Acne: o que não deve comer

Acne: o que não deve comer

Se já tentou de tudo mas a acne continua lá, o problema pode estar na alimentação.

Se quer prevenir ou combater a acne, conhecer o que não deve comer é uma mais valia. Leia o nosso artigo e descubra quais os alimentos que deve evitar.

A acne é um problema de pele causado pelo aprisionamento de sebo nos folículos pilossebáceos, o qual afeta, na maioria dos casos, adolescentes e jovens, mas também alguns adultos. 

Os locais em que aparece com mais frequência são a face mas também o peito e a parte superior das costas.

Se sofre de acne, o que não deve comer é algo que vai querer saber. Além dos cuidados básicos de higiene, também a nível alimentar há cuidados a ter para combater este problema.
 

Acne: o que não deve comer


Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
A relação entre dieta e acne é um tema ainda polémico.

No entanto, e apesar de ainda não se obtido resultados totalmente consistentes, alguns trabalhos científicos concluíram que, quem sofre de acne, não deve comer alimentos ricos em açúcar, ácidos gordos ómega 6 e lacticínios, visto que são alimentos que podem contribuir para o agravamento da acne. 
 

1. Leite e derivados

leite

Embora possam ser uma boa fonte de proteína, minerais e vitaminas, os lacticínios, em particular o leite, parecem agravar o aspeto da acne. 

Embora o mecanismo pelo qual atuam ainda não esteja totalmente esclarecido, alguns estudos sugerem que algumas proteínas e hormonas presentes nestes alimentos possam atuar no organismo e despoletar uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Assim, além do leite, também os iogurtes, o queijo e outros alimentos que contenham proteína do leite na sua composição, embora em menor extensão, podem favorecer o aparecimento da acne.

Para despistar a interferência do leite e derivados no desenvolvimento da acne, evite o seu consumo durante um mês, para permitir a completa renovação da pele, de modo a verificar se a acne fica mais controlada.

Caso tenha mesmo que eliminar ou reduzir o consumo destes alimentos, não se esqueça de os substituir por outros alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como os legumes de folha verde.
 
 


2. Alimentos ricos em açúcar

gomas

O consumo excessivo de açúcar e produtos açucarados afeta todo o organismo, incluindo a pele. 

Uma dieta rica em açúcares e outros alimentos de elevado índice glicémico provoca um aumento acentuado da glicemia, que, por sua vez, promove a libertação de uma elevada quantidade de insulina

Ora, como a insulina tem a capacidade de aumentar a ação das glândulas sebáceas, tornando a pele mais oleosa e tapando os poros, um aumento persistente nos níveis de insulina poderá ter um papel relevante no desenvolvimento e agravamento da acne.

Neste sentido, alimentos como rebuçados, gomas, bolos e outros produtos de pastelaria, refrigerantes e gelados, assim como a adição de açúcar a bebidas, como café, chá ou leite, ou alimentos, como frutas ácidas, estão no topo da lista do que não deve comer quando sofre de acne.

Em alternativa, deve preferir alimentos ricos em hidratos de carbono complexos e fibras, como cereais integrais, leguminosas, frutos secos / oleaginosos, entre outros e substituir o açúcar por adoçantes naturais, como stevia.  
 
 


3. Alimentos ricos em gorduras ómega 6

oleos vegetais

As diferentes gorduras que ingere não têm o mesmo papel a nível da inflamação. 

De facto, existem gordas como os ómega 3 com propriedades anti-inflamatórias, enquanto os ácidos gordos ómega 6 tem um potencial pró-inflamatório, promovendo o desenvolvimento da acne. 

Através das suas propriedades anti-inflamatórias, os ácidos gordos ómega 3 controlam a produção de leucotrienos, substâncias que aumentam a oleosidade e a inflamação responsável pela acne. 

No entanto, e apesar de as recomendações irem no sentido do equilíbrio entre a ingestão de alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, verifica-se que, atualmente, a ingestão de ácidos gordos omega-6, provenientes essencialmente de óleos vegetais, é muito superior ao recomendado.

Neste contexto, e principalmente se sofre de acne, aumente a ingestão de alimentos ricos em ómega 3, como peixes gordos, frutos secos, sementes, ovos e outros alimentos enriquecidos e evite óleos vegetais ricos em ómega 6.

Importa ainda salientar que os peixes gordos, nomeadamente o salmão, também são muito ricos em selénio, um mineral importante para a saúde da pele.


Nutrientes importantes para evitar ou combater a acne


1. Zinco

frutos secos

Evidência científica recente sugere que a maioria das pessoas que sofre de acne tem deficiência de zinco

Note-se que o zinco é um mineral importante na regulação da função hormonal e na prevenção de desequilíbrios que podem ser responsáveis pelo aparecimento de acne.

Assim, se sofre de acne, além do que não deve comer, aumente a ingestão de alimentos ricos neste mineral, como o marisco, frutos secos e carnes magras.

 


2. Vitamina A

A vitamina A, é uma vitamina muito importante para manter a pele saudável, na medida em que ajuda a controlar a produção de sebo.

Esta vitamina está presente no fígado e ovos, enquanto o betacaroteno, que um percursor da vitamina A com potencial antioxidante, é fornecido por alimentos como batata-doce, cenoura, abóbora, alperce e as manga.

 


3. Vitaminas do Complexo B

fruta

Pensa-se que várias vitaminas do complexo B, normalmente fornecidas por uma dieta equilibrada rica em fruta e hortícolas, previnem o aparecimento de acne e tornam a pele menos gordurosa.

 


4. Vitamina C 

A vitamina C presente na maioria das frutas e legumes, mais precisamente nos citrinos, é um potente antioxidante que fortalece o sistema imunitário, ajudando a prevenir infeções.

Além disso, é ainda essencial à síntese de colagénio, uma proteína importante para a cicatrização das lesões provocadas pela acne na pele e para a elasticidade dos tecidos. 


Em suma


Ter uma dieta equilibrada, reduzir o consumo de gorduras, lácteos e açúcares, assim como manter uma boa rotina de limpeza e cuidado da pele, são os seus melhores aliados para dizer adeus à incomodativa acne e ficar com uma pele suave e sem imperfeições.  

►Conheça aqui outros alimentos bons para a pele.

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também:

Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, no Boavista FC e nos ginásios Welldomus Fitness and SPA e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma.