebé desenvolver após as 6 semanas de idade, deve consultar um dermatologista certificado ou um dermatologista pediátrico. Isso pode ser útil por vários motivos.

Na gravidez

acne na gravidez

A acne e a gravidez podem interagir de formas distintas: alguns estudos mostram que a gravidez tem efeito benéfico devido às elevadas cargas de progesterona e baixas de estrogénio; outros referem aumento na quantidade de erupções, pelo aumento da quantidade de sebo que a elevada quantidade hormonal provoca.

Esta dermatose pode aparecer pela primeira vez na gravidez, agravar ou melhorar a patologia já instalada.Este problema de pele pode também manifestar-se sob a forma de acne conglobata, que caracteristicamente surge algumas semanas após o fim da gravidez.

É difícil o tratamento desta condição na grávida, pois a maioria dos fármacos estão contra-indicados ou não são considerados seguros.

Veja também:

Ler mais
Cátia Dias Cátia Dias

Cátia Dias é Licencida em Enfermagem. Desde cedo, percebeu que queria cuidar do outro, facilitar a sua autodeterminação e contribuir com possibilidades para a manutenção da sua qualidade de vida. De entre as várias vertentes da “arte do cuidar”, dá particular importância à Educação para a Saúde, que considera uma ferramenta essencial para ajudar o indivíduo a tomar decisões adequadas de forma holística e preventiva.