Acne na gravidez: mal comum mas passageiro

A acne na gravidez é bastante comum devido ao aumento dos níveis hormonais, especialmente no primeiro trimestre de gestação.

Acne na gravidez: mal comum mas passageiro
Durante a gravidez a grávida pode adotar medidas e cuidados diários para prevenir e amenizar este problema.

A grávida está sujeita a alterações hormonais (devido ao aumento da produção de progesterona e estrogénios), vasculares e imunológicas que se refletem na sua pele, podendo entre outras patologias, causar a acne na gravidez.

O período gestacional é considerado uma altura de grande risco de desenvolvimento de alterações na pele, pelo que medidas de prevenção devem ser iniciadas assim que seja confirmada a gravidez.

No entanto, é importante ter em conta que nem todos os produtos cosméticos podem ser utilizados durante a gravidez e o período de amamentação. Por exemplo, não é aconselhado o uso de produtos que contenham retinoides.

A acne é uma doença da pele que ocorre devido ao aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.

O QUE FAZER PARA EVITAR A ACNE NA GRAVIDEZ?


evitar a acne na gravidez

Durante o primeiro trimestre da gravidez, é normal que a pele sofra algumas alterações hormonais, que promovem o aparecimento de maior oleosidade e favorecem a produção de sebo.

Recomendações:

Novidades Vertbaudet
Aproveite os melhores preços em roupas para pré-mamãs, bebés e crianças, brinquedos, puericultura e muito mais! Espreite já esta oportunidade.

  • Lavar a pele com produto neutro e suave duas vezes por dia (de manhã e à noite, preferencialmente);
  • Aplicar uma loção tónica após lavar e secar o rosto;
  • Aplicar um hidratante não oleoso, em pequena quantidade, no rosto (de manhã, pode optar-se por um hidratante que já contenha fator de proteção solar);
  • Se utilizar maquilhagem, optar por uma apropriada para peles oleosas e com tendência à acne;
  • Para disfarçar as borbulhas da acne utilize um corretor (concealer). Quando comprar um corretor certifique-se que é a cor certa, senão poderá cair no risco de usar algo que ainda dá mais protagonismo às borbulhas, em vez de as disfarçar. O corretor deve ser aplicado por cima da base, caso utilize;
  • Nem todos os produtos anti acne podem ser utilizados durante a gravidez pelo que devem sempre ser indicados pelo médico ou farmacêutico.

 

AS INESTÉTICAS BORBULHAS APARECERAM… E AGORA?



Boas notícias… A gravidez é uma fase curta e essa mudança hormonal vai acabar. No entanto, nesta fase há que tratar a pele para não agravar o quadro.

É essencial tratar da limpeza do rosto todas as noites e manhãs. Poderá optar por uma água micelar, mais prática porque é aplicada em algodão e não é necessário limpar de seguida o excesso de produto, ou então por um gel de limpeza, caso prefira uma limpeza com água.

O passo seguinte é ter um creme diário adaptado à nova condição, um creme que seja hidratante e que ajude no controlo da oleosidade.

Por último, basta fazer esfoliação no rosto 2 vezes por semana e aplicar uma máscara purificante uma vez por semana para que não seja acumulada oleosidade nos poros.

Com estes cuidados, irá minimizar a acne na gravidez e ter uma pele com um aspeto mais bonito e saudável.

ACNE NA GRAVIDEZ E A ALIMENTAÇÃO


acne na gravidez e alimentacao

Para evitar o aparecimento de acne durante a gravidez, opte por fazer uma alimentação equilibrada rica em antioxidantes, fibras e vegetais.

Beba bastante água, cerca de 1,5 litros por dia e de preferência fora das refeições.

Evite os alimentos fritos, gordurosos e os alimentos doces.

Faça uma caminhada diária de cerca de 30 minutos, para além de se manter em forma a sua pele agradece.

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais
Cátia Rocha Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.